Módulo 3 – Estratégias Pedagógicas para a Competência Socioafetiva Autogestão

A construção da Competência Socioafetiva (CSA) Autogestão requer do estudante certo grau de foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência. O professor poderá implementar estratégias pedagógicas (EP) para guiar o aluno na construção da competência, possibilitando que o estudante possa ser mais capaz de planejar suas ações e o seu tempo. Dessa forma, ele pode resolver situações diversas e enfrentar os imprevistos, sentindo-se mais preparado, seguro e eficaz.

É importante no planejamento de estratégias pedagógicas (EP) para essa CSA a possibilidade do estudante construí-la de forma colaborativa, complementando as diferentes características da turma. Além disso, é necessário que o sujeito encontre as diferentes maneiras de se aproximar aos seus colegas no intuito de contemplar os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes da CSA de Autogestão.

Assim, existem algumas funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que podem ajudar o estudante a construir a competência de Autogestão como:

Os recursos disponíveis na internet e externas ao AVA que podem ser usadas para construir essa CSA são muitos, como exemplo pode-se citar:

A seguir são apresentadas algumas estratégias pedagógicas que podemos ser adotadas pelos professores para a construção da CSA Autogestão.

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA AUTOGESTÃO
Elemento vinculado Indicadores Social e Afetivo vinculados Estratégia Pedagógica
Conhecimento Colaboração+Satisfeito + entusiasmado Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Diário de bordo.
Utilizando o diário de bordo, o professor propõe que o estudante registre seus raciocínios, ideias e planejamentos de estudos, na forma de uma lista de procedimentos. Por meio desta estratégia é possível perceber e analisar os processos empenhados para solucionar determinadas situações-problema. Essa estratégia fará com que os alunos relatem as suas trajetórias de estudo, podendo resgatá-las, quando for preciso.
Conhecimento Colaboração + animado + interesse Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Contatos.
Solicitar o compartilhamento de idéias, materiais e anúncios, via lista de contatos do AVA para conhecer a sua organização
Conhecimento Grupos informais + satisfação + entusiasmo Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Fórum.
Utilizando o fórum, o professor pode incentivar o estudante a auxiliar os demais colegas, compartilhando materiais e discutindo ideias para saber mais sobre autogestão nos âmbitos profissionais, educacional, social e afetivo.
Conhecimento Grupos informais + Satisfeito + entusiasmo Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Diário de bordo.
Utilizando o diário de bordo, o professor pode incentivar o estudante a compartilhar reflexões, ideias e experiências com os demais colegas relacionados aos seus conhecimentos sobre formas eficientes de organização em relação à interação no AVA. Essa estratégia fará com que o aluno melhore o seu conhecimento referente à autogestão.
Habilidade:
Capacidade de se organizar de forma eficiente.
Colaboração+Satisfeito + orgulho Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Contatos.
Introdução: O estudante demonstrou estar COLABORATIVO, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se SATISFEITO e ORGULHO o que indica que o estudante pleno pelo cumprimento da tarefa. Essa família afetiva compreende valência positiva e significativo controle sobre os eventos. Proporciona ao aluno(a) melhoria da autoestima e do bem-estar à medida que estabelece o alcance de um objetivo e a celebração do sucesso. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e orgulho pode ser : compartilhar materiais que contenham metodologias de pesquisa envolvendo Data Science. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante.
Habilidade:
Gerenciar aprendizados para melhorias contínuas.
Colaboração+Satisfeito + entusiasmo Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Biblioteca.
Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se SATISFEITO e ENTUSIASMADO o que indica que o estudante pleno pelo cumprimento da tarefa. Essa família afetiva compreende valência positiva e significativo controle sobre os eventos. Proporciona ao aluno(a) melhoria da autoestima e do bem-estar à medida que estabelece o alcance de um objetivo e a celebração do sucesso.
Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e entusiasmado pode ser: abordar em aula temas relacionados à autogestão como autorregulação, equilíbrio, foco, organização, disciplina e disponibilizar materiais como vídeos e artigos científicos para leitura na ferramenta biblioteca.
Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante.
Habilidade:
Identificar forma de gerir os âmbitos profissionais, educacional, social e afetivo;
Colaboração+Satisfeito + entusiasmo Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Webfólio.
Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO e sereno, pois revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens buscando ou fornecendo auxílio. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo sereno pode ser : O professor compartilhar o link de um mural disponibilizado na plataforma do Slido (Ferramenta do Windows muito utilizada para construção de enquetes, questionários, nuvens de palavras, testes) para que os alunos deixem seus exposições relatando sobre o que desenvolveram como metodologia no EaD que funcionou e que seguem utilizando. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante.
Atitude Colaboração + grupos informais + animação + interesse + serenidade Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Diário de bordo.
Uma estratégia possível para aumentar a colaboração e interação entre grupos informais e a sua animação, interesse e serenidade pode ser a utilização do diário de bordo para promover o compartilhamento de reflexões e ideias entre alunos e assim, desenvolver a sua flexibilidade, responsabilidade e esforço.
Atitude Popularidade + animação + serenidade Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Fórum.
Utilizar o fórum para promover a interação entre alunos e assim, incentivar a sua responsabilidade em relação aos objetivos e metas individuais e coletivas.
Atitude Colaboração + satisfação + entusiasmo Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Diário de bordo.
Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e entusiasmado pode ser a utilização do diário de bordo para compartilhar ideias e reflexões para incentivar a sua responsabilidade em relação aos objetivos e metas individuais e coletivas.
Próximo módulo