Corte longitudinal da encéfalo.
Aumento: 10x. Coloração: Del Rio Hortega. Nessa imagem, é possível ver a complexidade da composição histológica do sistema nervoso, em que os neurônios e células da glia se articulam para manter as funcionalidades nervosas. Em X, pode-se observar células neuronais, de forma que, em *, visualiza-se os dendritros neuronais. Em #, vê-se os axônios neuronais.
Corte longitudinal da encéfalo.
Aumento: 63x. Coloração: Del Rio Hortega. Nessa imagem, é possível ver a complexidade da composição histológica entre as células neuronais, de forma que juntas formam uma rede bastante intrincada. Em *, o corpo neuronal com dendritos emergindo do corpo celular (X). Em #, vê-se a porção axonal.
Corte transversal do corno anterior da medula espinal evidenciando um neurônio motor.
Aumento: 63x. Coloração: Hematoxilina-Eosina. Nessa imagem, é possível visualizar, com maior clareza, um neurônio motor. Em *, pode-se ver seus dendritos emergindo do corpo celular (seta preta). Em Y, destaca-se o núcleo. Em X, aponta-se para o pericário ou citoplasma. E em #, vê-se a porção axonal que surge do cone de implantação (C). Em torno deste neurônio, pode-se observar os núcleos das células gliais (CG).
Corte transversal da medula espinal.
Aumento: 5x. Coloração: Hematoxilina-Eosina. Evidencia-se nesta imagem a substância branca (Seta preta), Corno anterior direito e Corno Posterior direito da substância cinzenta (H medular - em X). Na região central o canal central da medula.
Corte longitudinal do nervo ciático.
Aumento: 5x. Coloração: Hematoxilina-Eosina. Nessa imagem, é possível visualizar este nervo envolto pelo epineuro (X). Observa-se também núcleos de células de schwann (#).
Corte longitudinal do encéfalo, enfocando na substância branca.
Aumento: 40x. Coloração: Del Rio Hortega. Nessa imagem, é possível visualizar as numerosas fibras nervosas que compõem a substância branca (x). Ao redor delas, há as células que constituem a neuroglia (*).