Módulo 2 - Estratégias Pedagógicas para a Competência Socioafetiva Abertura ao Novo

Nas Estratégias Pedagógicas (EP) da Competência Socioafetiva (CSA) Abertura ao Novo, deve-se considerar as diferentes perspectivas relacionadas aos aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Assim, é importante abordar: a compreensão sobre os estilos estéticos em diferentes culturas; o entendimento do contexto cultural e histórico que envolve os diferentes estilos que podem impactar na apreciação de ideias e novas perspectivas; a avaliação da relevância das fontes de informações; a adaptação a novas situações e ideias; a combinação de ideias para encontrar soluções. É importante considerar também a compreensão sobre as reações e as interações dos sujeitos sobre os diferentes estilos e a diversidade cultural, levando a expansão do seu próprio conhecimento e contexto no qual os sujeitos estão envolvidos. Contudo, é pertinente a reflexão que o sujeito deve apresentar em relação aos seus próprios valores e crenças, reavaliando suas preferências, limitações e disposição para considerar outros pontos de vista.

Assim, as funcionalidades mais interessantes do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de usar para a CSA Abertura ao Novo são: Fórum e Diário de Bordo.

Já as ferramentas externas a um AVA são muitas. As relacionadas à inteligência artificial generativa como Midjourney (https://www.midjourney.com) e ChatGPT (https://chat.openai.com) são alguns exemplos,pois trabalham com um conceito literal sobre uma determinada temática e pode ser possível explorar EP nas quais os estudantes e docentes necessitam estar abertos a diferentes “perspectivas” culturais e estéticas. Essas ferramentas, de maneira geral, podem potencializar o debate sobre diversos contextos em diferentes áreas do conhecimento que tenham como objetivo desenvolver características relacionadas à CSA Abertura ao Novo.

Assim, existem muitos exemplos de estratégias pedagógicas que podem ser adotadas para construir a CSA Abertura ao Novo, conforme alguns exemplos citados abaixo.

