Módulo I - Compreensão
Contexto educacional
O termo contexto tem sido usado em algumas situações para modalidades educacionais (educação a distância, educação presencial, educação semi-presencial) e outras para níveis de ensino (ensino superior, ensino fundamental, educação de jovens e adultos etc). Pode também indicar uma determinada situação didática, restrita ao período em que a aprendizagem é desenvolvida (FILATRO, 2008). A Figura 5 apresenta exemplos de contextos educacionais.
Figura 5: Exemplo de contextos educacionais
O contexto de aplicação precisa ser bem definido, pois pode determinar diversas características do material. Amante e Morgado (2001) ressaltam ainda que os materiais hipermídia com características educacionais podem ser integrados em vários contextos de ensino, como contextos profissionais, familiares, de lazer e nos mais diversos contextos de saber (bibliotecas, centros de documentação, midiatecas e museus). Podem, ainda, ser produzidos para uso individual ou em grupo, para exploração ou transformação de documentos; para atividades de pesquisa; para concepção de outros hiperdocumentos; ou para suporte em aulas expositivas.