Fundamentos

Fundamentos

Fundamentos do Design Instrucional

Filatro (2008)

Além de um processo, o DI é um corpo de conhecimento voltado à pesquisas e à teorização das estratégias instrucionais.

Tem por um dos seus objetivos, produzir conhecimento sobre princípios e métodos de instruções mais adequados aos diferentes tipos de aprendizagem.

Fundamenta-se em diversos campos de conhecimento:

  • Ciências humanas e aplicadas – psicologia do comportamento; psicologia do desenvolvimento humano; psicologia social e psicologia cognitiva; interfaces; usabilidade e design da interação.
  • Ciências da informação – comunicações, mídias audiovisuais, gestão da informação e ciência da computação.
  • Ciência da administração – abordagem sistêmica, gestão de projetos e engenharia de produção.

O DI é um novo campo de atuação. Ele deve integrar uma série de conhecimentos relacionados a: aprendizagem; comportamento humano; processamento e apresentação da informação; contexto histórico, social e organizacional.


Processo de design instrucional

Como processo o DI é associado ao Instructional System Design (ISD) - que compreende uma série de atividades a serem executadas para desenvolver um material educacional:

  • Analisar a necessidade
  • Projetar a solução
  • Desenvolver a solução
  • Implementar a solução
  • Avaliar a solução