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA ABERTURA AO NOVO
Elemento vinculado Indicadores Social e Afetivo vinculados Estratégia Pedagógica
Conhecimento: Saber identificar o surgimento de novas possibilidades de conhecimento e de relações relevantes. Colaboração e Animação > Interesse O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (interesse) ao apresentar o conhecimento "saber identificar o surgimento de novas possibilidades de conhecimento e de relações relevantes" na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens ao analisar as ideias de outros sujeitos e compreender seus diferentes contextos/perspectivas. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando surpreso ao compreender sobre si mesmo, motivado para explorar e descobrir novas informações, disposição para considerar outros pontos de vista e relações relevantes. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Fórum. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e a sua surpresa ao saber identificar o surgimento de novas possibilidades de conhecimento e de relações relevantes é incentivar o estudante a identificar possíveis lacunas ou inconsistências das postagens de seus colegas, buscando fundamentação teórica ou evidências adicionais para apoiar ou refutar as ideias discutidas, através da comunicação assíncrona no Fórum. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar o compartilhamento de novas possibilidades de conhecimentos ao analisar informações, identificar padrões e realizar conexões, avaliando a relevância das fontes de informações e a recepção de novas ideias. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Conhecimento: Desenvolver conhecimento estético. Colaboração e Satisfação > Entusiasmo O estudante demonstrou estar colaborativo e satisfeito (entusiasmado) ao desenvolver conhecimento estético na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens ao compreender as reações e as interações de outros sujeitos sobre os diferentes estilos e a diversidade cultural, levando a expansão do seu próprio conhecimento. Além disso, o sujeito demonstra satisfação ao apresentar alto controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando entusiasmado ao refletir sobre os próprios valores e crenças, reavaliando as próprias preferências e abrindo espaço para novas formas de apreciação estética. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Diário de Bordo. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e o seu entusiasmo ao desenvolver conhecimento estético é instigá-lo a relatar, de modo público, suas ideias/perspectivas aos seus pares através da comunicação assíncrona no Diário de Bordo. Além disso, estimule o estudante a fornecer um feedback construtivo, escrevendo comentários respeitosos sobre as ideias e perspectivas compartilhadas no Diário de Bordo. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar a compreensão do contexto cultural e histórico que envolve os diferentes estilos que podem impactar na apreciação de ideias e novas perspectivas. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Habilidade: Saber explorar novidades. Colaboração e Animação > Esperança O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (esperança) ao saber explorar novidades na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens sobre soluções, expressando suas ideias e opiniões. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando esperançoso ao apresentar disposição para experimentar novas experiências e motivação para buscar e explorar novidades. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Fórum. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e a sua esperança ao saber explorar novidades é solicitar ao estudante a participar de um fórum dedicado à discussão sobre experiências ao descobrir novidades, relatando seus sentimentos e emoções durante esse processo. Você pode encorajar interações e comentários construtivos entre os estudantes, salientando o respeito mútuo, através da comunicação assíncrona no Fórum. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar ao estudante a adaptação a novas situações/ideias, o interesse em descobrir e aprender coisas novas, a combinação de ideias para encontrar soluções e a assimilação de novos conceitos e informações. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Habilidade: Saber valorizar a diversidade e saberes. Colaboração e Animação > Serenidade O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (serenidade) ao saber valorizar a diversidade e saberes na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens sobre soluções, comunicando-se de forma eficaz ao expressar-se e ao ouvir, facilitando o diálogo, respeitando as contribuições de outros sujeitos e reconhecendo a diversidade na construção de soluções. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando sereno ao acolher outras ideias e opiniões. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Diário de Bordo. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e a sua serenidade ao saber valorizar a diversidade e saberes é instigá-lo a utilizar o Diário de Bordo de maneira proativa. Por meio desse recurso, o estudante poderá expressar suas opiniões, refletir sobre diferentes perspectivas e interagir de forma assíncrona com seus colegas. Convide o estudante a compartilhar regularmente suas reflexões sobre tópicos específicos no Diário de Bordo. Além disso, pode ser interessante propor desafios de pensamento crítico, nos quais o estudante explore diferentes ângulos de um assunto e analise as implicações de cada abordagem. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa analisar as diferentes perspectivas, avaliando os méritos e falhas das opiniões dos outros sujeitos, adaptando-se aos diferentes pontos de vista. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Habilidade: Saber explorar novas ideias e conhecimentos. Colaboração e Animação > Serenidade O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (serenidade) ao saber explorar novas ideias e conhecimentos na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens sobre soluções, expressando suas ideias, considerando diferentes perspectivas. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando sereno ao considerar outras perspectivas, motivação para buscar e explorar outras ideias. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Fórum. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e a sua serenidade ao explorar novas ideias e conhecimentos é instigá-lo a participar do Fórum. Para tal, você pode criar um tópico que apresenta um desafio de escrita criativa. Você pode propor um desafio onde o estudante deve escrever um texto com base em uma imagem que representa o conteúdo que está sendo abordado na disciplina. Peça para que o estudante também comente sobre os textos escritos pelos seus colegas. Através da comunicação assíncrona no Fórum, essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa criar novas ideias e soluções, analisando-as e avaliando-as. