Cléia
Elaine Soares
Psicóloga
Especialista
em Psicopedagogia e Informática na Educação
Qualquer
série
Desenhar é registrar o lúdico, o artístico ou o científico através de linhas, pontos e manchas. Daí o desenho ser um eficiente meio de comunicação enquanto expressa idéias graficamente. Indivíduos de diferentes origens e valores sociais têm no desenho uma indispensável e importante ferramenta para a comunicação. O ato de desenhar está presente em quase todas as atividades humanas.
O
desenho infantil deve ser visto como:
Linguagem:
pode-se dizer
que o desenho é a primeira linguagem gráfica da
criança, como brincadeira faz
sua marca, cria um espaço de criação, um
espaço lúdico. Para a criança o
desenho é como o gesto ou a fala. Desenha para falar e poder
registrar a sua
fala. Também é sua primeira escrita, onde deixa sua
marca, antes de aprender a
escrever.
Crescimento:
o desenho é
uma maneira de colocar para fora idéias, elaborar, assim
crescer. Tem a
oportunidade através do desenho, de organizar-se externa e
internamente,
trabalhar a questão do espaço, ver-se e rever-se, fazendo
um movimento de
dentro para fora e de fora para dentro.
Emoção:
através
do
desenho não só demonstra seu mundo interior, seus
conflitos, seus receios, suas
descobertas, suas alegrias, suas tristezas, etc..; como os trabalha.
Pode-se
perceber que no ato de desenhar, pensamento e sentimento estão
juntos. Crianças
com algum comprometimento a nível intelectual apresentam
acentuado
comprometimento no desenho.
A utilização dos quadrinhos
na sala de aula é um recurso extremamente útil e
versátil, permitindo a
exploração de diversos conteúdos e um trabalho
interdisciplinar.
Além do trabalho com o
enredo, pode-se realizar a exploração da
construção dos desenhos dos
personagens, a análise das expressões, as
características predominantes de cada
um a nível estético, moral e intelectual.
MOTIVOS
PARA UTILIZAR
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO:
-
Atração dos
alunos pelos quadrinhos;
-
Conjunção de
palavras e imagens, que representa
uma forma mais eficiente de ensino;
-
Alto nível de
informação inseridos nos
quadrinhos;
-
Enriquecimento da
comunicação pelas histórias em
quadrinhos;
-
Auxílio no desenvolvimento do
hábito de leitura
e a ampliação do vocabulário;
-
Possibilidade de
utilização por qualquer série,
como também inserção de qualquer conteúdo
pedagógico. Exemplos:
1)
1ª série (Ensino
Fundamental) montar uma história
em quadrinhos usando onomatopéias.
2)
7ª série –
atividade de Língua Estrangeira
(história com os personagens falando em inglês).
3)
1º ano (Ensino
Médio) – elaboração de um projeto
usando determinado conteúdo de história e geografia
(história em quadrinhos
analisando a participação do Brasil no cenário
econômico mundial).
Possibilidade de elaboração de charges.
Objetivos Pedagógicos:
-
Propor
atividade de produção de texto;
-
Incentivar
a criatividade;
-
Trabalhar
um tema específico: meio ambiente, animais, sistema
solar, corpo humano, água...
Objetivos Técnicos (Informática)
-
Trabalhar
digitação;
-
Conhecer
o Editor de Textos (por exemplo o Word);
-
Utilizar
as diversas ferramentas para desenho (balões de fala e de
pensamento, WordArt, setas, caixa de texto...
-
Fazer
inserção de figuras no Editor de Textos.
Primeira aula:
Trechos do site:
- No Brasil, os quadrinhos, quadrinhos lutaram para sobreviver e se destacar no mercado mundial. As histórias em quadrinhos têm muita história pra contar.
- Os egípcios deram um passo mais convincente, desenvolvendo a primeira forma de linguagem escrita (hieróglifos - forma ordenada de ler através de gravuras). Os artistas egípcios criaram, assim, o conceito de continuidade, agrupando gravuras numa série de composições - de maneira semelhante às HQs. Da mesma forma, os babilônicos representavam, em relevo, esculturas e baixos-relevos detalhadíssimos, suas histórias.
