:: Acervos, Museus e Fundações :: Interior >> Acervo do Clube de Gravura de Bagé

Atualmente sob responsabilidade da URCAMP, junto ao Museu Don Diogo de Souza. O acervo reúne nomes nacionais e estrangeiros, formado a partir da atuação do histórico Clube de Gravura de Bagé. Também conhecido como o Grupo de Bagé, foi formado inicialmente por Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Jacy Maraschin e Ernesto Wayne que, através do intelectual Pedro Wayne, entraram em contato com Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves e José Morais. No entanto, ficaram mais conhecidos como membros do grupo apenas Scliar, Bianchetti, Gonçalves e Rodrigues.

Seus os artistas defendiam a popularização da arte através da abordagem de temas sociais e regionais, num estilo figurativo realista com traços expressionistas. O nome nasceu após uma exposição realizada em Porto Alegre em 1948, na galeria do Correio do Povo, quando eles foram chamados de "os novos de Bagé" pela imprensa local.

O Grupo foi uma influência direta para a formação do Clube de Gravura de Bagé e do Clube de Gravura de Porto Alegre, que renovaram as artes gráficas brasileiras nos anos 50 através de uma proposta semelhante. O Museu da Gravura Brasileira também foi idéia destes quatro artistas.

Próximo>