x
Para Alunos
Este objeto propõe-se a lhe auxiliar na elaboração de um texto de apresentação que poderá ser utilizado depois em seu Perfil no ambiente virtual de aprendizagem.
Para isso, você deverá selecionar três objetos que normalmente estariam em sua bolsa (mochila, pasta, etc.) e, a partir desta seleção, elaborar um texto que permita que os seus futuros colegas possam conhecer um pouco mais sobre você. Caso você não encontre o objeto desejado, poderá escolher o botão “Outro objeto” e escrever o nome do objeto.
Ao concluir, será mostrado um “cartão” de visitas com os objetos que você selecionou e o texto de sua apresentação. Este cartão e o texto serão enviados para o email que você informou no início da dinâmica e poderão ser utilizados posteriormente como apoio ao preenchimento do seu Perfil.
Posteriormente, seu professor poderá lhe pedir para compartilhar essas informações com o grupo
x
Para Professores
Ao iniciarmos um curso a distância, normalmente os alunos são convidados a elaborar algum tipo de apresentação (em geral, através do preenchimento do recurso “Perfil” no ambiente virtual adotado).
Essa dinâmica tem por objetivo facilitar a elaboração desse texto de apresentação e compartilhamento com os colegas.
O professor poderá então utilizar o texto produzido pelos alunos para realizar uma dinâmica de apresentação virtual. Uma sugestão é convidá-los a publicar os textos em um fórum de discussão. Este recurso permite que os colegas façam questionamentos sobre o texto apresentado e os alunos possam refletir, reformular e ampliar sua apresentação original. Após essa atividade, o professor pode sugerir que os alunos compartilhem através do seu Perfil no AVA adotado.
Ciampa (1984, p. 59-60) diz que “Quem é você?” é uma pergunta que muitas vezes fazemos uns aos outros e a nós mesmos, mas que não é fácil de ser respondida. E observa que ao respondermos a esta pergunta, nossa identidade “se mostra como a descrição de um personagem ... cuja biografia aparece numa narrativa” e destaca que “todos nós ... somos os personagens de uma história que nós mesmos criamos, fazendo-nos autores e personagens ao mesmo tempo”. Assim, para o autor a resposta à pergunta inicial é uma “representação da identidade”, o que pode ser trabalhado e debatido sob o enfoque da Psicologia Social Sócio-Histórica, que considera o sujeito como constituído constantemente na interação com o mundo, ou seja, um ser em metamorfose.