Afetividade

É toda a energia que o sujeito tem. Tudo aquilo que move o ser humano, como necessidades e interesses, por exemplo, é afetividade. Neste sentindo, os próprios sentimentos são “afetividade”. A afetividade é o aspecto energético presente em toda a conduta humana, pois é ela que atribui um valor às atividades e regula a energia empregada nas ações dos sujeitos.

Ambiente virtual

É um ambiente online.

Ambiente virtual de aprendizagem

Software desenvolvido especificamente para processos de ensino e de aprendizagem, geralmente a distância. Ao conjugar várias ferramentas, um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) pode facilitar a montagem de cursos e/ou disciplinas acessáveis pela Internet bem como auxiliar os professores no gerenciamento de conteúdos, na interaçãoo com os alunos e na gestão do curso/disciplina.

Assíncrona

Quando a interação e/ou a comunicação no meio virtual ocorre em intervalos de tempo diferentes, ou seja, não acontece simultâneamente.

Blog

É um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados posts. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter um blog e decidir sobre o que escrever/publicar. Os blogs, geralmente, tem uma proposta temática e os assuntos postados não fogem muito do tema. As postagens (ou posts ou, ainda, publicações) podem ser em forma de texto, imagem ou vídeo e são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, ou seja, a útima postagem aparece primeiro. O proprietá¡rio é o responsável pelas atualizações (novas postagens) bem como pela administração do blog, decidindo layout (aparência) e ferramentas utilizadas ou disponibilizadas para os leitores, sendo que pode ser escritos por um número variável de pessoas.

Chat

Ferramenta síncrona que designa aplicações de conversação em tempo real, também conhecida como “bate-papo".

Cognição

Tudo que é relacionado à cognição está relacionado ao processo de construção do conhecimento.

Comunicação

É um campo de conhecimento que estuda os processos de comunicação humana. Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).

Comunidade

Há uma comunidade quando se estabelece relações num espaço através de comunicações. Caracteriza-se pela integração de grupos de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente/espaço de convivência.

Comunidade virtual

É uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Caracteriza-se pela integração de grupos de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.

Conduta

A conduta é a forma como os homens se comportam na sua vida e nas suas ações. Neste sentido, a conduta refere-se às ações das pessoas em relação ao seu meio envolvente ou ao seu mundo de estímulos. Pode-se também afimar que a conduta é o conjunto de comportamentos observáveis numa pessoa, dividindo-se em três áreas: mental (que inclui actividades como pensar, sonhar etc.), corpoal (comer, falar etc.) e exterior (interações sociais).

Conhecimento

Se caracteriza pela representação e compreensão de processos externos ao sujeito. Dessa forma, a comunicação entre o sujeito e os objetos ocorrem em um patamar superior, operando através da lógica.

Construção de conhecimento

O conhecimento é um conjunto de informações e dados armazenados por intermédio da experiência ou aprendizagem (a posteriori), ou através da introspecção (a priori). No sentido mais amplo, trata-se da posse de múltiplos dados interrelacionados que, por si só, têm um menor valor qualitativo. É o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. No entanto, conhecimento não se confunde com dado nem com informação. Dado é um emaranhado de códigos, decifráveis ou não, enquanto informação seria aquilo que se obtém através da decodificação de dados, não podendo existir sem um processo de comunicação. Essas informações adquiridas servem de base para a construção do conhecimento. A construção do conhecimento ocorre nas interações com outras pessoas, com o meio físico e natural, ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intenção. Tanto o conhecimento como a informação consistem em declarações tidas como verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.

Co-presença

Presença simultânea de mais e uma pessoa em um mesmo ambiente.

Discentes

Discente significa aluno, ou se refere àquele que aprende. Corpo discente é um conjunto determinado de alunos.

Docente

Docente significa professor, ou se refere àquele que ensina. Corpo docente é um conjunto determinado de professores.

Educação online

Refere-se não apenas a utilização das tecnologias nos processos educacionais, mas também à inserção da Internet em tais processos, como para o desenvolvimento de disciplinas e/ou de cursos, como forma de acesso aos materiais didáticos, como meio de interação com o conteúdo, com o docente e com os colegas, por exemplo (ALLY, 2004).

Emoções

Fenomenos psíquicos com diferentes origens, funções, intensidades, durações, reações corporais e ações comportamentais.

Estados comportamentais

Compreende ações, atos, expressões, manifestações físicas dos estados emocionais, de ânimo, etc.

Expressões

Expressão é o ato de exprimir ou manifestar algo provido de significado para aquele que expressa. São pensamentos comunicados através da linguagem.

Ferramentas de comunicação

Meios de comunicação síncrona ou assíncrona online como chats e fóruns, por exemplo.

Fórum

Ambiente virtual para debate de assunto ou tópico pré-determinado através de postagens sequenciais por usuários com interesse em comum no ssunto em questão. Via de regra, os Fóruns são mediados por administradores com poderes para regular o conteúdo e o acesso dos usuários aos tópicos em discussão.

