Módulo 5 – Estratégias Pedagógicas para a Competência Socioafetiva Empatia

A utilização de Estratégias Pedagógicas para a construção da Competência Socioafetiva da Empatia é fundamental para promover relações saudáveis e colaborativas entre estudantes e seus colegas, além dos professores, monitores e tutores presentes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Todavia, para alcançar esse objetivo, é essencial considerar alguns pontos.

A estratégia, inicialmente, deve ser relevante e coerente com o que está sendo trabalhado no contexto da turma, integrando-se de forma natural às disciplinas e atividades pedagógicas. Além disso, deve também ser adequada ao perfil de cada estudante, buscando considerar as particularidades de cada um,tanto de forma coletiva quanto individual.

A flexibilidade é uma característica importante para a criação da Estratégia Pedagógica, permitindo que seja adaptada conforme as necessidades da turma e do momento de sua aplicação. Além disso, a clareza de linguagem e de critérios é vital para que todos(as) se sintam pertencentes às propostas e engajados a elas.

Por fim, a Estratégia Pedagógica deve ser aplicável com base nos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, garantindo que todos os estudantes tenham acesso às ferramentas necessárias para participar efetivamente das atividades. Dessa forma, ao considerar esses aspectos, será possível promover a construção da empatia de maneira eficaz e significativa no ambiente educacional, principalmente no contexto da Educação a Distância.

Os Ambientes Virtual de Aprendizagem oferecem diversas funcionalidades que são pertinentes para a construção de Competências Socioafetivas(CSA). Para a CSA da empatia, destacam-se três ferramentas, a saber:

Dessa maneira, essas funcionalidades desempenham um papel fundamental na promoção da experiência de empatia no contexto do AVA, viabilizando a compreensão do outro e a capacidade de se colocar em seu lugar.

Além disso, para a construção da CSA Empatia, o estudante precisa ter à disposição espaços que promovam a escuta, bem como os possibilita dizer o que sentem e pensam. Da mesma forma, práticas pedagógicas que promovam a autorreflexão são importantes para que o exercício da empatia ocorra. Assim, como ferramentas interessantes para a CSA Empatia podem ser usados diferente tipos de recursos:

Ainda que esses recursos sejam externos às ferramentas do AVA, também é possível utilizá-los em conjunto com as ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.

Dessa forma, são apresentadas a seguir sugestões de estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para construir a competência socioafetiva Empatia com os estudantes

