Nas Estratégias Pedagógicas (EP) para a Competência Socioafetiva (CSA) Resiliência é importante considerar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos do estudante, bem como os indicadores sociais e afetivos que aparecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como os estados de ânimo: satisfeito, animado, desanimado e insatisfeito.
A Resiliência está relacionada à capacidade do estudante de regular suas próprias emoções diante das demandas de atividades, interações com os pares de modo a não gerar estresses desnecessários a si mesmo e aos outros. O estudante resiliente necessita possuir autoconfiança, tolerância ao estresse, frustração e entrosamento social. Sendo assim, se faz necessário que sejam incluídas práticas que possam incentivar o papel ativo dos discentes através de EP que buscam motivar e explorar diferenciadas possibilidades de lidar com as adversidades. Desse modo, também deve se considerar a influência da afetividade e das famílias afetivas que são compostas por dezesseis: orgulho, entusiasmo, alegria, satisfação, serenidade, esperança, interesse, surpresa, tristeza, medo, vergonha, culpa,inveja, aversão, desprezo e irritação.
O uso de EP requer que o docente proponha atividades que instiguem a comunicação, a interação e o compartilhamento de emoções através da mobilização do CHA: conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser). No entanto, para que isso ocorra as EP devem estar relacionadas com situações desafiadoras e à resolução de problemas, criando condições que instiguem a sua construção.
Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem existem muitas ferramentas que podem ser usadas. As funcionalidades Bate-papo, Biblioteca, Contatos e Fórum parecem ser mais pertinentes já que o sujeito deverá conhecer as possíveis adversidades que podem ocorrer em AVA, saber construir hábitos de regulação emocional à partir das experiências anteriores> O reconhecimento das próprias emoções e tentar lidar com elas de modo que o sujeito possa efetuar trocas e interações com os demais colegas é pertinente para a construção da resiliência, principalmente se os professores integrarem o compartilhamento das experiências, dúvidas e adversidades através dessas ferramentas.
As ferramentas do AVA oferecem aos usuários possibilidades que podem ser ampliadas com o uso de ferramentas externas por meio de funcionalidades do próprio ambiente. Os recursos que podem ser mais interessantes aos usuáris na construção da CSA Resiliência podem ser:
- Kahoot (Disponível em: https://kahoot.it/): Quiz e jogos;
- Documentos compartilhados do Google (Disponível em: https://www.google.com/docs/about/): Editor de texto, planilhas, apresentações e formulários;
- Trello (Disponível em: https://trello.com/pt-BR): Fornece desde gestão de projetos à funções mais usuais como agendas e organizadores;
- Podcasts (Disponível em: https://podcasts.google.com/?hl=pt-br): Ferramenta de conteúdo de áudio;
- Genial.ly (Disponível em: https://app.genial.ly/): Permite a criação de conteúdos interativos e animados;
- Mentimenter (Disponível em https://www.mentimeter.com/): Permite a criação de conteúdos interativos, como nuvens de palavras;
- Canva (Disponível em: https://www.canva.com/ ): Elaboração de design gráfico, cartazes, apresentações, vídeos;
- Flipsnack (Disponível em: https://www.flipsnack.com/bp/): Ferramenta de publicação on-line;
- Slido (Disponível em: https://www.slido.com/): Ferramentas para desenvolvimento de testes, questionários, nuvens de palavras e enquetes.
De forma geral, cada uma das ferramentas citadas, dentre tantas outras, corroboram com seus recursos e subsidiam o AVA ampliando as interações entre os sistemas-alunos- professores. Assim, a seguir são apresentadas algumas estratégias pedagógicas de exemplo que podem ser usadas para a construção da CSA Resiliência.
EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA RESILIÊNCIA | ||
---|---|---|
Elemento vinculado | Indicadores Social e Afetivo vinculados | Estratégia Pedagógica |
Conhecimento: Conhecer possíveis adversidades que podem ocorrer em ambientes virtuais, sendo elas técnicas ou interpessoais |
Social - Colaboração; Afetivo - animação > interesse. | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta
Biblioteca. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (interessado) ao conhecer as possíveis adversidades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem . Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo interessado pode ser solicitar que os participantes compartilhem um passo a passo em PPT para resolver determinado problema/obstáculo/dificuldade vivida no AVA; Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize o feedback do aluno, assim como, uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Habilidade: Saber construir vínculos sociais de apoio |
Social - grupos informais ; Afetivo- satisfação > entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta
Contatos. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, participativo em grupos informais e
animado (interessado) ao conhecer as possíveis adversidades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem . Esses
indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo,
arquivos ou mensagens buscando ou fornecendo auxílio através dos grupos informais. Ação: Uma estratégia
possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo interessado pode ser divulgar através dos contatos,
enviando por e-mails materiais periódicos das práticas usadas para determinados problemas no AVA.
Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma
autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada
estudante. |
Atitude: Ser flexível diante de obstáculos e desafios que se apresentem no dia a dia. |
Social - Colaboração; Afetivo - animação > serenidade. | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Bate-papo. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO e sereno, pois revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens buscando ou fornecendo auxílio. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo sereno pode ser: formar grupos de 3 a 5 estudantes criando através da lista salas na ferramenta bate-papo, e solicitar que dialoguem sobre textos, vídeos ou podcasts que tratam dos temas ligados a obstáculos e desafios cotidianos. O objetivo é promover a reflexão e melhorar a percepção sobre as possíveis soluções, a necessidade de flexibilidade e criatividade. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Conhecimento: Conhecer possíveis adversidades que podem ocorrer em ambientes virtuais, sendo elas técnicas ou interpessoais; |
Social - colaboração ; Afetivo - animação > interesse | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Bate-papo. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo e animado (interessado) ao conhecer as possíveis adversidades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo interessado pode ser solicitar aos participantes que compartilhem, na ferramenta bate-papo, uma situação adversa vivenciada no ambiente virtual em 01 linha e a solução em 02 duas. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize o feedback para o aluno, assim como, uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Habilidade: Compreender as próprias emoções |
Social - colaboração ; Afetivo- animação > interesse | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Diário de
Bordo. Introdução: O estudante demonstrou estar COLABORATIVO, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO evidencia que o(a) aluno(a) de algum modo demonstra dentro da família afetiva (INTERESSE) ânimo para enfrentar os desafios da aprendizagem. Essa família está associada a valência positiva e baixo controle sobre os eventos. O estudante nesse estado de ânimo revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo colaborativo, animado e interessado pode ser: solicitar ao estudante que compartilhe suas impressões na ferramenta diário de bordo do AVA sugerindo que o estudante seja reflexivo sobre si próprio, levando em conta suas formas de pensar, sentir e agir diante de conflitos entre os pares, ou mesmo dificuldades com o conteúdo, tarefas, plataformas e uso das tecnologias digitais. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Atitude: Ser confiante na própria capacidade de encontrar soluções às problemáticas apresentadas |
Social - colaboração ; Afetivo - satisfação > entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Contatos. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se SATISFEITO e ENTUSIASMADO o que indica que o estudante pleno pelo cumprimento da tarefa. Essa família afetiva compreende valência positiva e significativo controle sobre os eventos. Proporciona ao aluno(a) melhoria da autoestima e do bem-estar à medida que estabelece o alcance de um objetivo e a celebração do sucesso. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e entusiasmado pode ser : Ofertar um material educacional, disponibilizando na biblioteca, práticas de como contornar adversidades e se tornar resiliente e comunicar ao estudante, utilizando a funcionalidade contatos, do AVA, para que acesse o material. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Conhecimento: Saber construir hábitos de regulação emocional a partir de experiências anteriores; |
Social - colaboração ; Afetivo - animação > serenidade | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta
Webfólio. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de
arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO e sereno, pois revela disposição de
confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Esses indicadores sugerem que o indivíduo
contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens buscando ou
fornecendo auxílio. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo sereno pode
ser: o professor compartilhar o link de um mural disponibilizado na plataforma do Jambord (Ferramenta do
Windows muito utilizada para construção de murais e mapas conceituais) para que os alunos deixem seus
postites com contribuições sobre o que desenvolveram como metodologia no EaD que funcionou e que seguem
utilizando. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize
uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada
estudante. |
Habilidade: Saber lidar com situações adversas e inesperadas, sendo elas técnicas ou interpessoais. |
