Este objeto de aprendizagem, desenvolvido para a disciplina de Avaliação Audiológica I da UFRGS, tem como objetivo familiarizar o aluno do curso de graduação em Fonoaudiologia com a terminologia, os procedimentos e a interpretação dos resultados da acumetria, audiometria tonal liminar e audiometria vocal (logoaudiometria).
A audiologia é uma das áreas de atuação do fonoaudiólogo. Os profissionais que se inserem nesta área realizam avaliação auditiva e vestibular de crianças, adultos e idosos, bem como a reabilitação auditiva e vestibular destes indivíduos.
A audiometria tonal liminar tem por objetivo a determinação dos limiares de audibilidade do indivíduo, o que permite a verificação da presença ou ausência de perda auditiva. Caso esta seja confirmada, o fonoaudiólogo pode determinar o tipo e o grau de perda auditiva. Além disso, a avaliação auditiva auxilia no topodiagnóstico de lesões auditivas e permite que se tenham dados para a seleção de aparelhos de amplificação sonora individual (RUSSO; SANTOS, 2011).
A audiometria deve ser precedida pela anamnese, observação do meato acústico externo (meatoscopia) e acumetria.