-
Os gregos foram responsáveis
pelo degrau
seguinte do desenvolvimento da arte: a figura humana passou a ser o
centro de
todas as atenções, resultando no seu refinamento e na
ênfase do elemento
narrativo.
Já os romanos deram origem aos desenhos satíricos, que
obtiveram grande
popularidade. Os vickings também construíram gravuras que
enfeitavam tapetes e
manuscritos.
- O primeiro livro em quadrinhos produzido em massa surgiu na Inglaterra no século XVII. Com o tempo, foram aparecendo novos quadrinhos e publicações na Europa e EUA, junto ao aperfeiçoamento de certas técnicas de comparação. Porém, as histórias em quadrinhos eram consideradas uma arte “menor”, sendo sua maior aceitação entre leigos. Aproveitando-se disso, os quadrinhos entravam na vida do homem comum através do jornal, tomando a forma de “tiras”.
- O humor passou a ser o tema mais corriqueiro nos quadrinhos a partir do século XIX graças a esse novo formato encontrado no meio jornalístico. Dos jornais, surgiram tiras cômicas (Yellow Kid, Mutt e Jeff, e outros) que fizeram longa carreira na imprensa.
- A revista infantil O Tico-Tico foi a primeira HQ impressa no Brasil, em 1905, destacando artistas nacionais quando a criação original norte-americana deixou de ser realizada. Aos poucos, os artistas brasileiros foram se destacando com seus próprios quadrinhos.
- Até os anos 60, as HQs acionais tinham como tema principal os super-heróis, tendência devida à influência dos quadrinhos norte americanos no Brasil. Porém, a "concorrência" entre os quadrinhos nacionais e os americanos era desleal: o produto importado era melhor e mais barato que o nacional. A conseqüência foi que poucos super-heróis vingaram - "Capitão 7" é uma orgulhosa exceção.
- Por volta da década de 70 surgiu uma nova lei de direito autoral, eliminando muitos plágios entre as HQs brasileiras. Com o fim da "era de ouro" dos super-heróis nacionais, restou aos autores brasileiros o caminho do humor, terror e erótico. Hoje, as HQs brasileiras estão entre as melhores do mundo em muitas das facções existentes no mercado.
2) Ler o texto;
3) Debater o tema;
4) Solicitar que os alunos façam pesquisas sobre o tema (internet, livros, revistas, jornais).
Segunda aula:
1)
Acessar o site
(caso a escola não tenha
internet o professor pode imprimir o conteúdo e trabalhar em
sala de aula):
http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa5.htm
2) Ler o texto;
3) Debater o tema;
4) Discutir a diferença entre fazer história em quadrinhos utilizando papel e no computador;
Terceira aula (ver o arquivo: Como montar
H. Q.
Editor Textos).
1) Utilizar o Editor de Textos (exemplo: Word);
2) Individualmente ou em grupos os alunos elaboram a história em quadrinhos;
SITES COMENTADOS
1) http://www.eca.usp.br/prof/mylene/alunos/sites99/quadreca/histq/histhq/
Retrata o histórico da história em quadrinhos: Na história geral e no Brasil.
2) http://www.marel.pro.br/estoria.htm
Aborda os seguintes temas: apresentação,
astecas, sinopse, introdução, leituras,
transições, 21
anos, maturidade, moral e ética, história,
onomatopéias, desenho animado, linguagem,
cronologia, cor competição industrial, zugs, gravidade,
tipologia, humana 1,
humana 2, humana 3, perspectiva, folclore, bibliografia.
3) http://www.kalunga.com.br/revista/revista_janeiro_07.asp
Artigo: Ao "mestle" com "calinho": Cebolinha, Chico Bento, Mônica e tantos outros heróis das histórias em quadrinhos, execrados pelos pais e professores em outros tempos, agora podem contribuir para o aprendizado...
4) http://www.cidade.usp.br/educar2002/modulo3/alunos/rosa.batista/0009/tpl_anotacao.html
Utilização dos
quadrinhos na sala de aula é um recurso muito rico, que permite
além do
trabalho com o enredo, a exploração da
construção do desenho dos personagens, a
análise das expressões, as características
predominantes de cada um a nível
estético, moral e intelectual...
