'O caráter subjetivo da fotografia não pode ser desprezado. A imagem retratada, ao mesmo tempo em que apreende o real, reflete o ponto de vista de seu autor.' (Roland Barthes)
Por fotografia digital a se entende a fotografia tirada com uma câmera digital ou telefone celular que permita este processo, resultando em um arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail, armazenado em websites ou em dispositivos de armazenamento digital, dispensando o processo de revelação.
A visualização da imagem pode ser feita no ato, através dos recursos da câmera digital (normalmente uma tela de LCD) e a manipulação da imagem pode ser feita em um computador, usando-se softwares editores de imagem.
Em 1957, Russell Kirsch, homem pioneiro na computação, criou o que foi considerada como a primeira imagem digital. Em preto e branco, ela tinha apenas 176 pixels. Mas a fotografia digital nasce, como hoje a conhecemos, especialmente a partir da necessidade de fotógrafos profissionais, em particular os ligados a órgãos de imprensa, e que, entre outros empecilhos, tinham urgência em transferir imagens aos jornais, mais rapidamente. O desenvolvimento das câmaras digitais e seu consequente barateamento permitiram sua disseminação à população em geral.
Uma máquina fotográfica digital, diferente de uma tradicional, pode ter dois tipos de zoom: o zoom ótico, que aproxima a imagem através do uso de lentes que se posicionam automaticamente dentro do tubo de entrada de luz. É o que tem mais qualidade, por permitir que o sensor da câmera capture a luz que entra pela objetiva; o zoom digital, que aumenta o tamanho da imagem, sem o uso de lentes. É um software que multiplica a quantidade de pixels para ampliar uma imagem, em um efeito chamado de interpolação. O zoom digital tem menos qualidade em comparação ao zoom óptico, sendo considerado mais um artifício do que um recurso.
Com a popularização da fotografia digital, surgiram páginas da Internet especializadas em armazenar fotografias. Desse modo, imagens podem ser vistas por qualquer pessoa que acesse à Rede. Esta possibilidade gerou a criação de álbuns virtuais, que podem ser usados com diferentes propósitos, sejam eles particulares ou comerciais.
Cronologia da fotografia digital
1920 - início da transmissão de imagens Londres/Nova York pelo cabo submarino
1957 - Russel Kirsch, NBS 'escaneou' uma imagem e introduziu-a em um computador
1964 - NASA-Jet Propulsion Lab. recebeu as primeiras imagens enviadas pelo Mariner 4.
1981 - Sony introduz no mercado mundial a Mavica. A IBM apresenta sistema operacional MS-DOS.
1984 - Apple introduz os computadores Macintosh.
1985 – são lançados o Thunderscan e o MacVision, scanners de baixa resolução e baixo custo.
1986 – as placas TrueVision /Targa para imagens coloridas.
1987 - Macintosh II apresenta 16,7 milhões de cores no monitor.
1988 - novos periféricos para Mac: slides printer, scanners para cromos 35 coloridas; software ImageStudio-soft para manipulação de imagens P&B.
1989 - arquivos JPEG são adotados com padrão. Microsoft inicia o Windows 3.0.
1990 - Guerra do Golfo, quando imagens são transmitidas por civis, militares, profissionais e amadores.
1991 até nossos – desenvolvimento cada vez mais intenso de diversos modelos avançados de câmeras digitais e de softwares de edição de imagem.