Módulo - Formação de Grupos

FORMAÇÃO DE GRUPOS

Muitos são os desafios do professor/tutor diante dos avanços tecnológicos. As tecnologias digitais favorecem cada vez mais as trocas sociais através da interação, o que permite que o trabalho em grupo se torne um grande desafio. A formação e desenvolvimento de grupos na Educação a Distância (EAD) requer uma discussão mais aprofundada, como será bordado neste módulo.

Mas o que é um grupo? Na sociologia um grupo pode ser definido como um sistema de relações sociais e interações recorrentes entre os seus participantes4. A habilidade de estruturar relações interpessoais e a aquisição de valores sociais depende das interações que se estabelecem no grupo de pares1. Os membros de um grupo compartilham valores comuns, aptidões e inibições individuais que podem auxiliar seus colegas na realização eficaz da tarefa2. Assim, para que um grupo possa trabalhar de forma eficiente e com qualidade, todos são responsáveis no alcance das metas, pois existe uma cooperação mútua que se estabelece, a fim de facilitar a interação2.

Quando pensamos sobre exemplos de estratégias pedagógicas na educação é recorrente a sugestão de utilizar a formação de grupos para que os alunos possam trabalhar de forma cooperativa e colaborativa. No virtual esta ação também é adotada, mas muitas dificuldades são enfrentadas, como por exemplo: quais seriam as dinâmicas de formação que poderiam ser utilizadas; quais são as estratégias de negociação de conflitos necessárias para um trabalho coletivo produtivo virtualmente; entre outras.

O conceito de grupos está relacionado com os tipos formais, que são construídos para atender a uma finalidade/atividade educacional. Não serão abordados neste módulo os grupos informais formados entre os alunos para outras finalidades não educativas3.

No virtual a formação de grupo pode ser realizada de diferentes formas, denominadas de estratégias. Quatro possíveis estratégias podem ser citadas para a formação de grupos3, 4:

- Grupo livre: um número de pessoas que explicitamente escolheram ser parte de um grupo devido a algum interesse ou preferência em comum;

- Grupo casual: um número de pessoas que compartilham um mesmo ambiente virtual de aprendizagem em um momento particular, sem interesse explícito que as una;

- Grupo estabelecido: um número de pessoas é unido a partir da análise e escolha do educador, objetivando uma distribuição mais justa entre os alunos;

- Grupo identificado automaticamente ou aleatório: um número de pessoas que são automaticamente conectados a partir da detecção de um algoritmo computacional.


REFERÊNCIAS:

1 MORENO, J.L. Fundamentos de la sociometria. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1972. 2 MINICUCCI, A. A. Dinâmica de Grupo na Escola. 3ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975. 3 DAVIS, B.G. Collaborative Learning: Group Work and Study Teams. San Francisco: Jossey - Brass Publishers, 1993. 4 CARVALHO, L.; MACEDO, H. Introdução aos Sistemas de Recomendação para Grupos. 2014. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/viewFile/CARVALHO-RITA-VOL21-NR1/29000.