Créditos

CINTILOGRAFIA

A radiação que assustou o mundo após o acidente nuclear em Fukushima/Japão, pode ser uma importante aliada da medicina no diagnóstico e no tratamento de doenças.

As técnicas radiológicas convencionais - mamografias, angiografias, densitometria óssea, tomografia computadorizada, cintilografias, bem como exames de ressonância magnética nuclear, utilizam radiações e se tornaram recursos imprescindíveis na medicina moderna. Essas técnicas proporcionam imagens de alta definição, as quais revelam a estrutura interna do corpo humano, expõem o funcionamento de órgãos e sistemas, apontam o local de lesões e facilitam o diagnóstico e o tratamento médico.

Na cintilografia utiliza-se uma injeção de radiofármaco, a substância apresenta pequena dose de radiação, para diagnosticar e tratar doenças; a técnica cintilográfica é hoje uma das formas mais usuais para vasculhar coração, pulmões, rins, ossos e outros órgãos com a ajuda dessa forma de energia.

Conheça as diferentes etapas da técnica cintilográfica de diagnóstico por imagens e tire dúvidas sobre o uso da radiação que pode salvar.