A Competência Socioafetiva (CSA) de Engajamento pode ser construída por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através de Estratégias Pedagógicas (EP) que incentivem a interação e a colaboração entre os estudantes. Além disso, é fundamental estimular a reflexão sobre as emoções envolvidas nas atividades de ensino. Isso pode ser feito por meio de fóruns de discussão, trabalhos em grupo, debates virtuais e tarefas que proporcionem o envolvimento e a compreensão das perspectivas dos participantes. As EP devem ser adaptadas ao contexto e considerar as necessidades específicas de cada sujeito. É importante considerar o perfil desses sujeitos, conhecimentos prévios e suas habilidades, bem como suas expectativas. Portanto, é fundamental adaptar as estratégias pedagógicas conforme os interesses e as necessidades dos estudantes.
A Biblioteca, Contatos/Mensagens, Diário de Bordo, Fórum e Webfólio são funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem que podem facilitar trocas significativas por diferentes motivos.
- Biblioteca: Oferece acesso a um vasto acervo de material didático, permitindo que os estudantes ampliem seus conhecimentos de forma autônoma.
- Contatos/Mensagens: Permitem a conexão entre os participantes do curso, possibilitando a interação e o compartilhamento de ideias e dúvidas.
- Diário de Bordo: Possibilita que os alunos registrem suas experiências e reflexões ao longo do curso, promovendo aprendizagem personalizada.
- Fórum: É um espaço de discussão e colaboração, onde os estudantes podem trocar ideias, debater temas relevantes e contribuir para o aprendizado coletivo.
- Webfólio: É uma ferramenta que permite aos alunos criar e compartilhar trabalhos e projetos de maneira organizada e acessível a todos.
Todas essas funcionalidades são essenciais para promover a construção coletiva do conhecimento, fomentar debates enriquecedores e proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interativa e significativa.
Já os recursos externos a um AVA são muitos, mas algumas podem ser citadas a fim de construir a CSA Engajamento:
- Videoconferência pode ser utilizada para promover a interação social entre os estudantes e instigar o desenvolvimento da competência socioafetiva de engajamento. Uma dessas ferramentas é o uso de plataformas como Zoom (https://zoom.us/pt) ou Google Meet (https://meet.google.com), que permitem a comunicação em tempo real entre os participantes, possibilitando discussões, trocas de ideias e o fortalecimento dos laços afetivos entre os estudantes e professores.
- Ferramentas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp (https://www.whatsapp.com/?lang=pt_BR), também pode auxiliar na comunicação e na criação de um ambiente colaborativo, onde os participantes podem se apoiar mutuamente e sentir-se parte de uma comunidade de aprendizagem.
No entanto, apenas o uso das funcionalidades do AVA ou dos recursos externos não é suficiente, é necessário que haja diferentes estratégias pedagógicas que possam viabilizar a construção da CSA Engajamento, conforme será apresentado a seguir.
EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA EMPATIA | ||
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Elemento vinculado | Indicadores Social e Afetivo vinculados | Estratégia Pedagógica |
Conhecimento: Conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas com foco nas interações. | Grupos Informais e Satisfação: orgulho. |
Introdução: O estudante demonstrou fazer parte de um grupo informal e estar satisfeito e orgulhoso
por conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas com foco nas interações. Tais
indicadores reforçam que o sujeito contribuiu no ambiente virtual de aprendizagem por participar de grupos
informais, ser popular e buscar aproximação com as outras pessoas através das ferramentas de comunicação
do AVA. Contudo, o sujeito apresenta satisfação e orgulho ao estar aberto para conhecer e dialogar com as
pessoas, ser amigável, buscar ativamente o contato social e construir relações positivas com os outros.
Lembre-se, estas características podem ser intensificadas com a ferramenta de bate-papo. Ação: Uma alternativa para você contribuir neste sentido, fomentando a participação do sujeito em grupos informais e permitindo com que ele se mantenha orgulhoso em conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas com foco nas interações é incitá-lo a participar de discussões, apresentando suas opiniões, pontos de vistas e ideias através da ferramenta de bate-papo. Essa estratégia pedagógica possibilitará com que o sujeito possa conhecer o AVA e suas ferramentas de comunicação para interagir, compartilhar experiências e dialogar com outros sujeitos. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante. |
Habilidade: Saber estabelecer relações interpessoais por meio digital. | Colaboração e Animação: interesse. |
Introdução: O estudante demonstrou colaboração e estar animado e interessado por saber estabelecer
relações interpessoais por meio digital. Tais indicadores reforçam que o sujeito contribuiu no ambiente
virtual de aprendizagem por saber tirar proveito do que os recursos digitais oferecem e assim buscar
formas e mecanismos de estabelecer relações sociais saudáveis através deles. Contudo, o sujeito apresenta
animação e interesse ao entender o outro, como ele pensa e se comporta no meio digital, para que possam
estabelecer relações interpessoais de respeito e com confiança. Lembre-se, estas características podem ser
intensificadas com a ferramenta de contatos. Ação: Uma alternativa para você contribuir neste sentido, fomentando a colaboração do sujeito e permitindo com que ele se mantenha interessado em saber estabelecer relações interpessoais por meio digital é incitá-lo a enviar mensagens individualizadas aos seus colegas de turma ou aos membros do grupo a qual pertence, esclarecendo dúvidas, sugerindo materiais em diferentes mídias para contribuir com as discussões e aprendizagens de seus colegas, bem como solicitando auxílio quando necessário. Essa estratégia pedagógica possibilitará com que o sujeito possa saber tirar proveito do que os recursos digitais oferecem e assim buscar formas e mecanismos de estabelecer relações sociais saudáveis através deles. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante. |
Atitude: Ser positivo e responsável na interação com os outros no AVA. | Popularidade e Satisfação: entusiasmo. |
Introdução: O estudante demonstrou popularidade e estar satisfeito e entusiasmado por saber
estabelecer relações interpessoais por meio digital. Tais indicadores reforçam que o sujeito contribuiu no
ambiente virtual de aprendizagem por saber tirar proveito do que os recursos digitais oferecem e assim
buscar formas e mecanismos de estabelecer relações sociais saudáveis através deles. Contudo, o sujeito
apresenta satisfação e entusiasmo ao entender o outro, como ele pensa e se comporta no meio digital, para
que possam estabelecer relações interpessoais de respeito e com confiança. Lembre-se, estas
características podem ser intensificadas com a ferramenta de webfólio. Ação: Uma alternativa para você contribuir neste sentido, fomentando a popularidade do sujeito e permitindo com que ele se mantenha entusiasmado em saber estabelecer relações interpessoais por meio digital é incitá-lo a criar pastas com materiais e links sobre os temas abordados, para poder compartilhar com seus pares. Incentive-o a dar feedbacks construtivos nos materiais e links postados nos webfólios de seus colegas e/ou do grupo que faz parte. Essa estratégia pedagógica possibilitará com que o sujeito possa saber tirar proveito do que os recursos digitais oferecem e assim buscar formas e mecanismos de estabelecer relações sociais saudáveis através deles. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica você realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil do estudante. |