A escrita coletiva digital pode fazer parte das práticas educacionais tanto na educação básica quanto no ensino superior. Esse módulo apresenta múltiplas sugestões e exemplos de atividades para a implementação da escrita coletiva digital nesses níveis de ensino.
O material contem propostas de atividades de ECD para: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Superior.
O roteiro poderá ser feito em um ambiente que possibilite a escrita coletiva digital, que proporciona um espaço de interação, discussão de ideias, organização da estrutura do texto e de tomada de decisões, dando a oportunidade de um trabalho mais rico e consequentemente um resultado diverso e de melhor qualidade. É interessante que os membros do grupo participem ativamente do vídeo, aparecendo em, no mínimo, duas cenas, já que não se envolverão somente na parte escrita. Ao final do processo poderá ocorrer um momento de apreciação dos curtas criados, com cada grupo compartilhando como foi a realização do trabalho, além do vídeo ser compartilhado em um ambiente virtual que possibilite o acesso dos(as) colegas e inserção de comentários. Essa etapa final é importante para que os trabalhos sirvam como um momento de discussão e reflexão dos(as) alunos(as), para que possam conversar sobre o que fizeram, entendendo a série de mecanismos necessários para a realização, assim como as articulações e exigências de um trabalho em grupo.
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Cada aluno(a) poderá criar uma página na wiki e escrever sobre um assunto polêmico para a faixa etária. As wikis são interessantes para essa atividade, pois são páginas de fácil criação e edição, que podem ser visitadas e editadas pelo público geral ou somente por pessoas autorizadas. É um ambiente em que o conteúdo é constantemente revisto e complementado, sendo mais prático e democrático para a contribuição. No caso da atividade, cada aluno(a) terá uma wiki de autoria própria que será posteriormente complementada pelos(as) colegas, que devem argumentar sobre o seu ponto de vista a partir do texto inicial. O objetivo é produzir um texto ou página, de forma coletiva, que contemple diferentes pontos de vista e/ou o posicionamento crítico sobre o assunto eleito. Assim, é criado um espaço para o compartilhamento de ideias e troca de conhecimentos, possibilitando a criação de um texto rico em diversidade justamente por ter sido feito conjuntamente. Essa atividade de acréscimo pode ser limitada a cada estudante comentar na página de um(a) ou dois(duas) colegas, para que a individualidade do(a) aluno(a) seja respeitada, podendo ele(a) responder a que mais lhe interessa. Depois, deverá existir um momento de apreciação das wikis feitas e cada aluno(a) pode, de forma opcional, contar como complementou e porquê, sendo um momento presencial de troca de experiências.
Criação de um jornal conjunto da turma numa página de blog. Cada semana, uma dupla é responsável por escrever uma matéria para o jornal sobre algum fato do cotidiano, sendo tarefa dos(as) outros(as) estudantes comentar a matéria publicada. Essa atividade proporciona a utilização da Escrita Coletiva Digital como um recurso para a organização do planejamento do grupo, dando a possibilidade de construção e debate mútuo dos(as) participantes. Será um espaço para que os(as) alunos(as) explorem temas e notícias que acreditam ser importantes de estarem presentes na escola e de debate entre a turma. Recomenda-se a criação de um jornal, pois ele é uma fonte de notícia interativa. O blog serve como plataforma que favorece o debate e a troca de ideias, enriquecendo o repertório argumentativo dos(as) alunos(as). É possível, também, explorar na sala de aula, trazendo o conteúdo virtual para vivência diária da turma, além dos temas escolhidos poderem ser aproveitados para outras atividades, já que os(as) alunos(as) estarão familiarizados(as) pela ferramenta e pelos temas discutidos.
Essa atividade propõe que os(as) alunos(as) escrevam uma história juntos(as) sobre um gênero textual específico, como conto ou fábula. Recomenda-se que seja feito num Ambiente de Escrita Coletiva Digital, para que eles troquem ideias e organizem suas etapas da execução, compartilhando informações, complementando a escrita do(a) colega para a elaboração de um trabalho mais diverso, formulado e rico. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Sugere-seque o(a) professor(a) esteja incluído no arquivo do texto junto com os(as) estudantes para que dê suporte e possa ter acesso à participação e contribuição de cada um(a), auxiliando no momento posterior de avaliação.
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Sugere-se que cada dupla ou grupo fique encarregado da leitura de um livro clássico (adaptado para a faixa etária) e produza uma apresentação de slides que permita Escrita Coletiva Digital (ECD), mostrando como foi a leitura, sobre o que é o livro, em que época se passa e fale um pouco sobre o autor. A ECD proporciona um espaço para o estabelecimento de relações, existindo troca de ideias e uma concepção e execução feita em grupo. Dessa forma, o trabalho possui um potencial maior de qualidade, baseado na pluralidade de pensamento, trabalho em equipe e diversidade. Após, é interessante que a apresentação seja mostrada à turma, proporcionando um momento de compartilhamento em que todos(as) terão a oportunidade de conhecer diferentes livros e as curiosidades que o acompanham. Para a primeira escrita, é possível utilizar algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Para a criação dos slides, recomenda-se o Google Slides e o Office, que permitem a edição coletiva também neste outro formato de arquivo.
