Esse ambiente foi criado com o objetivo de apresentar alternativas, propiciar desafios e reflexões acerca das possibilidades de produção e utilização de vídeos no ensino de história. Trata-se de um objeto de aprendizagem a ser utilizado nas disciplinas de estágios docentes no campo do ensino de história.
Aqui você terá acesso a três vídeos/documentários produzidos a partir da experiência construída na disciplina Estágio de Docência em História, com estudantes do curso licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após o acesso você terá uma atividade no ambiente EAD que a disciplina utiliza.
O professor, em formação nas licenciaturas ou em atuação cotidiana na escola, é desafiado a constituir-se como AUTOR e ATOR de suas PRÁTICAS e de seus SABERES. Antes de acessar os vídeos leia Saberes Históricos e Mediação de Saberes nos Estágios Docentes e participe do FORUM no ambiente EAD que a disciplina utiliza.
Em O Processo Espanhol: A Guerra Civil (Parte 1) e O Processo Espanhol: A Revolução (Parte 2), está presente a proposta de construir conceitos a partir de temáticas específicas do ensino de história, como os de guerra civil e de revolução, trabalhados em dois vídeos diferenciados e potencializados pelo diálogo com a literatura.
Nos links abaixo você encontra disponíveis para assistir as entrevistas realizadas para a confecção dos dois documentários, com o Prof. Eduardo Santos Neumann (Parte 1 - Parte 2) e o Prof. Enrique Serra Padrós (Parte 1 - Parte 2 - Parte 3), ambos professores e doutores do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, e o Cacique José Cirilo Morinico, cacique guarani.
Em Rio Grande do Sul: Território Indígena, você encontrará um documentário com temáticas sobre a presença dos indígenas no Rio Grande do Sul, expressas através da indissociabilidade entre passado e presente no estudo da história.