O que são as Estratégias Pedagógicas?

As estratégias pedagógicas (EP) são compreendidas como um conjunto de ações educacionais, que auxiliam o professor a alcançar os objetivos educacionais visando fomentar a construção de conhecimentos. Desse modo, se constituem como “[...] um ato didático que aponta à articulação e ao ajuste de uma arquitetura para uma situação de aprendizagem determinada” (BEHAR et al., 2009, p. 31).

Assim, a construção de estratégias pedagógicas são influenciadas por meio das necessidades identificadas em um contexto (BEHAR, et al., 2019). Por exemplo, o tipo de conteúdo ou disciplina; o tempo disponível para a atividade; quais os recursos a serem utilizados; em que nível de educação estas serão aplicadas, entre outras.

Portanto, é relevante utilizar estratégias pedagógicas que possam apoiar o discente frente às suas necessidades, contribuindo para a personalização do ensino e engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. Além disso, o professor precisa reavaliar essas ações, e buscar alternativas para adaptações caso seja necessário.

Durante o processo de escrita coletiva digital ocorrem trocas e negociações entre os grupos acerca de um objetivo comum (BEHAR et al., 2009, p. 105). Ao longo deste trabalho, o professor vai identificando as potencialidades e as fragilidades dos grupos e consequentemente, buscando estratégias para qualificar o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção textual coletiva.

Neste cenário, são utilizados materiais de apoio, como textos e imagens, por exemplo. Contudo, quando a escrita é desenvolvida por meio de um editor de texto coletivo, como o ETC, a possibilidade de qualificar as produções textuais se torna ainda mais viável. Outra estratégia importante a ser adotada pelo professor é fazer uso das ferramentas disponíveis no editor de texto, como o Sistema de Recomendação (RecETC) e a Rede de Conceitos (RedETC). Nesse sentido, a seguir vamos conhecer algumas estratégias pedagógicas criadas para uma arquitetura pedagógica com foco na escrita coletiva para o uso do recomendador de conteúdos RecETC.

Aplicação de Estratégias Pedagógicas em uma Arquitetura com foco no RecETC

Os estudantes devem ser motivados a partir de temas de seus interesses, e cabe ao professor então, fomentar discussões a seu respeito. As regras do trabalho precisam ser claras, e podem ser definidas em conjunto com os estudantes. O tempo para a escrita é variável, mas sugere-se duas semanas, para que os resultados do RecETC sejam discutidos com o grupo.

A atividade de escrita coletiva pode ser realizada em duplas, abordando um gênero textual específico, escolhido pelo professor e relevante para a turma. Quanto ao limite de caracteres, o tamanho mínimo para o texto pode ser de 800 palavras e a no máximo de 2000 palavras, variando conforme a necessidade. Em relação ao tempo de duração, a atividade pode ser planejada para quatro semanas. Nesse sentido, o acompanhamento do professor no ETC das diferentes versões de texto e o contato com os estudantes motivando-os sobre o uso do SRE RecETC é relevante para o processo. Por fim, cabe ao docente realizar uma autoavaliação da aplicação das estratégias com intuito de verificar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados.


Após o docente apresentar em detalhes aos alunos o editor de texto coletivo digital, o recomendador de conteúdos e efetuar o cadastro no sistema, é interessante organizar a turma em grupos. Assim, cada grupo estabelece suas regras de escrita e durante o desenvolvimento das produções textuais, os estudantes podem fazer uso de todas as suas funcionalidades de interação do ETC (fórum, mensagens, comentários) e do SRE RecETC. Para organizar os materiais didáticos pode ser utilizado um AVA, por exemplo, o ROODA, no qual os alunos também são cadastrados no início do semestre e os materiais da aula podem ser disponibilizados semanalmente. Além disso, o docente pode criar uma página para a disciplina que pode ser construída em uma plataforma gratuita para edição de sites como o Weebly, o Google Sites, entre outros. Na página da disciplina, podem estar disponíveis o cronograma das aulas, os conteúdos e as atividades a serem desenvolvidas.


É importante que o estudante conheça as características da escrita coletiva digital e que o docente apresente os objetivos do seminário/curso/disciplina/atividade de ensino. Em seguida, para iniciar a escrita coletiva é necessário que os alunos sejam orientados a criarem um documento no editor de textos, por grupo, e a salvarem na pasta criada pelo professor. Os estudantes precisam compartilhar o documento com os colegas de grupo e com o docente, para que todos possam acompanhar a escrita. As estratégias podem ter resultados muito particulares, de acordo com o contexto de aplicação, por isso é pertinente que se faça uma autoavaliação, a fim de observar esse processo de ensino e aprendizagem.


O sistema RecETC permite que os materiais recomendados sejam avaliados. Portanto, conforme avaliação dos estudantes, os novos termos de filtragem podem ser incluídos ou excluídos. Para tanto, é importante que o professor acompanhe a edição dos textos por meio do editor, observando o número de versões, a diferença entre elas, enviando mensagens aos autores e incluindo comentários no documento.

Desafio

Conforme vimos aqui, as estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e dependem do contexto na qual serão aplicadas. Assim, professor, que tal se desafiar e criar estratégias pedagógicas? Você pode escrever em um documento de texto e salvar o arquivo em seu notebook, smartphone ou na nuvem.

Referências

  • BEHAR, Patricia Alejandra et al (org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. 309 p.
  • BEHAR, P. A. (Org.). Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019. 194 p.
  • BEHAR, P.A; MACHADO,L.R; TORREZZAN,C.A.W; LONGHI, M.T. Recomendação pedagógica a distância: conceitos e elementos. 2019. In: BEHAR, P.A. Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.