Arquitetura Pedagógica para Idosos

Nome do Curso:

Multiletramento digital de idosos (MULTIDIGI)

Site do Curso:

A ser definido

Objetivo Geral:

Conhecer diferentes ferramentas, a fim de produzir conteúdo sobre temas de interesse pessoal em meio digital.

Objetivos Específicos:
  • Analisar as características de diferentes tipos de texto, bem como a intencionalidade comunicativa presente em cada um;
  • Conhecer diferentes tecnologias e suas possibilidades de produção de formatos de conteúdo digital;
  • Compreender a importância dos direitos autorais na web e formas de utilização de materiais de terceiros de forma que respeite a propriedade autoral;
  • Utilizar o editor do material digital educacional Multiletramento digital de idosos (MULTIDIGI);
  • Multiletramento digital de idosos para desenvolver e publicar conteúdos digitais.
Carga Horária:

200h (40 aulas, 5 horas por semana)

Modalidade:

EaD (com 2 encontros síncronos - um no início e outro no final do curso)

Nível de ensino:

Curso de extensão

Público-alvo:

Idosos a partir dos 60 e que possuam multiletramento em nível básico

Atores:

Recomenda-se um(a) professor(a) e 4 tutores

Tecnologias Digitais de Apoio:
  • Google Meet;
  • Página Web com a organização do curso;
  • Canal no Youtube com o conteúdo compartilhado com os docentes através de links;
  • Dispositivos Móveis com acesso a redes 3G, 4G ou Wi-fi;
  • Ferramentas do Google (formulário, drive, etc).
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ROODA (http://ead.ufrgs.br/rooda/)
  • Página web com a organização dos conteúdos;
  • Videoaulas;
  • Gravações das aulas síncronas;
  • Tutoriais em PDF;
  • Recursos de comunicação (contatos e e-mail);
  • Atividades (Fórum, Webfólio e Biblioteca);
  • Diário de bordo.
Metodologia Adotada:
  • No curso, serão apresentadas reflexões sobre os elementos que compõem um conteúdo digital (tais como o texto escrito, a imagem e o áudio), bem como o formato e a intencionalidade de cada conteúdo;
  • As atividades terão feedback automático a fim de exercitar os conhecimentos aprendidos ao longo do curso;
  • A avaliação formativa será realizada ao longo do desenvolvimento das atividades, a fim de identificar o progresso dos estudantes.
Atividades:
  • Produção de conteúdos digitais em diferentes formatos (gravar vídeos e áudios, fazer fotos e produzir conteúdos escritos);
  • Captura de imagem com modificação de filtro e postagem das imagens no webfólio, comentando como foi realizar a atividade, bem como os desafios e descobertas;
  • Escrita de um pequeno roteiro de vídeo e gravação do mesmo utilizando a câmera do dispositivo móvel. Além da postagem do vídeo no webfólio.
Conteúdos:
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem - Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) funcionamento e ferramentas;
  • Evolução das tecnologias digitais;
  • Evolução da escrita;
  • Gêneros e tipos textuais;
  • Escrita digital e suas peculiaridades;
  • Comunicação verbal e não-verbal;
  • Ferramentas digitais e sua finalidade;
  • Produção de um conteúdo digital;
  • Direitos autorais na web;
  • Editores de texto (Google Docs ou o Word);
  • Ferramentas para captar imagens, gravar áudios e gravar vídeos (Smartphone ou câmera do computador);
  • Material educacional digital Multiletramento digital de idosos (MULTIDIGI) - funcionamento e uso.
  • Criar um grupo no WhatsApp;
  • Enviar mensagem de boas-vindas no grupo do WhatsApp;
  • Divulgar o link de acesso à aula (Google Meet) com 30 min de antecedência pelo WhatsApp;
  • Relembrar uso do Google Meet e funcionalidades (ligar e desligar microfone/câmera, uso do chat...);
  • Enviar o link do ROODA pelo WhatsApp;
  • Apresentar como usar o AVA ROODA no smartphone e tablet (como dar Zoom etc.);
  • Apresentar como tirar uma foto no smartphone e colocar nos Dados Pessoais;
  • Enviar mensagem no WhatsApp sinalizando que a aula está disponível;
  • Enviar o link do vídeo do Youtube para os alunos por mensagem;
  • Enviar um lembrete sobre a atividade pelo WhatsApp;
  • Enviar um tutorial de como acessar os materiais em PDF através do dispositivo móvel (smartphone e tablet);
  • Disponibilizar materiais de apoio em formato de texto (roteiro escrito da aula) e em audiovisual (videoaula);
  • Auxiliar nas dúvidas vindas por mensagem no aplicativo de dispositivo móvel;
  • Acompanhar e mediar as postagens no webfólio do AVA;
  • Disponibilizar tutorial na biblioteca do ROODA sobre como utilizar as ferramentas vistas em aula utilizando o computador e o celular.