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Cada dupla pode ficar responsável pela produção de uma breve biografia e de pesquisa de fatos curiosos sobre algum personagem histórico, como Frida Kahlo, Machado de Assis, Abraham Lincoln, Monteiro Lobato, entre outros. Suge-se que os personagens sigam um tema previamente escolhido, como: literatura, ciências, artes e etc. É possível que a produção seja realizada em um ambiente de Escrita Coletiva Digital para que seja possível o diálogo, troca de conhecimentos e planejamento das etapas da atividade de forma coletiva, encaminhando-a para uma conclusão que conte com a participação de todos os envolvidos . É interessante que o personagem de cada dupla seja apresentado para o grande grupo, podendo cada aluno(a) conhecer um pouco sobre todos os personagens históricos. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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Elaboração de uma resenha colaborativa em duplas sobre um filme, livro ou peça de teatro que esteja sendo trabalhado em aula, ou ainda, pode se oferecer uma lista de artefatos culturais e cada dupla selecionar o que gostaria de abordar. É recomendado que seja utilizada uma plataforma de Escrita Coletiva Digital, por ela proporcionar um espaço para o compartilhamento de ideias e troca de conhecimentos, processos essenciais para elaboração conjunta, possibilitando um resultado com maior qualidade e diversidade. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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Nesta atividade, pode-se usar uma das leituras obrigatórias do ENEM ou vestibular para fazer uma adaptação em teatro do livro. Sugere-se que cada grupo, com seu respectivo livro, elabore, em uma plataforma de Escrita Coletiva Digital, uma adaptação teatral resumida da história. É importante que se realize a atividade coletivamente, pois os indivíduos tendem a aprender mais em conjunto do que sozinhos, já que trocam informações e vão refazendo o texto gradativamente, inserindo comentários e edições, deixando-o mais elaborado. Após a realização do roteiro, é ideal que se disponibilize um tempo para ensaios. Ao final do trabalho, pode haver um momento de apreciação com as apresentações das minipeças. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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Sugere-se que, após uma aula introdutória sobre rima e métrica, os(as) alunos(as) criem poemas em duplas ou trios em um Editor Coletivo, o que favorece um espaço de estabelecimento de relações para que ocorra troca de ideias. Pode-se solicitar alguns versos específicos com rimas AABB, ABAB, ABBA, encadeadas ou versos brancos. Também é interessante pedir que atentem para a métrica, tentando obedecer a contagem de sílabas em um poema. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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Sugere-se essa atividade como um recurso de estudos, principalmente em conteúdos muito extensos e complexos. A proposta é que cada dupla ou trio fique encarregado de um eixo do conteúdo, produzindo, em um ambiente de Escrita Coletiva Digital, um resumo que posteriormente será disponibilizado em um acervo da turma. Assim, além de estudarem um assunto específico mais a fundo, já terão resumos como auxílio. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Sugere-se que um só arquivo seja feito com todos os membros da turma inseridos, cada dupla escrevendo sobre a parte que ficou encarregada. Assim, após finalizado, um único arquivo completo sobre a matéria estaria pronto, com todos os(as) participantes que necessitam acesso.
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Sugere-se que, em duplas, os(as) alunos(as) tenham a oportunidade de pesquisar sobre um tema determinado pelo(a) professor(a), sendo diferente para cada dupla. Após a pesquisa, poderá ser feita uma redação em uma plataforma de Escrita Coletiva Digital, ideal para o trabalho colaborativo, já que possibilita maior elaboração através da interação e compartilhamento de ideias. Uma série de tomadas de decisões quanto a argumentos, estrutura do texto e pontos a serem citados no produto final devem ser pensados pelos(as) participantes, que podem elaborar previamente um roteiro para o desenvolvimento de um texto com boa qualidade. Após a finalização, essa redação pode ser publicada num ambiente que possibilite a interação de outros(as) colegas, como um blog, para que cada estudante possa comentar e compartilhar as suas visões quanto ao que os outros escreveram. Além disso, é possível que seja feito, em sala de aula, um momento de apreciação dos textos criados, com cada dupla lendo o seu e expressando o que, nas pesquisas realizadas, foi útil ou não para a escrita da redação. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Como ambiente de compartilhamento, no caso apontado o blog, sugerimos que seja criado um da turma para as postagens, podendo ser feito, por exemplo, no Blogspot ou no Wordpress. A produção textual pode ser postada no blog pelo(a) próprio(a) professor(a), com os(as) autores(as) destacados, e os comentários feitos a partir da conta pessoal de cada aluno(a).
