Arquitetura Pedagógica para Professores

Nome do Curso:

Formação para professores da educação superior com foco nas competências digitais docentes para a utilização de materiais educacionais digitais (MED)

Site do Curso:

https://sites.google.com/view/medparadocentes/

Objetivo Geral:

Capacitar os docentes da educação superior para utilizar os materiais educacionais digitais, a partir das competências digitais docentes.

Objetivos Específicos:
  • Mapear as competências digitais docentes relacionadas com a utilização dos materiais educacionais digitais;
  • Promover atividades através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), visando identificar as competências digitais docentes apoiadas pelos dispositivos móveis e, assim, possibilitar a utilização dos materiais educacionais digitais pelos docentes;
  • Apresentar possibilidades para compartilhar conhecimentos e descobertas das potencialidades do uso dos materiais educacionais digitais aplicados ao ensino e aprendizagem;
  • Possibilitar o diálogo sobre competências digitais docentes e práticas relacionadas à utilização de materiais educacionais digitais.
Carga Horária:

60h (8 aulas)

Tecnologias Digitais de Apoio:
  • Google Meet;
  • Página Web com a organização do curso;
  • Canal no Youtube com o conteúdo compartilhado com os docentes através de links;
  • Dispositivos Móveis com acesso a redes 3G, 4G ou Wi-fi;
  • Ferramentas do Google (formulário, drive, etc).
Ambiente Virtual de Aprendizagem: ROODA (http://ead.ufrgs.br/rooda/)
  • Página web com a organização dos conteúdos;
  • Videoaulas;
  • Gravações das aulas síncronas;
  • Tutoriais em PDF;
  • Recursos de comunicação (contatos e e-mail);
  • Atividades (Fórum, Webfólio e Biblioteca);
  • Diário de bordo.

A metodologia deve apresentar-se com potencial para:
  • Realizar atividades com uso dos dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Incentivar a autoria, autonomia, pesquisa, comunicação;
  • Receber feedback do professor através dos dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Realizar atividades desafiadoras (com situações-problema);
  • Propor atividades em diversos formatos digitais;
  • Participar de momentos síncronos e assíncronos;
  • Realizar avaliações;
  • Promover a interação através do uso dos dispositivos móveis e aplicativos;
  • Promover a colaboração entre os estudantes por meio dos dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Desenvolver a m-learning em espaços de ensino e aprendizagem no ensino superior através do uso dos dispositivos móveis.

A ser definido pelo docente.

  • Enviar mensagem de boas-vindas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede Cooperativa de Aprendizagem (Rooda);
  • Divulgar o link de acesso à aula (Google Meet) com 30 min de antecedência pelo Rooda;
  • Relembrar uso do Google Meet e funcionalidades (ligar e desligar microfone/câmera, uso do chat, ...);
  • Apresentar o cronograma do curso e atividades a serem elaboradas;
  • Enviar mensagem sinalizando que a aula está disponível;
  • Enviar o link do vídeo do Youtube por mensagem no grupo no Rooda;
  • Disponibilizar materiais de apoio em formato de texto (pdf) e em audiovisual (link do Youtube);
  • Enviar mensagem sobre a atividade da semana através do Rooda;
  • Dar feedback das atividades através do Rooda;
  • Auxiliar na resolução de dúvidas quanto ao uso dos dispositivos móveis, Rooda, das atividades e conteúdos.