O menino que só via televisão
________ passa muito tempo assistindo à televisão quando está em casa. Pela manhã, um motorista o leva para escola. Em geral, quando ele chega de volta, ao meio dia, seus pais já almoçaram e ele tem que comer sozinho. A televisão, em geral, lhe faz companhia. Mas ele tem, também, muitas atividades fora de casa. Duas vezes por semana tem aulas de inglês, tênis e futebol. Depois do futebol ele vai, ainda, para escolinha de artes, para aprender a pintar. No sábado, para não ficar sozinho em casa, ele tem aulas de violão e canto. Todo o tempo que está em casa, conversa com os personagens dos filmes e desenhos na televisão para não se sentir tão sozinho. Faz mais ou menos um mês que ele machucou o joelho na aula de futebol. Chegou em casa e deixou um bilhete para os pais na mesa da biblioteca, porque quando eles chegam, em geral ________ já está dormindo. Os pais ainda não o levaram ao médico, porque não podem deixar de atender aos seus compromissos profissionais e sociais.
Depois de saber estes detalhes da vida de __________, converse com seus colegas sobre como poderiam terminar esta história com um final feliz.
Responda a estas perguntas para ajudar nesta decisão:
- Que tipo de violência este menino está sofrendo?
- A quem o menino _________ poderia pedir ajuda?
- Se você conhecesse um menino ou menina com uma história parecida com esta história, o que você e seus colegas poderiam fazer para ajudá-lo?
- Que adultos poderiam ajudar vocês nesta tarefa?