Módulo I - Compreensão
Relação dos objetivos pedagógicos
No momento da concepção do material, a equipe pedagógica deve definir os objetivos pedagógicos. Antes de projetar a interface, esses objetivos devem ser especificados claramente, bem como identificadas as aprendizagens que se procura desenvolver no aluno. É importante ainda definir o modelo pedagógico no qual o material estará inserido (AMANTE e MORGADO, 2001).
Conforme Behar (2009) um modelo pedagógico para EAD consiste em um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo. Esse modelo alcança concretude nas praticas pedagógicas e nas interações professor/aluno/objeto de estudo, quando os sujeitos relacionam-se conforme a proposta. Os elementos de um modelo pedagógico apresentam estrutura calcada em um determinado paradigma e segundo uma ou mais teorias educacionais norteadora da aprendizagem.
A Figura 3 apresenta a estrutura dos modelos pedagógicos para EAD, que se divide em duas partes: arquitetura pedagógica (AP) e estratégia para aplicação dessa arquitetura. Behar (2009) define os componentes da AP da seguinte forma: a) aspectos organizacionais – fundamentação do planejamento e proposta pedagógica, incluindo os propósitos do processo de ensino-aprendizagem a distancia, a organização do tempo e do espaço e as expectativas em relação a atuação dos participantes; conteúdo – materiais instrucionais e/ou recursos informáticos; aspectos metodológicos – proposta e organização didática de atividades, formas de interação e comunicação, procedimentos de avaliação; aspectos tecnológicos – definição do ambiente virtual de aprendizagem e suas funcionalidades e ferramentas.
Figura 3 : Elementos de um modelo pedagógico em EAD
Fonte: (BEHAR, 2009, p.25)