
Fundamentos
Fundamentos do Design Instrucional
Filatro (2008)
Além de um processo, o DI é um corpo de conhecimento
voltado à pesquisas e à teorização das estratégias
instrucionais.
Tem por um dos seus objetivos, produzir conhecimento
sobre princípios e métodos de instruções mais
adequados aos diferentes tipos de aprendizagem.
Fundamenta-se em diversos campos de conhecimento:
- Ciências humanas e aplicadas – psicologia do comportamento; psicologia do desenvolvimento humano; psicologia social e psicologia cognitiva; interfaces; usabilidade e design da interação.
- Ciências da informação – comunicações, mídias audiovisuais, gestão da informação e ciência da computação.
- Ciência da administração – abordagem sistêmica, gestão de projetos e engenharia de produção.
O DI é um novo campo de atuação. Ele deve integrar uma série de conhecimentos relacionados a: aprendizagem; comportamento humano; processamento e apresentação da informação; contexto histórico, social e organizacional.
Processo de design instrucional
Como processo o DI é associado ao Instructional System Design (ISD) - que compreende uma série de atividades a serem executadas para desenvolver um material educacional:
- Analisar a necessidade
- Projetar a solução
- Desenvolver a solução
- Implementar a solução
- Avaliar a solução