Desafios

Olá!

Você encontrou neste Material Educacional Digital vários recursos e conteúdos que tiveram a proposição de discutir e refletir sobre como construir as competências socioafetivas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Assim, nós propomos a você dois desafios! Vamos lá?!

Desafio - Competências socioafetivas dos estudantes

No decorrer do material você pode conhecer a proposta de seis competências socioafetivas pertinentes aos estudantes em um AVA. No entanto, como saber quais são mais necessários para a prática pedagógica que você está planejando através de um AVA? Essa não é uma questão simples de resolver, mas pode-se pensar:

  1. Qual o perfil dos meus estudantes? Quais os interesses? O que levou eles a estarem nessa disciplina/curso?
  2. Quais recursos do AVA pretendo usar? Quais os motivos?
  3. Quais ferramentas externas ao AVa pretendo usar? Quais os motivos?
  4. Qual o objetivo da minha aula e como pretendo alencar?

Após pensar nessas perguntas, você deve criar um mapa conceitual elencando cada Competência Socioafetiva está relacionada com as respostas apontadas. Essa dica irá te auxiliar a entender quais as CSA pretende construir e, assim, desenvolver estratégias pedagógicas condizentes aos estudantes.

Não deixe de compartilhar seus achados, questionamentos e apontamentos com colegas de profissão!

Desafio - Criando Estratégias Pedagógicas para as Competências socioafetivas dos estudantes

O material apresentou em cada módulo exemplos de estratégias pedagógicas (EP) que são interessantes em usar com os estudantes a fim de construir as competências socioafetivas. Agora o desafio é você desenvolver aquelas EP mais adequadas ao perfil dos estudantes. Para isso utilize o mapa conceitual desenvolvimento anteriormente crie uma ou mais estratégias baseadas em:

Criada a estratégia pedagógica, o momento agora é executar! Vamos à prática? Boa aula!

Créditos