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Cada grupo, idealmente de 3 a 5 pessoas, poderá se reunir durante momentos disponibilizados em aula para planejar e elaborar os conteúdos que constarão dentro de seu Objeto de Aprendizagem (OA). Após isso, o grupo deverá escrever o conteúdo e planejamento em uma plataforma de Escrita Coletiva Digital, que auxilia no estabelecimento de relações e associação de conhecimentos plurais para um resultado final potencialmente mais rico e diverso, explicitando o que conterá em cada página e seguindo as etapas para a construção de um Objeto de Aprendizagem: Preparação, Planejamento, Implementação e Avaliação. O tema do OA pode ser previamente selecionado pelo(a) professor(a) ou escolhido pelos próprios alunos(as), cada grupo contendo um tema diferente. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Sugere-se que o Objeto de Aprendizagem seja construído em um site como o Weebly. Para mais informações sobre a construção de material e as etapas do Objeto, sugere-se o acesso ao ConstruMED (TORREZZAN, Cristina A. W. ConstruMED: metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Tese - UFRGS. Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/164492?locale-attribute=es).
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Para a elaboração do artigo, sugere-se utilizar uma plataforma de Escrita Coletiva Digital, em que se possa visualizar as edições anteriores e que o(a) professor(a) esteja incluso no arquivo, para que possa acompanhar a escrita de todos(as) os(as) participantes do grupo. A escrita colaborativa incentiva a exposição de diferentes pontos de vista e o pensamento crítico, exigindo planejamento, organização e tomada de decisões para uma boa estruturação e qualidade do artigo que contemplará múltiplas ideias. A tecnologia proporciona a flexibilização do tempo e espaço, facilitando onde e quando será feito, além de facilitar a edição do trabalho. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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Nessa atividade, sugere-se que a turma se divida em duplas. A ideia é que o grupo todo trabalhe em um mesmo livro, porém que resuma apenas um capítulo em um ambiente de Escrita Coletiva. Ao final da atividade, o livro inteiro estará resumido para melhor compreensão dos(as) alunos(as), que terão se concentrado mais em um trecho, porém possuirão acesso ao resumo do livro inteiro. É interessante, ao final, que cada dupla, em ordem de capítulos do livro, comente sobre o seu resumo e que haja um debate sobre o entendimento da turma, relacionando os conhecimentos adquiridos por cada um. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Sugere-se que um só arquivo seja criado com todos(as) os(as) membros(as) da turma inseridos, cada dupla escrevendo sobre a parte que ficou encarregada. Assim, após finalizado, um único arquivo completo sobre a matéria estará pronto, com todos(as) os(as) membros(as) que o necessitem já tendo acesso.
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Para a criação de um Objeto de Aprendizagem (OA), é importante que os(as) alunos(as) tenham um tempo reservado para interação e discussão sobre a forma de abordagem e onde serão feita as pesquisas (internet, livros, revistas acadêmicas, etc). Sugere-se que, em um ambiente de Escrita Coletiva, cada dupla estruture como será o OA, produzindo os conteúdos que mais tarde constarão dentro do Objeto de Aprendizagem seguindo as etapas de Preparação, Planejamento, Implementação e Avaliação. Após concluído, sugere-se que haja um momento de apresentação de cada OA. Para mais informações quanto a produção e as etapas de um OA, sugere-se o acesso ao ConstruMED (TORREZZAN, Cristina A. W. ConstruMED: metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Tese - UFRGS. Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/164492?locale-attribute=es). É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre, como o Google Docs, Office, Dropbox Paper, Zoho Docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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Em duplas ou trios, sugere-se criar um texto em uma plataforma de Escrita Coletiva Digital (ECD) nos moldes acadêmicos e seguindo as regras da ABNT. O assunto pode ser abordado em aula ou passado como tarefa para ser produzido a distância. Sugere-se que seja um assunto que abra espaço para discussões e pesquisas. A plataforma de ECD proporciona um espaço para interação dos membros do grupo, que podem discutir suas ideias e tomar decisões sobre o texto (como estrutura, pontos importantes, argumentos, etc), podendo resultar em uma produção de maior qualidade . O Lúmina, repositório de cursos abertos, online e gratuitos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui, em seu acervo, um curso de Introdução ao Texto Acadêmico, podendo ser útil para os(as) alunos(as) compreenderem o material que podem produzir. É possível utilizar como ambiente de escrita coletiva digital algum editor coletivo livre para a produção texutal, como o Google docs, Office, Dropbox paper, Zoho docs e o ETC (Editor de Texto Coletivo).
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