5) http://www.educacaomoral.hpg.ig.com.br/experie/experie5.htm
Gibis para Educar: Utilize as histórias em quadrinhos dentro do projeto pedagógico de Língua Portuguesa, fazendo o gibi presente na sala de aula e na biblioteca. Na alfabetização, deixe os alunos manusearem os gibis livremente, sem preocupação com o texto...
6) http://www.monica.com.br/index.htm
Entrar em “quadrinhos”
7) http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm
Hoje, o Tom e o Jerry não vão brigar, o Fred Flintstone não vai gritar "Querida, cheguei" e o Zé Colméia não vai tentar roubar o piquenique de ninguém. É que esse nossos amigos dos desenhos animados estão um pouco tristonhos: eles, e mais um montão de "irmãozinhos-personagens" ficaram meio orfãos no dia 22 de março, quando o William Hanna morreu.
8) http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm
No canal kids você encontra uma explicação (animada) de como se faz desenho animado.
ACESSE NOVA ESCOLA: http://revistaescola.abril.com.br/home/home.shtml
1) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa5.htm
Como fazer um gibi
2) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa2.htm
Histórias para quem está começando
3) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa3.htm
Contas certas na gibiteca
4) http://novaescola.abril.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa4.htm
Revistas já foram jogadas na fogueira
COMO MONTAR HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS NO
EDITOR DE TEXTOS WORD:
1)
Acesse http://sitededicas.uol.com.br
2)
Escolha uma das
seguintes opções:
Histórias
Infantis
Visuais
Histórias
infantis ilustradas, sem texto
Contos Infantis
sem Texto
Para
uma interpretação livre da Criança
Histórias
Infantis Clássicas Ilustradas
Contos
tradicionais da literatura infantil
Lendas do nosso
Folclore
Contos
e Mitos Folclóricos ilustrados
Contos Infantis
Histórias
infantis ilustradas
Fábulas de Esopo
As
Melhores Fábulas Ilustradas
Contos da
Carochinha
Contos
Tradicionais do Brasil
3)
Copie
para o Editor de Textos (Word ou outro) as figuras dos site:
4) Como
fazer os balões de pensamento e fala no Word:
Utilizando os recursos do Word:
Vamos agora conhecer esta barra e todos os seus componentes:
SELECIONAR OBJETOS: A ferramenta seleção é utilizada para selecionar os objetos que estão sendo trabalhados para que eles possam ser editados. Por exemplo : selecionar um quadrado para que se possa aplicar a cor de fundo azul; ou serve também para selecionar mais de um objeto.
GIRAR LIVREMENTE: Executa nos objetos selecionados movimentos de rotação, mudando o posicionamento dos mesmos.
AUTO FORMAS: Aqui são oferecidas várias formas já prontas para serem utilizadas no trabalho, como cubos, corações, e várias figuras geométricas.
LINHA: Com esta ferramenta traçamos linhas em nosso trabalho.
SETA: Com a ferramenta texto, inserimos setas em nosso documento.
RETÂNGULO: Usada para traçar retângulos ou quadrados
ELIPSE: Círculos podem ser construídos por esta ferramenta.
CAIXA DE TEXTO: Com a ferramenta texto, inserimos o texto em nosso trabalho.
INSERIR WORD ART: Com esta ferramenta poderão ser criados belos textos artísticos.
COR DO PREENCHIMENTO: Altera a cor de preenchimento dos objetos selecionados. É a ferramenta que oferece ao usuário belíssimos tipos de preenchimento.
COR DA LINHA: Altera a cor das linhas que existam em volta dos objetos selecionados.
COR DA FONTE: Altera a cor do texto.
ESTILO DE LINHA: Escolha entre os vários estilos de linha, um que melhor se encaixe em torno do seu objeto, ou para que seja simplesmente uma linha diferente das demais.
ESTILO DO TRACEJADO: Estilos de linha tracejados encontram-se a disposição do usuário neste botão.
ESTILO DA SETA: Para que sua linha apresente em uma das pontas, (ou nas duas ) uma seta, escolha o estilo neste botão.
SOMBRA: Essa ferramenta insere uma pequena sombra no objeto desejado.
3D: Insere formas 3D (Idéia de 3.ª dimensão ) nos objetos selecionado
EXEMPLO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
Ilustrações http://sitededicas.uol.com.br/csc1_p4.htm