A negligência ocorre quando uma criança não recebe carinho, atenção, cuidados médicos e de higiene, alimentação e roupas adequadas das pessoas que deveriam cuidar dela.
O abandono é um tipo mais grave de negligência. Abandono ocorre quando a criança não tem mais por perto as pessoas que deveriam cuidar dela.
Violência psicológica é um ato realizado por alguém que humilha, ameaça, ignora, impede que a criança conviva com outras pessoas, aterroriza e ameaça com ataques verbais, causando medo, hostilidade, ansiedade e insegurança. Este tipo de violência pode também ocorrer quando uma criança é obrigada a assumir responsabilidades que seriam dos adultos.
Violência física é um ato realizado por alguém que tem mais poder ou que é mais forte do que a criança. Dar socos, tapas, puxões de cabelo, chutes podem ser formas de violência física. Estes atos podem deixar marcas visíveis e causar fraturas, queimaduras, hematomas, hemorragias e, até mesmo, a morte. Mas a violência física também pode não deixar marcas físicas visíveis e ocorrer várias vezes ou uma única vez.
Violência sexual é uma forma de violência física também. Esta violência pode vir disfarçada de carinho. A pessoa violenta mexe no corpo da criança, mesmo quando a criança não quer este tipo de contato. Muitas vezes, pode ser alguém que deveria cuidar ou é da confiança da criança e que a seduz a fazer algo que ela não quer. Há formas de violência sexual com contato físico, quando há toque no corpo da criança, beijos sem a permissão da criança, ou até mesmo quando a criança é obrigada a tocar no corpo do adulto e até ter relações sexuais. Mas há também violência sexual sem contato físico, quando a criança é filmada e fotografada sem roupas, ou exposta a imagens que têm conteúdos sexuais que deveriam ser só para adultos.