Créditos

CINTILOGRAFIA

CONTROLE DE QUALIDADE DO RADIOFÁRMACO

Devido aos possíveis problemas que podem ocorrer durante a preparação dos radiofármacos com 99m Tc, é importante que o próprio usuário seja capaz de certificar a qualidade da substância retirada do Gerador de Molibdênio-Tecnécio e do produto marcado - o Sestamibi-99mTc; este radiofármaco, produzido no setor de Radiofarmácia do Centro de Medicina Nuclear, não pode ser administrado aleatoriamente nos pacientes; a determinação de sua pureza química, radionuclídica e radioquímica precedem à administração da respectiva dose no paciente.

A principal técnica para garantir a qualidade final dos radiofármacos é a cromatografia ascendente, em que uma amostra do produto é aplicada sobre um suporte (fase estacionária) e arrastada por um solvente (fase móvel). Para ilustrar o processo de Controle de Qualidade, ao qual é submetido o Radiofármaco Sestamibi-99mTc, é oferecido o seguinte exercício virtual.

Informações adicionais sobre o radiofármaco – Sestamibi-99mTc – também podem ser obtidas nos Laboratórios, especializados na produção.