Iniciando o processo de análise das demonstrações contábeis, iremos necessitar dos demonstrativos a serem analisados. Você deve, então, tomar algumas providências como:
Obs.: A partir das publicações de 2008 a DOAR foi substituída pela DFC.
Para tanto, você pode consultar em diferentes fontes, como por exemplo:
Estudo de Caso |
Escolha uma empresa de capital aberto para realizar a análise de seus demonstrativos contábeis. Essa será a empresa modelo que iremos trabalhar durante todo o processo.
Lembre-se, a análise deve ser precedida de um conhecimento amplo sobre as características da entidade, bem como sobre a situação do mercado e da econômia, no período analisado. Assim, proceda na caracterização do setor econômico da empresa escolhida e das suas atividades no seu setor.
Pesquise em revistas especializadas, nas associações setoriais, federações das indústrias, nos órgãos reguladores, em sites de consultorias de mercado, etc.
Lembre-se sempre de indicar as fontes consultadas!
Agora que você já escolheu uma empresa para sua análise e já procedeu na contextualização do setor econômico, vamos coletar seus demonstrativos contábeis.
Consulte os demonstrativos contábeis (consolidados) publicados na Comissão de Valores Mobiliários do período mínimo de três exercícios sociais.
Caso seja necessário, consulte o Tutorial de Consulta de Dados na CVM.