IMDE
o
o
o
o

Este módulo é voltado a você professor que almeja trabalhar com Instrumentos Musicais Digitais (IMD) com seus alunos, através da formação em grupo. A interação com o IMD pode ser de duas formas: interação entre os atores que irão criar/compor uma música e a interação com os instrumentos e/ou ferramentas digitais que serão utilizados para produzir música. (IAZETTA, 1999).

Por isso ao propor o uso de IMD na educação é necessário questionar qual tipo de interação e sua importância em aula: como interagir com o instrumento musical digital (manusear, para produzir os sons) e como utilizar esse instrumento em grupo, de modo a formar uma banda ou orquestra.

O IMD PENTAtronix pode ser utilizado para estas duas finalidades, tanto para interagir com o instrumento (construir/compor) como para interagir de forma coletiva com outros IMDs desenvolvidos pelos alunos. Cada módulo deste objeto de aprendizagem (1, 2, 3) apresenta as etapas para entender o que é um IMD e como construir o seu.

Mas o grande desafio vai além da construção do IMD, é a formação, planejamento e desenvolvimento de grupo para que, de forma coletiva, possam usar o PENTAtronix.

Portanto você professor está convidado a conhecer possíveis estratégias pedagógicas para usar de forma prática este objeto!

Estratégias
pedagógicas


FORMAÇÃO DE
GRUPOS
ESTABELECENDO
METAS


ambiente virtual
de aprendizagem
MapeaNDO
interações

FONTES
grupos NAS
Redes sociais
Execução coletiva
PENTATRONIX
Dinâmica
EM GRUPO