Alvenaria Estrutural

Tipos de Argamassas

As argamassas podem ser classificadas em função de vários parâmetros: composição, processo de fabricação, tipo de uso, etc...

Se os constituintes básicos das argamassas são cimento, cal, areia e água, tem-se uma variedade muito grande de possibilidades em função das proporções adotadas para cada constituinte durante a operação conhecida como dosagem. Ainda, é possível utilizar aditivos que permitem intervir e controlar determinadas características de uma mistura. Assim existem argamassas de Areia + Cal, Cimento + areia, Cimento + Cal + Areia.

A maior teor de cimento corresponde maior resistência enquanto teor maior de cal proporciona mais trabalhabilidade e mais resiliência.

As argamassas podem ser viradas no canteiro de obra, produzido em plantas ou pré-misturado industrialmente, sendo a água adicionada na obra.

As argamassas são utilizadas em situações diversas com requisitos diferentes e condições ambientais variadas. Em função destes fatores, têm-se classes de argamassas que atendem necessidades específicas. A tabela abaixo mostra as exigências mecânicas e reologicas esperadas das argamassas.

Exigências mecânicas para as argamassas

Exigências mecânicas para as argamassas