Arquitetura Pedagógica para Graduandos e Pós-Graduandos

Nome do Curso/Disciplina/Aula:

A critério do professor

Objetivo Geral:

Estruturar elementos necessários de cada aspecto da arquitetura para desenvolvimento de práticas pedagógicas utilizando os Dispositivos Móveis.

Carga Horária:

60h - cada aula 1h

Modalidade:

EAD, presencial ou híbrido

Nível de Ensino:

Graduação e Pós-Graduação

Professora:

Professores

Tutor(a):

A decidir

Público-Alvo:

Alunos de Graduação e Pós-Graduação

Uso dos Dispositivos Móveis para:
  • Para acessar, preparar e enviar atividades;
  • Acessar os conteúdos;
  • Realizar atividades de estudo;
  • Pesquisar;
  • Fazer leitura;
  • Enviar e responder e-mails e mensagens;
  • Participar de atividades em grupo e individuais que permitam desenvolver:
    • autoria;
    • criatividade;
    • criticidade;
    • M-learning (aprendizagem móvel).
Uso dos aplicativos para:
  • Realizar atividades de estudo;
  • Comunicação;
  • Acessar materiais de apoio/websites;
  • Participar de atividades inovadoras e de resolução de situações-problemas.
A metodologia deve apresentar-se com potencial para:
  • Realizar atividades com uso dos dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Incentivar a autoria, autonomia, pesquisa, comunicação;
  • Receber feedback do professor através dos dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Realizar atividades desafiadoras (com situações-problema);
  • Propor atividades em diversos formatos digitais;
  • Participar de momentos síncronos e assíncronos;
  • Realizar avaliações;
  • Promover a interação através do uso dos dispositivos móveis e aplicativos;
  • Promover a colaboração entre os estudantes por meio dos dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Desenvolver a M-learning em espaços de ensino e aprendizagem no Ensino Superior através do uso dos dispositivos móveis.

A ser definido pelo docente.

  • Utilizar os DM e internet do tipo 3G, 4G ou wi-fi;
  • Apresentar tutoriais de como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos dispositivos móveis (smartphones e tablets) e pelo computador;
  • Apresentar cronograma que seja visualizado através de dispositivos móveis;
  • Mostrar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, página web e os aplicativos que serão utilizados (apresentar tutoriais para cada um);
  • Criar fórum de dúvidas ou espaços on-line para essa função;
  • Apresentar situações que proporcionem pesquisa/leitura e escrita;
  • Disponibilizar conteúdos e materiais de apoio;
  • Disponibilizar materiais responsivos em diversos formatos como: páginas da web, vídeos, aplicativos, ppt, imagens, fotos, textos e áudios;
  • Possibilitar o download, acesso on-line e acesso off-line dos conteúdos;
  • Ser compatível para os dispositivos móveis (responsivo);
  • Incentivar os alunos a construírem sua trajetória de aprendizagem de maneira personalizada;
  • Utilizar os dispositivos móveis para fazer avaliações e dar feedback;
  • Disponibilizar e acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas através do Rooda ou outro AVA pelo dispositivo móvel;
  • Propor um momento síncrono para tirar dúvidas com relação às atividades;
  • Propor aulas síncronas e assíncronas;
  • Usar aplicativos de comunicação;
  • Planejar e disponibilizar para os alunos situações-problema sobre as atividades;
  • Propor atividades que possam ser realizadas em qualquer momento e lugar utilizando os DM;
  • Usar redes sociais para troca de mensagens e informações;
  • Apresentar e utilizar plataformas e vídeos tutoriais que apresentem o uso dos dispositivos móveis;
  • Criar fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem Rooda para a discussão dos conceitos apresentados;
  • Disponibilizar materiais de apoio como RED;
  • Possibilitar pesquisa em sites de busca, acesso aos conteúdos e atividades;
  • Usar aplicativos para produzir conteúdo de diversas áreas do conhecimento.