Pontos Craniométricos Análise de Steiner Análise de Tweed Análise de Wits Análise de McNamara Exercícios Leituras Recomendas
Análises Cefalométricas > Análise de Wits

Análise de Wits


A análise cefalométrica de WITS (abreviatura de University of Witwatersrand, Johannesburg/África do Sul) foi descrita por Alexander Jacobson (1975, 1955) e o próprio autor a definiu como uma medida linear e não como uma análise propriamente dita.


O ângulo ANB (diferença entre os ângulos SNA e SNB) é a medida cefalométrica mais usada para determinar a relação ânteroposterior da maxila e da mandibular com a base do crânio. Porém o ângulo ANB pode oferecer leituras errôneas em duas situações:



O diagnóstico se existe ou não desarmonia entre a maxila e a mandíbula através da análise de WITS deve ser através do uso dos pontos cefalométricos A (maxila) e B (mandíbula) e o plano oclusal funcional, que é obtido através da intercuspidação dos pré-molares e molares, não utilizando a referência do entrecruzamento dos incisivos.


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Abrir em uma nova janela

Para determinar o valor de WITS, deve-se projetar os pontos A e B perpendicularmente ao plano oclusal functional e medir a distância entre eles, AO e BO, respectivamente. Quando AO encontra-se a frente de BO, a medida é positiva; quando BO está a frente de BO, a medida é negativa. Os valores considerados médios para WITS são -1mm, para o sexo masculino e 0mm, para o feminino.


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Abrir em uma nova janela