Guia de Utilização
Diagnóstico do diabetes mellitus gestacional
uma linha de tempo
1 - Nome do Objeto Diagnóstico do diabetes mellitus gestacional: uma linha de tempo
2 Área do conhecimento Ciências da Saúde, Medicina, Endocrinologia, Obstetrícia
3 Palavras-chave Diabetes gestacional, linha de tempo, diagnóstico, controvérsias.
4 Introdução Trata-se de objeto que descreve os principais procedimentos para o diagnóstico do diabetes mellitus gestacional (DMG), tema controvertido e ainda não resolvido na literatura. O DMG - alteração do metabolismo da glicose que é detectado pela primeira vez durante a gravidez e pode ou não persistir após o parto - incidiu em 7,2% das mulheres brasileiras e pode acarretar risco aumentado de desfechos adversos maternos e fetais, como distúrbios hipertensivos da gestação, taxa de cesariana primária e número de recém-nascidos grandes para a idade gestacional ou macrossômicos (com mais de 4 kg)1-4. Existem vários procedimentos recomendados para o diagnóstico, alguns bem fundamentados, outros nem tanto, gerando muita discussão na literatura médica sobre o assunto, especialmente porque o critério recomendado e mais empregado atualmente aumenta, potencialmente até três vezes, a prevalência do DMG. Atualmente, o critério referendado pela Organização Mundial da Saúde1 e pela American Diabetes Association2 é aquele proposto pela International Association of Diabetes and Pregnancy Study Groups (IADPSG)5.
5 Objetivo O objeto apresenta a evolução temporal de diversos procedimentos diagnósticos, com base em estudos da literatura e recomendações por diversas entidades médicas com expertise no assunto. . Visa capacitar o aluno a reconhecer os diferentes critérios diagnósticos e compreender sua origem, propiciando avaliar os diferentes procedimentos com visão crítica, entendendo as vantagens e as limitações de cada método. O aluno deverá ser capaz de avaliar criticamente, ao final do estudo, o impacto que o emprego de cada procedimento e critério diagnóstico tem na prática médica.
6 Público-alvo Alunos de cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas das Ciências da Saúde, especialmente aqueles das áreas da Endocrinologia e da Obstetrícia.
7 Pré-requisitos Conceitos básicos relacionados ao diabetes gestacional, como definição, repercussões na gestação e na prole, noções sobre procedimentos diagnósticos e quais os procedimentos em uso no país e no mundo.
8 Sugestões de atividades Na linha de tempo aparece um pequeno resumo de cada recomendação diagnóstica (em um campo da linha) ou os principais resultados dos estudos (em outro campo da linha). Para cada procedimento, cada estudo e cada recomendação, os alunos poderão clicar no respectivo link, que leva ao resumo do artigo no PubMed. Adicionalmente, o aluno poderá captar os artigos originais referenciados, em ambiente com acesso ao Periódicos Capes. Por meio de chats ou fórum na plataforma Moodle, o professor poderá incentivar a discussão da controvérsia diagnóstica, bem como das vantagens e desvantagens que cada procedimento oferece e limitações no emprego dos vários procedimentos em diferentes contextos. Os conteúdos poderão ser aprofundados a partir da consulta aos artigos completos (em ambiente do Periódicos Capes) e por meio das discussões já mencionadas. Adicionalmente, o conteúdo poderá ser a base para o trabalho final da disciplina.
9 Sugestões de avaliação O objeto de aprendizagem fará parte das atividades de disciplina dos cursos de Pós-graduação em Endocrinologia ou em Ginecologia e Obstetrícia, podendo ser consultado pelo aluno após inserção na plataforma Moodle. Os conteúdos apresentados e sua apropriação pelo aluno poderão ser avaliados durante atividades síncronas (chats) e assíncronas (fórum), mediante discussão dos conteúdos. A construção de uma visão crítica sobre os diversos procedimentos será avaliada nessas atividades. Haverá, especificamente, um fórum de discussão sobre o assunto em disciplinas do pós-gradução. Ainda, o aluno poderá utilizar o conteúdo apresentado na confecção do trabalho final da disciplina. Finalmente, o objeto poderá ser avaliado pelo aluno, e por meio desse feedback, definir-se-á sua reutilização em outras edições da disciplina.
10 Referências 1. WHO Guidelines Approved by the Guidelines Review Committee. Diagnostic Criteria and Classification of Hyperglycaemia First Detected in Pregnancy. Geneva: World Health OrganizationCopyright (c) World Health Organization 2013.; 2013. 2. American Diabetes Association. Diagnosis and classification of diabetes mellitus. Diabetes Care. 2014;37 Suppl 1:S81-90. 3. Hartling L, Dryden DM, Guthrie A, Muise M, Vandermeer B, Donovan L. Diagnostic thresholds for gestational diabetes and their impact on pregnancy outcomes: a systematic review. Diabet Med. 2014;31(3):319-31. 4. Wendland EM, Torloni MR, Falavigna M, Trujillo J, Dode MA, Campos MA, et al. Gestational diabetes and pregnancy outcomes - a systematic review of the World Health Organization (WHO) and the International Association of Diabetes in Pregnancy Study Groups (IADPSG) diagnostic criteria. BMC Pregnancy Childbirth. 2012;12:23. 5. Metzger BE, Gabbe SG, Persson B, Buchanan TA, Catalano PA, Damm P, et al. International association of diabetes and pregnancy study groups recommendations on the diagnosis and classification of hyperglycemia in pregnancy. Diabetes Care. 2010;33(3):676-82.
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