A construção da Competência Socioafetiva (CSA) Autogestão requer do estudante certo grau de foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência. O professor poderá implementar estratégias pedagógicas (EP) para guiar o aluno na construção da competência, possibilitando que o estudante possa ser mais capaz de planejar suas ações e o seu tempo. Dessa forma, ele pode resolver situações diversas e enfrentar os imprevistos, sentindo-se mais preparado, seguro e eficaz.
É importante no planejamento de estratégias pedagógicas (EP) para essa CSA a possibilidade do estudante construí-la de forma colaborativa, complementando as diferentes características da turma. Além disso, é necessário que o sujeito encontre as diferentes maneiras de se aproximar aos seus colegas no intuito de contemplar os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes da CSA de Autogestão.
Assim, existem algumas funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que podem ajudar o estudante a construir a competência de Autogestão como:
- Diário de bordo: Essa funcionalidade pode servir ao aluno para refletir sobre seus processos na construção da CSA autogestão. Ele pode compartilhar experiências que resultaram positivas e experiências que podem ser melhoradas. Esse compartilhamento de reflexões pode servir para ele mesmo ser consciente dos caminhos pelos quais atravessa, e também pode ser útil para os seus colegas, como fonte de idéias para melhorar os seus processos de desenvolvimento da autogestão.
- Webfólio: Essa funcionalidade tem grande utilidade para acessar pastas e arquivos do webfólio pessoal ou coletivo de colegas e estudantes, além de permitir a criação, cópia, exclusão de pastas e inserção de comentários.
- Biblioteca: Essa funcionalidade serve para o aluno organizar os seus materiais. Ele pode acessar a eles em qualquer momento e todas as vezes que considerar necessário.
Os recursos disponíveis na internet e externas ao AVA que podem ser usadas para construir essa CSA são muitos, como exemplo pode-se citar:
- Editor de Texto Coletivo (ETC) (Disponível em: https://nuted.ufrgs.br/etc/): Possibilidade de produzir um texto coletivo com os colegas, colocando em prática o poder de decisão e as contribuições de cada um, considerando as habilidades individuais dos participantes com o intuito de atingir o objetivo coletivo do grupo.
- Slido (Disponível em: https://www.slido.com/): Plataforma com recursos para construção de formulários, nuvens de palavras, enquetes, testes e questionários.
- Jambord (Disponível em: https://jamboard.google.com/): Plataforma para construção de murais e mapas conceituais.
- Teams (Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/log-in) - plataforma com possibilidades de armazenagem de documentos, vídeos, troca de mensagens e webconferências.
A seguir são apresentadas algumas estratégias pedagógicas que podemos ser adotadas pelos professores para a construção da CSA Autogestão.
EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA AUTOGESTÃO | ||
---|---|---|
Elemento vinculado | Indicadores Social e Afetivo vinculados | Estratégia Pedagógica |
Conhecimento | Colaboração+Satisfeito + entusiasmado | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Diário
de bordo. Utilizando o diário de bordo, o professor propõe que o estudante registre seus raciocínios, ideias e planejamentos de estudos, na forma de uma lista de procedimentos. Por meio desta estratégia é possível perceber e analisar os processos empenhados para solucionar determinadas situações-problema. Essa estratégia fará com que os alunos relatem as suas trajetórias de estudo, podendo resgatá-las, quando for preciso. |
Conhecimento | Colaboração + animado + interesse | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta
Contatos. Solicitar o compartilhamento de idéias, materiais e anúncios, via lista de contatos do AVA para conhecer a sua organização |
Conhecimento | Grupos informais + satisfação + entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta
Fórum. Utilizando o fórum, o professor pode incentivar o estudante a auxiliar os demais colegas, compartilhando materiais e discutindo ideias para saber mais sobre autogestão nos âmbitos profissionais, educacional, social e afetivo. |
Conhecimento | Grupos informais + Satisfeito + entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Diário
de bordo. Utilizando o diário de bordo, o professor pode incentivar o estudante a compartilhar reflexões, ideias e experiências com os demais colegas relacionados aos seus conhecimentos sobre formas eficientes de organização em relação à interação no AVA. Essa estratégia fará com que o aluno melhore o seu conhecimento referente à autogestão. |
Habilidade: Capacidade de se organizar de forma eficiente. |
Colaboração+Satisfeito + orgulho | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta
Contatos. Introdução: O estudante demonstrou estar COLABORATIVO, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se SATISFEITO e ORGULHO o que indica que o estudante pleno pelo cumprimento da tarefa. Essa família afetiva compreende valência positiva e significativo controle sobre os eventos. Proporciona ao aluno(a) melhoria da autoestima e do bem-estar à medida que estabelece o alcance de um objetivo e a celebração do sucesso. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e orgulho pode ser : compartilhar materiais que contenham metodologias de pesquisa envolvendo Data Science. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Habilidade: Gerenciar aprendizados para melhorias contínuas. |
Colaboração+Satisfeito + entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta
Biblioteca. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se SATISFEITO e ENTUSIASMADO o que indica que o estudante pleno pelo cumprimento da tarefa. Essa família afetiva compreende valência positiva e significativo controle sobre os eventos. Proporciona ao aluno(a) melhoria da autoestima e do bem-estar à medida que estabelece o alcance de um objetivo e a celebração do sucesso. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e entusiasmado pode ser: abordar em aula temas relacionados à autogestão como autorregulação, equilíbrio, foco, organização, disciplina e disponibilizar materiais como vídeos e artigos científicos para leitura na ferramenta biblioteca. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Habilidade: Identificar forma de gerir os âmbitos profissionais, educacional, social e afetivo; |
Colaboração+Satisfeito + entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Webfólio.
Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO e sereno, pois revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens buscando ou fornecendo auxílio. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo sereno pode ser : O professor compartilhar o link de um mural disponibilizado na plataforma do Slido (Ferramenta do Windows muito utilizada para construção de enquetes, questionários, nuvens de palavras, testes) para que os alunos deixem seus exposições relatando sobre o que desenvolveram como metodologia no EaD que funcionou e que seguem utilizando. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Atitude | Colaboração + grupos informais + animação + interesse + serenidade | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Diário de
bordo. Uma estratégia possível para aumentar a colaboração e interação entre grupos informais e a sua animação, interesse e serenidade pode ser a utilização do diário de bordo para promover o compartilhamento de reflexões e ideias entre alunos e assim, desenvolver a sua flexibilidade, responsabilidade e esforço. |
Atitude | Popularidade + animação + serenidade | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta
Fórum. Utilizar o fórum para promover a interação entre alunos e assim, incentivar a sua responsabilidade em relação aos objetivos e metas individuais e coletivas. |
Atitude | Colaboração + satisfação + entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Autogestão com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Diário de
bordo. Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e entusiasmado pode ser a utilização do diário de bordo para compartilhar ideias e reflexões para incentivar a sua responsabilidade em relação aos objetivos e metas individuais e coletivas. |