Associações

• ABESS - A Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social foi criada em 1945 com a finalidade de congregar as escolas de serviço social para:
    • promover intercâmbio e colaboração entre os membros;
    • promover a adoção de um padrão mínimo de ensino;
    • representar os interesses coletivos das Escolas.

• ABAS - A Associação Brasileira de Assistentes Sociais, fundada em 1946, com finalidade de: "buscar o aperfeiçoamento e a garantia do nível da profissão dos assistentes sociais e de defender os seus interesses e também lutar pelo seu reconhecimento oficial" (Balbina Otoni Vieira, 1978, p. 57 apud VIEIRA, SÁ, SILVA, 1991, fl. 94)

Em 1947 aprovou a primeiro Código de Ética para o Assistente Social (a título provisório). "Esvaziada de suas funções, de seu conteúdo, a ABAS terminou" (VIEIRA, 1983 p. 57)

Fonte: VIEIRA, Ana Cristina de Souza; SÁ, Jeanete Liasch Martins de; SILVA, Ligia Maria M. Rodrigues da. A Construção do Conhecimento do Serviço Social no Brasil – SERVIÇO SOCIAL – Evolução Cristã para um mundo em crise - (1936 a 1947). Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS)1991. 151p. (Coleção Temas Sociais nº 226)