O Pentatronix é um Instrumento Musical Digital (IMD) que pode ser desenvolvido e utilizado por alunos e professores que desejam trabalhar com a combinação entre música, componentes eletrônicos e programação simples de computador. Este instrumento pode emitir cinco notas musicais (dó, ré, mi, sol, lá) de modo que você possa criar pequenas composições ou improvisações melódicas. Estas cinco notas formam a escala pentatônica de dó, por isso seu nome se formou na junção de PENTA (cinco) e TRONIX (eletrônica).
Este IMD foi planejado a partir de uma tese de doutorado onde a ideia foi desenvolver um instrumento musical na qual se poderia construir e interagir com o próprio recurso. O instrumento pode ser um modelo, mas você pode construir um ou mais instrumentos semelhantes, com diferentes escalas e pode-se optar por tocar mais de um IMD ao mesmo tempo.
Com o Pentatronix é possível produzir acordes e até mesmo formar uma orquestra com esses instrumentos.
Vamos construir e experimentar?
Desafio com resistores: https://scratch.mit.edu/projects/68521180/
Desafio: Problemas no funcionamento de alguns sensores infravermelho: https://scratch.mit.edu/projects/68261582/
Desafio: Montagem virtual da prototipagem eletrônica do IMD Pentatronix:
Você deve ter lido no material “CONCEITO DE PROTOBOARD”que para a construção do IMD PENTAtronix é necessário conectar alguns fios na protoboard. Antes de realizar a prototipagem física, monte uma prototipagem virtual. Para isso entre no software gratuito Fritzing e monte a sequência correta que deve realizar na protoboard e a conexão que deve ser realizada com os fios. Como o Fritzing não possui os emissores e receptores TIL78 e TIL32 que são utilizados no PENTAtronix, substitua-os por LEDs. Para ajudá-lo neste desafio, acesse os vídeos no material de apoio deste módulo.
Após você simular a ligação na protoboard virtual, salve a imagem e compartilhe com o seu professor e com seus colegas!!
Desafio: Pesquisando sobre Arduino:
Você conhece a placa arduino? O desafio é pesquisar na internet pelo menos três vídeos sobre o uso do arduino na produção de música. Após encontrar os vídeos compartilhe aquele que você achar mais interessante no fórum “Arduino e a Música” que está disponível no ambiente virtual de aprendizagem. Não se esqueça de comentar o que mais lhe chamou a atenção no vídeo escolhido e as principais utilidades que você encontrou para essa placa.
Construindo o IMD PENTAtronix
O que você acha de construir um instrumento musical digital?
O desafio é construir o IMD PENTAtronix!
Em grupo de no máximo 3 componentes leia as instruções do material de apoio sobre o passo-a-passo para construção do instrumento.
Observe que neste desafio você fará a programação no Scratch for Arduino (S4A), já que o funcionamento do Pentatronix baseia-se no uso de arduino. Para baixar o S4A, acesse: http://s4a.cat/ e depois clique em downloads.
Após construir, configurar e programar em scratch o IMD não se esqueça de testar o instrumento!
Formando uma banda com o IMD PENTAtronix
Você já pensou em ter uma banda com instrumentos construídos por você e seus colegas?
Agora que você já construiu com o grupo o PENTAtronix, o desafio é testar todos as notas musicais e sons que ele irá gerar.
Em grupo teste todos os sons. Não esqueça que todos os componentes do grupo devem tocar o PENTAtronix de forma coletiva!
Após testar o IMD e seus sons, o desafio vai aumentar: formar uma banda com toda a turma.
ARDUINO, site Arduino. http://www.arduino.cc. Último acesso: Julho/2015. MACHOVER, Tod. Hyperinstruments. A Progress Report 1987-1991. MIT Media Laboratory. January,1992.
OXFORD DICTIONARY UNIVERSITY PRESS [ONLINE], 2014. Disponível em: http://www.oxforddictionaries.com/us/ Acesso em 05 de jul. de 2014.
MACHOVER, Tod. Hyperinstruments. A Progress Report 1987-1991. MIT Media Laboratory. January,1992
WANDERLEY, Marcelo. Projeto e utilização de instrumentos musicais digitais. In: Keller, D., Budasz, R.: Criação musical e tecnologias: teoria e prática interdisciplinar. Goiânia: ANPPOM 70-96, 2010.
WORSLEY, Marcelo. & BLIKSTEIN, Paulo. Designing for Diversely Motivated Learners. Paper Presented at the Digital Fabrication and Making in Education Workshop at the 2013 Interactive Design for Children Conference (IDC 2013). New York, USA, 2013.
ZAHAR, Jorge. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Tradução: Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1994.