Título

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 Autor

Cléia Elaine Soares

Psicóloga

Especialista em Psicopedagogia e Informática na Educação

E-mail
cleiapsicologia@onda.com.br

Série
Qualquer série

Introdução

            Desenhar é registrar o lúdico, o artístico ou o científico através de linhas, pontos e manchas. Daí o desenho ser um eficiente meio de comunicação enquanto expressa idéias graficamente. Indivíduos de diferentes origens e valores sociais têm no desenho uma indispensável e importante ferramenta para a comunicação. O ato de desenhar está presente em quase todas as atividades humanas.

O desenho infantil deve ser visto como:

Linguagem: pode-se dizer que o desenho é a primeira linguagem gráfica da criança, como brincadeira faz sua marca, cria um espaço de criação, um espaço lúdico. Para a criança o desenho é como o gesto ou a fala. Desenha para falar e poder registrar a sua fala. Também é sua primeira escrita, onde deixa sua marca, antes de aprender a escrever.

Crescimento: o desenho é uma maneira de colocar para fora idéias, elaborar, assim crescer. Tem a oportunidade através do desenho, de organizar-se externa e internamente, trabalhar a questão do espaço, ver-se e rever-se, fazendo um movimento de dentro para fora e de fora para dentro.

Emoção: através do desenho não só demonstra seu mundo interior, seus conflitos, seus receios, suas descobertas, suas alegrias, suas tristezas, etc..; como os trabalha. Pode-se perceber que no ato de desenhar, pensamento e sentimento estão juntos. Crianças com algum comprometimento a nível intelectual apresentam acentuado comprometimento no desenho.                                 

A utilização dos quadrinhos na sala de aula é um recurso extremamente útil e versátil, permitindo a exploração de diversos conteúdos e um trabalho interdisciplinar.

Além do trabalho com o enredo, pode-se realizar a exploração da construção dos desenhos dos personagens, a análise das expressões, as características predominantes de cada um a nível estético, moral e intelectual.

 

MOTIVOS PARA UTILIZAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO:

-         Atração dos alunos pelos quadrinhos;

-         Conjunção de palavras e imagens, que representa uma forma mais eficiente de ensino;

-         Alto nível de informação inseridos nos quadrinhos;

-         Enriquecimento da comunicação pelas histórias em quadrinhos;

-         Auxílio no desenvolvimento do hábito de leitura e a ampliação do vocabulário;

-         Possibilidade de utilização por qualquer série, como também inserção de qualquer conteúdo pedagógico. Exemplos:

1)     1ª série (Ensino Fundamental) montar uma história em quadrinhos usando onomatopéias.

2)     7ª série – atividade de Língua Estrangeira (história com os personagens falando em inglês).

3)     1º ano (Ensino Médio) – elaboração de um projeto usando determinado conteúdo de história e geografia (história em quadrinhos analisando a participação do Brasil no cenário econômico mundial). Possibilidade de elaboração de charges.


 Objetivos

 
Objetivos Pedagógicos:

-         Propor atividade de produção de texto;

-         Incentivar a criatividade;

-         Trabalhar um tema específico: meio ambiente, animais, sistema solar, corpo humano, água...

 

Objetivos Técnicos (Informática)

-         Trabalhar digitação;

-         Conhecer o Editor de Textos (por exemplo o Word);

-         Utilizar as diversas ferramentas para desenho (balões de fala e de pensamento, WordArt, setas, caixa de texto...

-         Fazer inserção de figuras no Editor de Textos.

 

Recursos didáticos

 Laboratório de informática.

 

Desenvolvimento da atividade/ procedimentos

 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

Primeira aula:

1) Acessar o site (caso a escola não tenha internet o professor pode imprimir o conteúdo e trabalhar em sala de aula): http://www.eca.usp.br/prof/mylene/alunos/sites99/quadreca/histq/histhq/

 

Trechos do site:

 -          Desde o primeiro desenho em pedra até a sua grande influência artística: os quadrinhos marcaram história, contando, de uma maneira informal e sempre inovadora, as histórias dos povos, sua cultura, suas paixões, seus ídolos. Formando heróis e estruturando uma intensa crítica social, as histórias em quadrinhos enfrentaram adaptações artísticas, variados formatos, comércio, público, indústria.

-          No Brasil, os quadrinhos, quadrinhos lutaram para sobreviver e se destacar no mercado mundial. As histórias em quadrinhos têm muita história pra contar.

