Referências para Aprofundamento do Período Doutrinário Católico

A seguir estão listados alguns textos para aprofundamento do Período Doutrinário Católico. Clicando na referência é possível acessar o resumo e no final do mesmo há indicação do texto completo. Esclarecemos que o texto completo está depositado no endereço do link. Pode, portanto haver alterações por conta do servidor depositário. Os resumos apresentados são os que constam no texto completo.

• ACOSTA, Ana R.; BAIERL, Luzia F.; SILVA, Maria L. O.; SILVA, Maria N. O. B. P.; THOMAZ, Silvia M. T.. Manifesto de Fundação do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do campus Baixada Santista. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 102, p. 391-396, abr./jun. 2010.
  • ANDRADE, Maria A. R. A. O Metodologismo e o Desenvolvimentismo no Serviço Social Brasileiro – 1947 a 1961. Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 268-299, 2008.
  • APERIBENSE, Pacita G. G. S. A Escola Anna Nery e a formação de enfermeiras, assistentes sociais e nutricionistas na Universidade do Brasil nos anos 30/40 do século XX. 2009. 188f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
  • APERIBENSE, Pacita G. G. S.; BARREIRA, Ieda A.. Nexos entre Enfermagem, Nutrição e Serviço Social, profissões femininas pioneiras na área da Saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 42, n. 3, p. 474-482, set. 2008.
  • BAPTISTA, Myrian V. Relembrando histórias. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 9, n. 1, p. 1-8, jul./dez. 2006.
  • BERTELLI, Edilane.Os não ditos e os vividos: trajetórias masculinas numa "profissão feminina". Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. Simpósio Temático 9: Homens, gênero e feminismo. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, ago. 2006.
  • BETETTO, Heliton. FAPSS: Uma História de 70 anos...Histórico da fundação e evolução do Instituto de Serviço Social, hoje Faculdades Paulista de Serviço Social São Paulo e de São Caetano do Sul. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 103, p. 591-595, jul./set. 2010.
  • BULLA, Leonia C. Relações Sociais e a Questão Social na trajetória do Serviço Social Brasileiro. Revista Virtual Textos & Contextos. Porto Alegre, v.2, n. 2, dez. 2003.
  • CARLOS, Sérgio A. A Gênese e a estrutura do serviço social brasileiro no período doutrinário católico. 1993. 249f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.
  • COSTA, Lívia V. P. O direito a serviço dos donos do poder: a legislação anticomunista no 1. governo Vargas. 2009. 121f. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
  • FERREIRA, Camila M. O negro na gênese do serviço social (Brasil, 1936-1947) 2010. 202f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
  • FERREIRA, Camila M. A História do Serviço Social Pensada a Partir da "Revista do Padre Saboia"- Revista de Serviço Social – São Paulo. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, n.24, p. 253-271, dez. 2009.
  • MANOEL, Ivan A. A Ação Católica Brasileira: notas para estudo. Acta Scientiarum, Maringá, a.21, n.1, p. 207-215, 1999.
  • MARCHI, Euclides. Igreja e povo: católicos? Os olhares do Padre Júlio Maria e de Com Sebastião Leme da Silveira Cintra sobre a catolicidade do brasileiro na passagem do Século XIX para o XX. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 55, p. 83-110, jul./dez. 2011.
  • PEREIRA, Larissa D. Política educacional brasileira e serviço social: do confessionalismo ao empresariamento da formação professional. 378f. Tese (doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
  • SILVA, Edson G. P. O. Serviço Social e Ação Sócio-pastoral da Igreja Católica: assistência, promoção humana e emancipação social. 2010. 183f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
  • SILVA, Maria I. A Organização Política do Serviço Social no Brasil: de "Vargas"a "Lula". Serviço Social & Realidade, Franca/SP, v.16, n.2, p. 267-282, 2007.
  • SIMOES, Renata D. Integralismo e Ação Católica: sistematizando as propostas politicas e educacionais de Plinio Salgado, Jackson de Figueiredo e Alceu Amoroso Lima no período de 1921 a 1945. 2005. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
  • SOUZA, Luiz A. G. As várias faces da Igreja Católica. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n.52, set/dez. 2004.
  • TUEDES, Olenga S. A Compreensão da Pessoa Humana na Gênese do Serviço Social no Brasil: uma influência neotomista. Serviço Social em Revista, Londrina/PR, v.4, n.1, jul./dez./ 2001.