Social - colaboração ; Afetivo - animação > serenidade | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Contatos. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO e sereno, pois revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no Ambiente Virtual de Aprendizagem com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens buscando ou fornecendo auxílio. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo sereno pode ser : o professor disponibilizar, através dos contatos, enviando por e-mail, os materiais e links do conteúdo da aula e o incentive a compartilhar seus estudos por meio do compartilhamento, na lista de contatos do AVA. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Atitude: Ter autoconhecimento em relação às próprias emoções. |
Social - colaboração ; Afetivo - animação > serenidade | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Biblioteca. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO e sereno, pois revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Esses indicadores sugerem que o indivíduo contribui no AVA com o compartilhamento de informações, conteúdo, arquivos ou mensagens buscando ou fornecendo auxílio. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo sereno pode ser : o professor separar a turma em pequenos grupos e aplique a metodologia ativa - sala de aula invertida, onde possibilitará ao aluno ser o protagonista, pesquisando e desenvolvendo estratégias para que após possa apresentar para os demais colegas. O professor deverá ressaltar a importância de disponibilizar todo o material na BIBLIOTECA do AVA. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Conhecimento: Saber identificar/reconhecer as emoções que emergem em cada situação e tentar lidar com elas. |
Social - popularidade ; Afetivo - animação > interesse | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco no conhecimento a ser aplicada na ferramenta Biblioteca. Introdução: O estudante demonstrou ser popular e estar animado e interessado ao saber identificar/reconhecer as emoções que emergem em cada situação e tentar lidar com elas. Sujeitos populares mantêm uma frequência maior de interações em relação ao restante da turma, baseada em uma média entre todos os participantes, se destacando entre os demais. Ação: Para mantê-lo popular, animado e interessado, uma possível estratégia pedagógica pode ser: o professor disponibilizar um arquivo com conteúdos que fornecem base dos assuntos relacionados às emoções e junto ao mesmo o link para participação do(a) estudante em uma enquete na plataforma do Forms (ferramenta para construção de questionários), na qual posterior as respostas do grupo, serão abertos os relatórios para que sejam discutidos os principais pontos e as possibilidades de crescimento. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante bem como possíveis intervenções durante a atividade. |
Habilidade: Saber ampliar continuamente o autoconhecimento através das experiências socioemocionais vivenciadas no AVA. |
Social - colaboração ; Afetivo - Satisfação > entusiasmo | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na habilidade a ser aplicada na ferramenta Bate-papo. Introdução: O estudante demonstrou estar colaborativo, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se SATISFEITO e ENTUSIASMADO o que indica que o estudante pleno pelo cumprimento da tarefa. Essa família afetiva compreende valência positiva e significativo controle sobre os eventos. Proporciona ao aluno(a) melhoria da autoestima e do bem-estar à medida que estabelece o alcance de um objetivo e a celebração do sucesso. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo satisfeito e entusiasmado pode ser criar salas de bate-papo com uma dinâmica de troca de componentes entre grupos que irão compartilhar suas análises expondo sua opinião diante dos múltiplos pontos de vista. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |
Atitude: Ter senso de propósito; |
Social - colaboração ; Afetivo - animação > esperança | Estratégia Pedagógica para CSA Resiliência com foco na atitude a ser aplicada na ferramenta Fórum.
Introdução: O estudante demonstrou estar COLABORATIVO, contribui através do compartilhamento de arquivos, conteúdos, imagens, páginas e links. Apresenta-se ANIMADO evidencia que o(a) aluno(a) de algum modo demonstra dentro da família afetiva (ESPERANÇA) ânimo para enfrentar os desafios da aprendizagem. Essa família está associada a valência positiva e baixo controle sobre os eventos. O estudante nesse estado de ânimo revela disposição de confiança para explorar, desenvolver e continuar o aprendizado. Ação: Uma estratégia possível para aumentar a sua colaboração e mantê-lo colaborativo, animado e esperançoso, pode ser a aprendizagem baseada em problemas, onde o professor disponibilize no Fórum do AVA um tema em torno de algum problema, em que os alunos precisam dar opiniões, ideias e sugestões para solucionar o mesmo. Nesta atividade é importante que cada aluno faça uma breve pesquisa sobre o assunto, apresente a sua opinião e promova a discussão com os demais colegas, motivando-os a encontrar as possíveis soluções e resultados. Autoavaliação: É importante que após a aplicação da estratégia pedagógica o professor realize uma autoavaliação sobre o processo e adote, se necessário, novas ações adequadas ao perfil de cada estudante. |