-          Os egípcios deram um passo mais convincente, desenvolvendo a primeira forma de linguagem escrita (hieróglifos - forma ordenada de ler através de gravuras). Os artistas egípcios criaram, assim, o conceito de continuidade, agrupando gravuras numa série de composições - de maneira semelhante às HQs. Da mesma forma, os babilônicos representavam, em relevo, esculturas e baixos-relevos detalhadíssimos, suas histórias.

-         Os gregos foram responsáveis pelo degrau seguinte do desenvolvimento da arte: a figura humana passou a ser o centro de todas as atenções, resultando no seu refinamento e na ênfase do elemento narrativo.
Já os romanos deram origem aos desenhos satíricos, que obtiveram grande popularidade. Os vickings também construíram gravuras que enfeitavam tapetes e manuscritos.

-         O primeiro livro em quadrinhos produzido em massa surgiu na Inglaterra no século XVII. Com o tempo, foram aparecendo novos quadrinhos e publicações na Europa e EUA, junto ao aperfeiçoamento de certas técnicas de comparação. Porém, as histórias em quadrinhos eram consideradas uma arte “menor”, sendo sua maior aceitação entre leigos. Aproveitando-se disso, os quadrinhos entravam na vida do homem comum através do jornal, tomando a forma de “tiras”.

-         O humor passou a ser o tema mais corriqueiro nos quadrinhos a partir do século XIX graças a esse novo formato encontrado no meio jornalístico. Dos jornais, surgiram tiras cômicas (Yellow Kid, Mutt e Jeff, e outros) que fizeram longa carreira na imprensa.

-         A revista infantil O Tico-Tico foi a primeira HQ impressa no Brasil, em 1905, destacando artistas nacionais quando a criação original norte-americana deixou de ser realizada. Aos poucos, os artistas brasileiros foram se destacando com seus próprios quadrinhos.

-         Até os anos 60, as HQs acionais tinham como tema principal os super-heróis, tendência devida à influência dos quadrinhos norte americanos no Brasil. Porém, a "concorrência" entre os quadrinhos nacionais e os americanos era desleal: o produto importado era melhor e mais barato que o nacional. A conseqüência foi que poucos super-heróis vingaram - "Capitão 7" é uma orgulhosa exceção.

-         Por volta da década de 70 surgiu uma nova lei de direito autoral, eliminando muitos plágios entre as HQs brasileiras. Com o fim da "era de ouro" dos super-heróis nacionais, restou aos autores brasileiros o caminho do humor, terror e erótico. Hoje, as HQs brasileiras estão entre as melhores do mundo em muitas das facções existentes no mercado.

 

2)     Ler o texto;

3)     Debater o tema;

4)     Solicitar que os alunos façam pesquisas sobre o tema (internet, livros, revistas, jornais).

 

Segunda aula:

1)     Acessar o site (caso a escola não tenha internet o professor pode imprimir o conteúdo e trabalhar em sala de aula):

http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa5.htm

2)     Ler o texto;

3)     Debater o tema;

4)     Discutir a diferença entre fazer história em quadrinhos utilizando papel e no computador;

 

Terceira aula (ver o arquivo: Como montar H. Q. Editor Textos).

1)     Utilizar o Editor de Textos (exemplo: Word);

2)     Individualmente ou em grupos os alunos elaboram a história em quadrinhos;

 

SITES COMENTADOS

1) http://www.eca.usp.br/prof/mylene/alunos/sites99/quadreca/histq/histhq/

Retrata o histórico da história em quadrinhos: Na história geral e no Brasil.

 

2) http://www.marel.pro.br/estoria.htm

Aborda os seguintes temas: apresentação, astecas, sinopse, introdução, leituras, transições, 21 anos, maturidade, moral e ética, história, onomatopéias, desenho animado, linguagem, cronologia, cor competição industrial, zugs, gravidade, tipologia, humana 1, humana 2, humana 3, perspectiva, folclore, bibliografia.

 

3) http://www.kalunga.com.br/revista/revista_janeiro_07.asp

Artigo: Ao "mestle" com "calinho": Cebolinha, Chico Bento, Mônica e tantos outros heróis das histórias em quadrinhos, execrados pelos pais e professores em outros tempos, agora podem contribuir para o aprendizado...

 

4) http://www.cidade.usp.br/educar2002/modulo3/alunos/rosa.batista/0009/tpl_anotacao.html

Utilização dos quadrinhos na sala de aula é um recurso muito rico, que permite além do trabalho com o enredo, a exploração da construção do desenho dos personagens, a análise das expressões, as características predominantes de cada um a nível estético, moral e intelectual...

