Alvenaria Estrutural

Argamassas de assentamento

Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede de alvenaria. As proporções dos constituintes são definidas para garantir a contribuição da argamassa na resistência da parede em função das cargas a serem transmitidas e das condições ambientais do local onde será elevada a parede.

Para o bom desempenho de uma alvenaria, a argamassa deve distribuir as cargas na área dos blocos compensando imperfeições e variações dimensionais. Deve absorver, sem romper, as deformações resultantes de efeitos térmicos, de retração, de recalques. Colocada entre os blocos a argamassa veda a parede contra a água e outros agentes nocivos.

Por tudo isso as argamassas devem apresentar características específicas, estabelecidas por norma para cumprir adequadamente sua função. Estas características são garantidas através do controle das propriedades de dois estados diferentes da argamassa: o estado plástico onde são necessários boa trabalhabilidade, boa capacidade de retenção de água e boa velocidade de endurecimento e o estado endurecido onde as características desejadas são boa aderência, boa resiliência, resistência a compressão adequada e baixa retração.

Aspecto da argamassa

Aspecto da argamassa

Assentamento de blocos

Assentamento de blocos