Qual a importância da Arquitetura Pedagógica para o docente?

A Arquitetura Pedagógica (AP) é importante para o planejamento de uma atividade de ensino de acordo com seu contexto. Ela é responsável por orientar as ações do professor a fim de aprimorar os resultados do processo didático. De acordo com Behar et al. (2019), a Arquitetura Pedagógica é formada por quatro aspectos, são eles:

  1. Organizacional - compreende os objetivos gerais e específicos de ensino e aprendizagem, planejamento pedagógico, gestão do tempo e espaço das aulas e das relações entre os professores, alunos e tutores, são eles: o planejamento contendo a modalidade (presencial, híbrida, a distância), objetivos, organização do tempo e espaço bem como dos estudantes que podem ser em grupos, por exemplo.

  2. Conteúdo - abrange a temática proposta bem como os materiais educacionais utilizados no processo, tais como: textos, animações, softwares e objetos de aprendizagem.

  3. Metodológico - se refere a organização das atividades, interação e avaliações, como por exemplo, a sequência didática, que garante que os objetivos do ensino e aprendizagem sejam alcançados.

  4. Tecnológico - está ligado aos recursos e ferramentas digitais que serão utilizados, como: o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), objetos de aprendizagem, jogos, simulações, ferramentas de edição, repositórios e Sistemas de Recomendação Educacionais. Por exemplo, o AVA pode dispor de diferentes funcionalidades, sendo a plataforma utilizada para interação, consulta dos materiais, avaliação e feedback do professor.

Mas, na prática, como organizar uma arquitetura pedagógica baseada no RecETC?

Veja a seguir.

Infográficos

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Desafio

Assim, professor, que tal se desafiar e criar a sua arquitetura pedagógica com base no tabela proposta abaixo? Vamos começar?!

Orientação para o docente criar sua Arquitetura Pedagógica

Faça sua própria tabela

Tabela de Exemplo

Arquitetura Pedagógica do nome do Curso/ Disciplina
Aspectos Organizacionais: se refere ao planejamento pedagógico
Disciplina
Semestre
Curso
Instituição
Modalidade
Presencial
EaD

Híbrido

Objetivo Geral
Objetivos Específicos
Tempo e espaço
200 Carga horária total(horas);
50 Horas de aula teórica.
Sujeitos
Docentes
Alunos
Tipo de avaliação
Avaliações teóricas;

Avaliações individuais;

Avaliações em grupo.

Aspectos de Conteúdo: temática de estudos e materiais didáticos
Conteúdo Está relacionado com a temática proposta pela atividade de ensino.
Materiais didáticos Conteúdo em diferentes formatos: textos, slides, simulações, vídeos, imagens, objetos de aprendizagem.
Recomendação de conteúdo Recomendação de textos, vídeos e imagens.
Aspectos Metodológicos: Organização das atividades e avaliações
Aulas

As aulas podem ser expositivas, dialogadas, com exercícios, presencialmente ou virtuais por meio do AVA.

Organizadas semanalmente no AVA, onde serão repassadas informações aos alunos sobre o material que seria utilizado na aula, as atividades propostas e as anotações que deveriam ser feitas no AVA.

Comunicação A comunicação pode acontecer por meio de ferramentas como o e-mail, o AVA, e nos momentos síncronos.
Avaliações Os critérios devem ser claros, e a avaliação pode ocorrer por meio de testes de conhecimento, relatórios ou trabalhos em grupo.
Recomendação

O SRE pode ser utilizado por um período, durante uma atividade, para reforçar um conteúdo ou durante todo o semestre. Definir e apresentar aos estudantes os objetivos que se deseja alcançar com a recomendação, e se a atividade compõe algum tipo de avaliação.

O perfil do estudante deve ser atualizado de forma explícita ou implícita com frequência.

O estudante precisa ser acompanhado durante todo o processo, por meio da mediação docente e feedbacks.

Aspectos Tecnológicos: Recursos e ferramentas digitais que serão utilizados
AVA
Funcionalidades
MED Apresentações (PPT), textos (PDF), Vídeos, Animações, Simulações, Objetos de Aprendizagem.
Software ETC (RecETC).
Fonte: Adaptado de GUIZZO (2021).

Referências

  • BEHAR, P.A; MACHADO,L.R; TORREZZAN,C.A.W; LONGHI, M.T. Recomendação pedagógica a distância: conceitos e elementos. 2019. In: BEHAR, P.A. Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019
  • GUIZZO, Michele Alda Rosso. MODELOS PEDAGÓGICOS BASEADOS EM SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO: Um foco em disciplinas da graduação / Michele Alda Rosso Guizzo. -- 2021. 256 f.