Este módulo é voltado a você professor que almeja trabalhar com Instrumentos Musicais Digitais (IMD) com seus alunos, através da formação em grupo. A interação com o IMD pode ser de duas formas: interação entre os atores que irão criar/compor uma música e a interação com os instrumentos e/ou ferramentas digitais que serão utilizados para produzir música. (IAZETTA, 1999).
Por isso ao propor o uso de IMD na educação é necessário questionar qual tipo de interação e sua importância em aula: como interagir com o instrumento musical digital (manusear, para produzir os sons) e como utilizar esse instrumento em grupo, de modo a formar uma banda ou orquestra.
O IMD PENTAtronix pode ser utilizado para estas duas finalidades, tanto para interagir com o instrumento (construir/compor) como para interagir de forma coletiva com outros IMDs desenvolvidos pelos alunos. Cada módulo deste objeto de aprendizagem (1, 2, 3) apresenta as etapas para entender o que é um IMD e como construir o seu.
Mas o grande desafio vai além da construção do IMD, é a formação, planejamento e desenvolvimento de grupo para que, de forma coletiva, possam usar o PENTAtronix.
Portanto você professor está convidado a conhecer possíveis estratégias pedagógicas para usar de forma prática este objeto!
Trabalho em grupo no virtual
Quando pensamos sobre trabalho em grupo no virtual muitas indagações surgem, principalmente como motivar os alunos trabalharem de forma cooperativa. Portanto, pense na situação e entre no fórum “Trabalho em grupo em AVA: como mediar?” E responda as seguintes questões:
-Como auxiliar os alunos a negociarem situações difíceis?
-Qual a melhor forma de formação de grupo?
-Como motivar os alunos a se comunicar mais no virtual?
-Como incentivar o trabalho cooperativo e não apenas colaborativo?
Vamos pensar e discutir?!
Trabalho em grupo com o PENTAtronix
O PENTAtronix é um IMD excelente para trabalhar em grupos. Mas para isso é importante, inicialmente, pensar em regras para que o trabalho ocorra de forma coletiva e não individual. Crie 10 regras que você acha imprescindíveis para a construção e manuseio do PENTAtronix de forma coletiva.
Escreva estas diretrizes em um editor de texto (Word por exemplo) e poste no ambiente virtual de aprendizagem utilizado.
Bom trabalho!!
O trabalho em grupo como metodologia de ensino em cursos e disciplinas on-line:
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/014tcc3.pdfDez razões para apostar em trabalhos em grupo:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/apostar-trabalho- grupo-508577.shtmlComo agrupo meus alunos?
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtmlReportagem da BBC: Jovens precisam criar, não apenas interagir com tecnologia:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/05/140429_entrevista_resnick_educacao_pai.shtmlUm dos grandes desafios em sala de aula é a formação de grupos. Alguns professores utilizam estratégias em forma de dinâmicas, como por exemplo organizar ordem alfabética, idade, sexo ou mesmo de forma livre.
Davis (1993) sugere algumas dinâmicas para a formação de grupos:
-Aleatória – é definida por um algoritmo, de forma automática. Portanto, é considerada a mais democrática;
-Livre – é a mais liberal, pois permite a escolha do aluno, com quem quer trabalhar. Desta forma existe o risco de segregação, mas também pode ser motivador;
-Do facilitador – o Professor analisa as escolhas do aluno e realiza a formação, objetivando uma distribuição mais justa, mas com risco de desmotivação.
Portanto, você como professor pode utilizar estas dinâmicas para auxiliar no início da criação de grupos.
Quando se pensa em trabalho em grupo o grande desafio é que todos os componentes produzam. Uma ótima estratégia para que todos participem da produção é através da delegação de metas. Faça os grupos listarem as metas que devem atingir para finalizar a tarefa. Em seguida peça aos alunos sinalizarem qual (ais) a(s) pessoa (s) responsável (eis) pelo meta. Esta organização possibilita um trabalho mais organizado no grupo.
Um dos problemas que ocorre durante um trabalho em grupo é a falta de comunicação. Quando se utiliza um ambiente virtual de aprendizagem o professor pode incentivar os alunos a utilizarem ferramentas como: bate-papo, fórum, contatos, messengers etc. para realizar as negociações para o desenvolvimento do trabalho em grupo.
O professor nos ambientes virtuais de aprendizagem muitas vezes não conseguem acompanhar as interações dos alunos e, neste sentido, não conseguem auxiliar e incentivar os alunos a interagir entre os componentes do grupo.No ambiente virtual de aprendizagem ROODA existe um recurso chamado Mapa Social que permite visualizar as interações entre os alunos (quem falou com quem, intensidade de interações etc.). Que tal explorar esta ferramenta e ajudar os seus alunos?
Caso não utilize este ambiente virtual de aprendizagem você pode explorar as ferramentas de seu AVA que incentivem a formação de grupos e seu desenvolvimento.
Uma outra maneira de acompanhar o desenvolvimento de trabalhos em grupo utilizando tecnologias digitais é a criação de grupos de discussão nas redes sociais, tais como Facebook, WhatsApp ou outro. Você professor pode utilizar destas mídias para manter a interação com o grupo formado.
Ao utilizar o PENTAtronix você pode usar muitas estratégias para que o grupo se torne unido em prol de um objetivo: construir e utilizar o instrumento de forma coletiva em uma banda ou conjunto. Uma das formas é os alunos se agruparem de acordo com as preferências musicais. Explore ao máximo o perfil de cada aluno para criar grupos homogêneos.
Para contribuir no levantamento do perfil do aluno, segue abaixo uma dinâmica:
SUGESTÃO DE DINÂMICA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS
O Bazar é uma ferramenta que tem o intuito de facilitar a interação entre os participantes, através do delineamento do perfil dos alunos. Em nosso Bazar existe uma gama de instrumentos, em que você deverá escolher dois deles e escrever no Fórum como estes objetos representam uma característica sobre sua vida/personalidade.
Para complementar, é necessário responder às seguintes perguntas:
-De onde você é?
-Quais assuntos lhe interessam?
-Quais são seus hobbies?
Após responderem a essas perguntas e escolherem os dois instrumentos justificando, os alunos deverão formar grupos conforme as suas escolhas.
BEHAR, Patricia. A. e colaboradores. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre, Artmed, 2009.
DAVIS, B. G. Collaborative Learning: Group Work and Study Teams. San Francisco: Jossey - Brass Publishers, 1993.
IAZETTA, Fernando. Interação, Interfaces e Instrumentos em Música Eletroacústica. 1999. Disponível em: http://www.unicamp.br/~ihc99/Ihc99/AtasIHC99/AtasIH
MENDES NETTO, Cristiane; PERPÉTUO, Denise Graciolli A. Martins.Estratégias para construção de relações afetivas em ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 16., 2010, Foz do Iguaçu.Anais... Foz do Iguaçu: ABED, 2010. 10p. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010085045.pdf acesso em 17/07/2014.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.