Habilidade

São capacidades técnicas para a realização de determinadas tarefas, desenvolvidas a partir da teoria e da prática. É referente ao saber fazer.

Intelectual

Aquilo que provém ou que se refere ao intelecto. Também utilizado popularmente como adjetivo para pessoa que detém ou demonstra deter grande quantidade de conhecimento.

Interação

É uma ação conjunta humano-humano, humano-máquina/objeto ou objeto-objeto. Comunicação, troca. Possibilidade de interagir a partir de um diálogo que modifica o sujeito, o outro, suas mensagens e suas interrelações. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa (ou coisa) desencadeia uma reação (um evento) em outro (humano ou máquina/objeto).

Interação Social

Conforme Passerino e Santarosa (2000) é uma “ação conjunta e interdependente de dois ou mais participantes que produz mudança tanto nos sujeitos como no contexto no qual a interação se desenvolve”.

Intersubjetivo

Envolve a compreensão de que as interações entre o sujeito e os outros são dinâmicas.

Meios de comunicação

O termo meio de comunicação refere- se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são maciços e sim individuais (ou interpessoais). Em comunicação, “media” (inglês) ou mídia (português), termo derivado do latim “medium”, são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia muitas vezes é usado como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.

Mensagem instantânea

Informação comunicada de forma imediata, enviada por um emissor para um receptor determinado, através de algum sistema de envio de mensagens que utiliza como suporte a internet.

Online

Estar conectado à internet ou a outro(s) computador(es).

Percepção

É quando se percebe algo, como a percepção da presença do outro e quando os outros sujeitos percebem a nossa presença, por exemplo.

Perfis

Nas redes sociais virtuais, estabelecidas através da internet, perfis são um conjunto de informações publicadas pelo indivíduo de forma a expressar para os demais participantes da comunidade sua autoimagem, interesses, histórico etc.

Presença Social

É a projeção social e emocional de um sujeito em um ambiente virtual, ou seja, é o seu envolvimento no ambiente online de aprendizagem e que é a manifestação por parte dos alunos e uma percepção por parte dos professores da interatividade dos sujeitos em relação ao AVA (Cf. Bastos, 2012).

Reação

No campo de estudo da física, a Terceira lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo. Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários, ou seja, para cada ação há uma reação de igual intensidade em sentido oposto. No campo da psicologia, reação é entendida como uma resposta emocional do indivíduo a um estímulo externo. Tal reação pode se manifestar na forma de uma atitude ou intenção de agir, de um comportamento ou na forma fisiológica, através alterações faciais e, mudanças no tom de voz etc.

Redes Sociais

É uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.

Relações interpessoais

Formas como pessoas se tratam e se comunicam. Referem-se às interações entre duas ou mais pessoas.

Sentimentos

Sentimento é um estado afetivo que surge como resultado de uma emoção que permite à pessoa a consciência do seu estado de ânimo. Os sentimentos estão vinculados à dinâmica cerebral e determinam de que forma uma pessoa reage perante distintos acontecimentos. Tratam-se de impulsos com relação ao que se prcebe como sendo positivo ou negativo. Sentimentos podem também ser compreendidos como emoções que determinam o estado afetivo. Sempre que os sentimentos são saudáveis, o estado anímico alcança a felicidade e a dinâmica cerebral flui com normalidade. Caso contrário, o estado anímico não está em equilíbrio e podem surgir perturbações como a tristeza e a depressão.

Signos linguísticos

São formas de representar algo que existe contreta ou abstratamente. Signo representa, mas não e confunde com aquilo por ele representado. Signo linguístico é composto por dois elementos: Significante e significado. De acordo com a obra “Curso de Linguística Geral”, publicada na França em 1916 a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, significante do signo linguístico é uma "imagem acústica" (cadeia de sons) e consiste no plano da forma, enquanto O significado é o conceito e reside no plano do conteúdo. Signo é, portanto, toda unidade gráfica ou sonora portadora de sentido.

Síncrona

Quando a interação no meio virtual ocorre em intervalos de tempo iguais. Ou seja, é um processo de comunicação/interação no qual as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras.

Subjetivo

Abrange ideias que vão além da percepção física, envolvendo a compreensão dos estados comportamentais.

Sujeito

É a pessoa com capacidade para agir ou interagir em em seu ambiente social. Refere- se ao indivíduo, à individualidade daquele que se expressa ou comunica algo, atuando a partir de um processo cognitivo interno (subjetivo).

Tecnologia

É um termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Englobando Tecnologias Móveis tais como câmera digital, videogame, MP3 ou I-Pod.

Texto coletivo

Expressão de conhecimento em forma escrita elaborada por um conjunto de pessoas, em colaboração ou co-autoria. Ato de escrever um texto, documento, artigo com outras pessoas tanto presencialmente quanto na Web. Nesta última, os sujeitos não necessitam estarem no mesmo tempo e no mesmo local para a construção conjunta, potencializada através de ferramentas de groupware.

Wiki

São utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. Também são softwares de edição de texto que podem ser usados de modo coletivo. Este software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.