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Habilidade: Saber identificar uma oportunidade de ampliação dos atuais conhecimentos. Popularidade e Animação > Interesse O estudante demonstrou ser popular e estar animado (interesse) ao saber identificar uma oportunidade de ampliação dos atuais conhecimentos na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito se destaca pela frequência de interações em no AVA em relação aos demais participantes ao transmitir ideias de forma clara e colaborar com os outros sujeitos. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando interessando ao buscar oportunidades de ampliar os conhecimentos, motivação em explorar novos conhecimentos e confiança em si mesmo quando identifica oportunidades. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Webfólio. Uma forma possível de aumentar a sua popularidade e o seu interesse ao saber identificar uma oportunidade de ampliação dos atuais conhecimentos é instigá-lo a utilizar o Webfólio como um espaço para compartilhar materiais abordando suas experiências de aprendizado sobre os temas da disciplina, incentivando-o a também interagir e comentar nas publicações de seus colegas. Através da comunicação assíncrona no Webfólio, essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa analisar informações, avaliar e tomar decisões. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Atitude: Ser imaginativo e criativo na concepção de novas ideias e na elaboração de soluções para os conflitos socioemocionais vivenciados em AVA. Colaboração e Animação > Interesse O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (interesse) ao apresentar a atitude "ser imaginativo e criativo na concepção de novas ideias e na elaboração de soluções para os conflitos socioemocionais vivenciados em AVA" na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens sobre soluções, sendo criativo e imaginativo durante as interações com seus pares. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, sendo imaginativo e criativo durante duas interações com o meio. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Fórum. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e o seu interesse ao "ser imaginativo e criativo na concepção de novas ideias e na elaboração de soluções para os conflitos socioemocionais vivenciados em AVA" é você propor ao estudante procurar documentários no Youtube que abordam a imaginação e a criatividade na concepção de novas ideias. Você pode solicitar ao estudante que poste no Fórum sua reflexão sobre os documentários encontrados . Essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa ser imaginativo ao aprender processos criativos. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Atitude: Ser imaginativo e criativo na concepção de novas ideias e na elaboração de soluções para os conflitos socioemocionais vivenciados em AVA. Colaboração e Animação > Orgulho O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (serenidade) ao apresentar a atitude "ser imaginativo e criativo na concepção de novas ideias e na elaboração de soluções para os conflitos socioemocionais vivenciados em AVA" na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens sobre soluções, sendo criativo e imaginativo durante as interações com seus pares. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, sendo imaginativo e criativo durante duas interações com o meio. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Fórum. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e a sua serenidade ao "ser imaginativo e criativo na concepção de novas ideias e na elaboração de soluções para os conflitos socioemocionais vivenciados em AVA" é você lançar um fórum onde os estudantes possam apresentar e discutir ideias sobre como instigar a imaginação e a criatividade. Você pode podir para cada estudante comentar em pelo menos três postagens. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa ser imaginativo ao aprender processos criativos. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Atitude: Ser flexível a novidades e nas interações em AVA. Colaboração e Animação > Interesse O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (interesse) ao apresentar a atitude "ser flexível a novidades e nas interações em AVA" na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens sobre soluções, sendo flexível à novidades. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos, estando interessado ao ser flexível com relação às novidades. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Bate-papo. Uma forma possível de aumentar a sua colaboração e o seu interesse ao "ser flexível a novidades e nas interações em AVA" é instigá-lo a conversar com os seus colegas pelo bate-papo, marcando um momento síncrono, onde o docente pode compartilhar temas controversos que estejam relacionados ao conteúdo com o intuito de fomentar o debate entre os participantes. Além disso, o docente pode utilizar como ferramenta de registro quadros virtuais como o caso do padlet, com objetivo de registrar pontos interessantes gerados na conversação realizada pelo bate-papo. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa ser flexível e empático a novidades e interações. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Atitude: Estar consciente dos riscos e incertezas vinculadas às oportunidades em AVA. Grupos informais e Animação > Interesse O estudante demonstrou estar animado (interesse) e fazer parte de grupo informal ao apresentar a atitude "estar consciente dos riscos e incertezas vinculadas às oportunidades em AVA" na Competência Socioafetiva Abertura ao Novo. Esses indicadores sugerem que o sujeito faz parte de um grupo informal no AVA onde a troca de mensagens é mais elevada do que os demais, atuando de maneira responsável com os seus pares. Além disso, o sujeito demonstra animação ao apresentar baixo controle sobre os eventos e seus desdobramentos. Contudo, essas características do sujeito podem ser potencializadas com a ferramenta Fórum. Uma forma possível de aumentar a sua participação em um grupo informal e o seu interesse ao "estar consciente dos riscos e incertezas vinculadas às oportunidades em AVA" é instigá-lo a utilizar a ferramenta fórum e apresentar possíveis situações que podem ocorrer em um AVA, questionando qual seria o comportamento adequado para o estudante. Esta estratégia tem como objetivo motivar os estudantes a compartilharem suas vivências e que possam visualizar diferentes oportunidades relacionadas ao AVA. Para avaliar a EP, o docente pode considerar as interações realizadas entre os estudantes. Essa estratégia pedagógica irá possibilitar que o estudante possa estar consciente dos riscos e incertezas vinculadas ao AVA. É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante.
Próximo módulo