Olá, crianças!

Esta é uma ferramenta para leitura e para diversão de crianças de oito a onze anos.
Crianças que se interessam por uma vida feliz, saudável e segura fazem um mundo melhor. Para que isto seja real, é preciso que todos nós trabalhemos juntos e nos esforcemos para garantir que nossos direitos sejam respeitados. Assim poderemos crescer e nos desenvolver com saúde e alegria. Por isto, nosso grupo de trabalho CEP-RUA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criou esta cartilha, com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC). Nós nos inspiramos no trabalho de nossos colegas de Manaus, especialmente a professora Francisca Maria Coelho Cavalcanti e seu grupo de trabalho e agradecemos a eles pelas boas ideias.

Queremos que você, seus colegas e amigos possam conhecer como histórias de crianças que encontraram situações difíceis em suas vidas puderam superá-las. Juntos vocês podem procurar possibilidades e oferecer dicas de como encontrar ajuda ou buscar e propor soluções para eles. Assim vocês transformarão estas histórias tristes em HISTÓRIAS QUE PROTEGEM.

Sempre que alguém está enfrentando dificuldades pode encontrar uma pessoa disposta a ajudar, mas para isto tem que pensar em estratégias. Há várias formas de resolver dificuldades e temos que pensar em muitas possibilidades. A solução pode estar na própria pessoa, em suas características e em sua força para superar o problema. Pode também estar na busca de ajuda em sua família, amigos, escola e instituições. E, algumas vezes, quem precisa de ajuda apenas precisa aprender o caminho para encontrar uma saída e se proteger. Você e seus amigos podem ser esta pessoa que protege!

Para um mundo melhor e por uma vida feliz, saudável e segura, precisamos que todas as pessoas tenham seus direitos respeitados. Vamos trabalhar para isto, nos divertindo com a leitura e as atividades deste livro. Convide seus colegas e professores e comece agora mesmo!

clique aqui para fechar