Guia de Utilização

1. Nome do Objeto:

Planejamento de Prótese Parcial Removível

2. Área do conhecimento:

Saúde/Odontologia/Prótese Dentária

3. Palavras-chave:

Identificação de Prótese dentária, Prótese Parcial Removível, Desenho de Prótese, Grampos dentários, Retenção em Prótese

4. Introdução:

A educação, a cada dia, vem se tornando dinâmica e rápida devido ao acesso livre a bancos de consultas on-Line, claro que muita dessa informações podem ser de origem duvidosas e errôneas. Na odontologia a dinamização e a utilização de ferramentas tecnológicas ainda é precária e incipiente ao comparar a áreas exatas ou de educação, e até mesmo frente a medicina a qual a cada dia se torna interativa e conectada através da tecnologia da informação. Dentro da área de prótese tem-se a prótese parcial removível que há grande necessidade de treinamento de planejamento do aluno para execução do trabalho protético ao paciente, esse planejamento se torna importante visto que a ausência dentária e suas combinações possibilitam diversas situações clinicas que demandam conhecimento primário de planejamento e treinamento para tal, sabe-se que existem mais de 1000 situações da arcadas para tratamento reabilitador, ou seja, há a necessidade do exercício para a sua excelência.

5. Objetivos:

Esse objeto de ensino será direcionado para os alunos que se interessarem em complementar o conhecimento dos planejamentos de prótese parcial removível.

6. Público-alvo:

Alunos de graduação de odontologia, visando um complemento de ensino na área de planejamento de prótese parcial removível.

7. Pré-requisitos:

O projeto será proposto para os alunos das disciplinas de clínica Integrada II, III e IV, os quais já tiverem aulas teóricas sobre fundamentos básicos e planejamento em prótese parcial removível, porém devido a falta de experiência e treinamento para tal tarefa, muitas vez esses alunos sentem a falta da prática desse exercício teórico importante para o desenvolvimento da prótese adequada para cada paciente seguindo todas as suas especificidades

8. Sugestões de atividades:

Esse objeto de aprendizagem pode ser utilizado com uma atividade complementar após a fundamentação teórica sobre os componentes da prótese parcial removível e planejamento. O aluno pode utilizar o objeto juntamente com o professor dentro da sala de aula/clínica ou em casa com exercício complementar.

9. Sugestões de avaliação:

A avaliação do aluno pode ser feita através da própria atividade do objeto de aprendizagem ou através de avaliações convencionais (provas) ao fim do ensino sobre prótese parcial removível.