 

5) http://www.educacaomoral.hpg.ig.com.br/experie/experie5.htm

Gibis para Educar: Utilize as histórias em quadrinhos dentro do projeto pedagógico de Língua Portuguesa, fazendo o gibi presente na sala de aula e na biblioteca. Na alfabetização, deixe os alunos manusearem os gibis livremente, sem preocupação com o texto...

 

6) http://www.monica.com.br/index.htm

Entrar em “quadrinhos”

 

7) http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm

Hoje, o Tom e o Jerry não vão brigar, o Fred Flintstone não vai gritar "Querida, cheguei" e o Zé Colméia não vai tentar roubar o piquenique de ninguém. É que esse nossos amigos dos desenhos animados estão um pouco tristonhos: eles, e mais um montão de "irmãozinhos-personagens" ficaram meio orfãos no dia 22 de março, quando o William Hanna morreu.

 

8) http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm

No canal kids você encontra uma explicação (animada) de como se faz desenho animado.

 

ACESSE NOVA ESCOLA: http://revistaescola.abril.com.br/home/home.shtml

 

1) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa5.htm

Como fazer um gibi

 

2) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa2.htm

Histórias para quem está começando

 

3) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa3.htm

Contas certas na gibiteca

 

4) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa4.htm

Revistas já foram jogadas na fogueira

 

COMO MONTAR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO EDITOR DE TEXTOS WORD:

 

1)                 Acesse http://sitededicas.uol.com.br

 

2)                 Escolha uma das seguintes opções:

 

Histórias Infantis Visuais
Histórias infantis ilustradas, sem texto

 
Contos Infantis sem Texto
Para uma interpretação livre da Criança

 

Histórias Infantis Clássicas Ilustradas
Contos tradicionais da literatura infantil

 

Lendas do nosso Folclore
Contos e Mitos Folclóricos ilustrados

 

Contos Infantis
Histórias infantis ilustradas

 

Fábulas de Esopo
As Melhores Fábulas Ilustradas

 

Contos da Carochinha
Contos Tradicionais do Brasil

 
3)     Copie para o Editor de Textos (Word ou outro) as figuras dos site:

 

 

 


4) Como fazer os balões de pensamento e fala no Word:

 

 



Utilizando os recursos do Word:

 

Vamos agora conhecer esta barra e todos os seus componentes:

 

 

 

DESENHAR: Várias formas de posicionamento de objetos. Para usar esta ferramenta você deverá antes selecionar o objeto com o qual deseja trabalhar.

 

SELECIONAR OBJETOS: A ferramenta seleção é utilizada para selecionar os objetos que estão sendo trabalhados para que eles possam ser editados. Por exemplo : selecionar um quadrado para que se possa aplicar a cor de fundo azul; ou serve também para selecionar mais de um objeto.

 

GIRAR LIVREMENTE: Executa nos objetos selecionados movimentos de rotação, mudando o posicionamento dos mesmos.

 

AUTO FORMAS: Aqui são oferecidas várias formas já prontas para serem utilizadas no trabalho, como cubos, corações, e várias figuras geométricas.

 

LINHA: Com esta ferramenta traçamos linhas em nosso trabalho.

 

SETA: Com a ferramenta texto, inserimos setas em nosso documento.

 

RETÂNGULO: Usada para traçar retângulos ou quadrados

 

ELIPSE: Círculos podem ser construídos por esta ferramenta.

 

CAIXA DE TEXTO: Com a ferramenta texto, inserimos o texto em nosso trabalho.

 

INSERIR WORD ART: Com esta ferramenta poderão ser criados belos textos artísticos.

 

COR DO PREENCHIMENTO: Altera a cor de preenchimento dos objetos selecionados. É a ferramenta que oferece ao usuário belíssimos tipos de preenchimento.

 

COR DA LINHA: Altera a cor das linhas que existam em volta dos objetos selecionados.

 

COR DA FONTE: Altera a cor do texto.

 

ESTILO DE LINHA: Escolha entre os vários estilos de linha, um que melhor se encaixe em torno do seu objeto, ou para que seja simplesmente uma linha diferente das demais.

 

ESTILO DO TRACEJADO: Estilos de linha tracejados encontram-se a disposição do usuário neste botão.

 

ESTILO DA SETA: Para que sua linha apresente em uma das pontas, (ou nas duas ) uma seta, escolha o estilo neste botão.

 

SOMBRA: Essa ferramenta insere uma pequena sombra no objeto desejado.

 

3D: Insere formas 3D (Idéia de 3.ª dimensão ) nos objetos selecionado


EXEMPLO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS:






Ilustrações http://sitededicas.uol.com.br/csc1_p4.htm