Alvenaria Estrutural

Blocos e Tijolos Cerâmicos

24cm 21cm Perfurado Canaleta U Canaleta J 44cm

Paredes de blocos cerâmicos

  • Características
  • Classificação
  • Resistência à Compressão
  • Processo de Fabricação
  • Características

    A alvenaria de blocos cerâmicos apresenta características muito importantes: precisão dimensional, boa resistência à compressão, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo e à penetração da chuva, flexibilidade para a estética. Na alvenaria estrutural são utilizados blocos perfurados ou blocos com paredes maciças ou furadas. Em todos estes casos, a relação entre área líquida e bruta deve ser menor que 75%. Caso contrário o bloco é considerado maciço. Entretanto em geral esta relação está em torno de 50%.

    Propriedados dos blocos

    Entre as diversas propriedades que podem ser analisadas, três são consideradas fundamentais e constituem os parâmetros de controle dos blocos. Estas são: a resistência à compressão; a precisão dimensional e o índice de absorção.

    Resistência à compressão

    A resistência do bloco (fbk) depende dos materiais primas utilizados na fabricação do bloco assim como do processo de queima. Em geral, considera-se a resistência como um indicador de qualidade do bloco. Devido a importância deste parâmetro, a norma define o procedimento a ser utilizado para estimar a resistência à compressão de um lote. (Vide link cálculo de resistência à compressão).

    O valor de resistência mínima para bloco estrutural é 3 MPa, sendo a resistência de 6 MPa o valor mais comúm no mercado. A demanda por prédios mais altos tem incentivado algumas fábricas a disponibilizarem blocos de 10, 15 e 18 MPa.

    Precisão Dimensional

    O resultado da racionalização em alvenaria estrutural exige um controle rigoroso de vários aspectos dos blocos. Uma boa modulação tanto horizontal quanto vertical dependerá das dimensões dos blocos. Por outro lado o prumo lateral afeita diretamente o consumo de material necessário para o revestimento das paredes. Variações grandes nas espessuras das paredes podem afetar a resistência

    Assim é muito importante realizar o controle das dimensões para manter estas dentro dos limites estabelecidos pela norma. A figura mostra os parâmetros de controle e as posições onde devem ser medidos.

    Precisão dimensional

    Precisão dimensional

    A norma 15270-2/2005 recomenda os seguintes limites de tolerância:

    Tolerância individual Tolerância média
    Largura (L)
    Comprimento (C)
    Altura (H)
    ±5 mm ±3 mm
    Desvio em relação ao esquadro (D)
    Planeza das faces (F)
    ±3 mm ±3 mm

    Índice de Absorção

    O índice de absorção permite definir a quantidade de água que um bloco é capaz de absorver e serve como um indicador de qualidade também. O índice representa a proporção, em relação a sua massa é capaz de absorver. É um indicador importante pois a penetração de água e outros agentes agressivos por absorção leva a várias patologias e deve ser controlado. A norma estabelece os requisitos para seu uso na alvenaria estrutural.

    Os blocos, quando assentados entram em contato com a argamassa em estado plástico, que contem a quantidade de água necessária para garantir a trabalhabilidade no assentamento e a hidratação correta do cimento. O bloco ao absorver parte da água da mistura pode prejudicar o processo de hidratação.

    Para prevenir estes problemas a norma estabelece um índice de absorção de água inicial (AAI) que mede a capacidade de absorção inicial, fixando os valores aceitáveis para garantir o processo de hidratação.

    A absorção inicial representa a quantidade de água, absorvida por capilaridade através de uma área patrão de 193,55 cm2, em 1 mm, por um bloco imerso 3mm em água. Este valor deve estar entre 5 e 25g/mm/Área padrão.

    Topo

    Classificação

    A resistência à compressão, principal característica do bloco depende de sua morfologias (área líquida). Por outro lado, a interação entre paredes, aspecto importante para a uniformização das tensões, exige o arranjo dos blocos nas fiadas sucessivas de forma a garantir uma amarração direta eficiente entre as paredes. Par isso os blocos são produzidos com comprimentos e espessuras diferentes sendo classificados em famílias em função da largura e em vários tipos em função do comprimento e da função que cumprem na alvenaria. Estes tipos são:

    Considerando uma dimensão modular de 10 cm, a tabela abaixo, extraída da norma 15270-2/2005 as dimensões resultantes para algumas famílias de blocos.

    Dimensões dos blocos

    Dimensões dos blocos

    Para facilitar o rastreamento do produto, cada unidade é identificada logo após a extrusão com uma combinação alfanumérica que:

    • Identifica o fabricante;
    • Informa as dimensões do bloco;
    • Indica se o bloco é estrutural ou de vedação;
    • Informa o lote de fabricação.

    Os catálogos dos fabricantes informam sobre a composição do número de identificação dos blocos.

    Topo

    Resistência a compressão

    Cálculo de compressão:

    Temos:

    como sendo a resistência característica estimada da amostra, expressa em MPa.

    De forma que:

    são os valores dos resultados individuais dos ensaios de resistência à compressão dos corpos de prova da amostra, ordenadas de maneira crescente:

    Tendo n como a quantidade de blocos ensaiados, tem-se:

    Então:

    Sendo então φ a função do número n de corpos de prova:

    n 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 18
    φ 0.89 0.91 0.93 0.94 0.96 0.97 0.98 0.99 1.00 1.01 1.02 1.04

    Topo

    Processo de fabricação

    A fabricação dos blocos cerâmicos consiste varias etapas ou fases que são resumidas a seguir:

    • Seleção das materiais-prima;
    • Definição em laboratório do produto que será produzido industrialmente;
    • preparação da matéria-prima;
    • britagem e moagem da matéria prima;
    • mistura e umidificação;
    • Estrusão, corte e identificação das unidades;
    • secagem no início do forno;
    • queima no meio do forno em túnel;
    • paletização para expedição.

    Etapa de extrusão dos blocos

    Etapa de extrusão dos blocos