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA EMPATIA
Elemento vinculado Indicadores Social e Afetivo vinculados Estratégia Pedagógica
Conhecimento 1
Conhecer formas de comunicação e interação com o outro através dos ambientes digitais que está inserido
Grupos Informais
Animado
Serenidade
Introdução: (Empatia).
É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. O estudante demonstrou conhecer as formas de comunicação e interação com o outro através dos ambientes digitais que está inserido. O estudante faz parte de grupos informais. O estudante demonstrou estar animado durante o decorrer das aulas, com serenidade. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de ideias, mensagens e materiais pertinentes à aula, através do bate-papo.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Incentivar o aluno a interagir nas diferentes formas de comunicação. Incentivar os grupos informais. Criar ações que elevem a animação dos alunos na sala de aula com serenidade. Orientar os alunos para compartilharem ideias, mensagens e materiais através do bate-papo.Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Avaliar se o processo permitiu o aluno conhecer as formas de comunicação. Analisar se o processo motivou ou incentivou o aluno a participar de grupos informais. Avaliar se o processo permite verificar se o aluno demonstra estar animado. Apurar se as estratégias permitiram o aluno demonstrar serenidade. Analisar se o uso através da ferramenta bate-papo possibilitou aos estudantes a possibilidade de compartilharem suas mensagens de modo privado ou público durante as aulas.
Habilidade 1
Saber oferecer apoio, considerando necessidades e sentimentos do outro através de plataformas digitais
Grupos Informais
Animado
Serenidade
Introdução: (Empatia).
É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. A partir das necessidades e sentimentos dos outros colegas, considera importante oferecer apoio nas plataformas digitais. O estudante faz parte de grupos informais. O estudante demonstrou estar animado durante o decorrer das aulas, com serenidade. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de ideias, mensagens e materiais pertinentes à aula, através do bate-papo. Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Estimular o apoio às necessidades e sentimentos dos colegas. Incentivar os grupos informais. Criar ações que elevem a animação dos alunos na sala de aula. Com serenidade. Orientar os alunos para compartilharem ideias, mensagens e materiais através do Bate-papo.Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Avaliar se a estratégia possibilitou ao aluno habilidades para oferecer apoio ao outro através de plataformas digitais. Analisar se o processo motivou ou incentivou o aluno a participar de grupos informais. Avaliar se o processo permite verificar se o aluno demonstra estar animado. Apurar se as estratégias permitiram o aluno demonstrar serenidade. Analisar se o uso através da ferramenta Bate-papo possibilitou aos estudantes a possibilidade de compartilharem suas mensagens de modo privado ou público durante as aulas.
Atitude 1
Ser modesto e acolhedor no AVA;
Grupos Informais
Animado
Serenidade
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. Demonstra ser modesto e acolhedor no ambiente AVA. O estudante faz parte de grupos informais. O estudante demonstrou estar animado durante o decorrer das aulas, com serenidade. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de ideias, mensagens e materiais pertinentes à aula, através do bate-papo.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Valorizar o acolhimento ambiente AVA. Incentivar os grupos informais. Criar ações que elevem a animação dos alunos na sala de aula. Com serenidade. Orientar os alunos para compartilharem ideias, mensagens e materiais através do Bate-papo.Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Avaliar se as estratégias aplicadas motivaram o esforço do aluno a ser modesto e acolhedor no ambiente AVA. Analisar se o processo motivou ou incentivou o aluno a participar de grupos informais. Avaliar se o processo permite verificar se o aluno demonstra estar animado. Apurar se as estratégias permitiram o aluno demonstrar serenidade. Analisar se o uso através da ferramenta bate-papo possibilitou aos estudantes a possibilidade de compartilharem suas mensagens de modo privado ou público durante as aulas.
Conhecimento 2
Conhecer as normas e regras culturais e sociais tanto no presencial quanto no virtual
Colaboração
Satisfeito
Orgulho
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. O estudante demonstrou conhecer as normas e regras culturais e sociais tanto no ensino presencial quanto no virtual. O estudante apresenta um alto grau de colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA por meio de postagens em Fóruns, cujos tópicos se referem às temáticas das aulas.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Reforçar o conhecimento das normas e regras culturais e sociais. Promover as atividades que exija a colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Planejar um dia ou uma semana para os alunos postarem suas ideias nos FórunsAutoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Analisar se a metodologia permitiu reconhecer as normas e regras culturais e sociais. Avaliar se as estratégias possibilitaram os alunos a apresentarem um alto grau de colaboração. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e sentindo orgulho. Analisar como o uso da ferramenta Fóruns contribuiu para o desenvolvimento da empatia.
Habilidade 2
Saber comunicar-se levando em conta as questões socioculturais dos outros sujeitos;
Colaboração
Satisfeito
Orgulho
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. Considerando as questões socioculturais dos outros sujeitos, sabe como se comunicar. O estudante apresenta um alto grau de colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA por meio de postagens em Fóruns, cujos tópicos se referem às temáticas das aulas.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Valorizar a comunicação entre os alunos. Promover as atividades que exijam colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Planejar um dia ou uma semana para os alunos postarem suas ideias nos FórunsAutoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Apurar se a estratégia possibilitou ao aluno capacidades comunicar-se, levando em conta as questões socioculturais. Avaliar se as estratégias possibilitaram os alunos a apresentarem um alto grau de colaboração. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e sentindo orgulho. Analisar como o uso da ferramenta Fóruns contribuiu para o desenvolvimento da empatia.
Atitude 2
Saber promover bem-estar dos outros no AVA
Colaboração
Satisfeito
Orgulho
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. Possui confiança no outro e flexibilidade quanto ao processo de aprendizagem. O estudante apresenta um alto grau de colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA por meio de postagens em Fóruns, cujos tópicos se referem às temáticas das aulas.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Motivar a confiança no outro através de atividades lúdicas. Promover as atividades que exijam colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Planejar um dia ou uma semana para os alunos postarem suas ideias nos FórunsAutoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Verificar se o processo incentivou o aluno a buscar ter a confiança no outro e flexibilidade na aprendizagem. Avaliar se as estratégias possibilitaram os alunos a apresentarem um alto grau de colaboração. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e sentindo orgulho. Analisar como o uso da ferramenta Fóruns contribuiu para o desenvolvimento da empatia.
Conhecimento 3
Compreender a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais
Popularidade
Satisfeito
Orgulho
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. O estudante demonstrou compreender a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais. O estudante demonstra ser muito popular com os seus colegas. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com relatos através da ferramenta Diário de Bordo.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Criar dinâmicas que valorizam as opiniões e perspectivas dos colegas em contextos culturais e sociais. Valorizar a criação de lideranças na sala de aula. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Planejar dinâmicas em que os alunos precisam postar relatos no Diário de Bordo.Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Verificar se as estratégias permitiram a compreensão da perspectiva do outro nos contextos culturais e sociais. Verificar se o processo empregado permitiu ao aluno demonstrar ser muito popular com os seus colegas. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e sentindo orgulho. Avaliar como os estudantes utilizaram a ferramenta Diário de Bordo para enviar a mensagem ao colega escolhido.
Habilidade 3
Saber demonstrar interesse pelo outro utilizando métodos digitais para oferecer apoio, considerando suas necessidades e sentimentos
Popularidade
Satisfeito
Orgulho
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. Mostra-se interessado pelo outro, por isso utiliza métodos digitais para oferecer apoio, considerando suas necessidades e sentimentos. O estudante demonstra ser muito popular com os seus colegas. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com relatos através da ferramenta Diário de Bordo.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Realizar atividades em que um estudante utiliza métodos digitais para ajudar o outro. Valorizar a criação de lideranças na sala de aula. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Planejar dinâmicas em que os alunos precisam postar relatos no Diário de Bordo.Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Verificar se a estratégia possibilitou ao aluno condições de demonstrar interesse pelo outro utilizando métodos digitais. Verificar se o processo empregado permitiu ao aluno demonstrar ser muito popular com os seus colegas. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e sentindo orgulho. Avaliar como os estudantes utilizaram a ferramenta Diário de Bordo para enviar a mensagem ao colega escolhido.
Atitude 3
Ter respeito a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais
Popularidade
Satisfeito
Orgulho
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. Respeita a perspectiva do outro, incluindo os contextos culturais e sociais. O estudante demonstra ser muito popular com os seus colegas. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com relatos através da ferramenta Diário de Bordo.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Criar atividades em que cada aluno defende sua tese a avalia a do outro. Valorizar a criação de lideranças na sala de aula. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com orgulho. Planejar dinâmicas em que os alunos precisam postar relatos no Diário de Bordo. Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Analisar se as estratégias empregadas possibilitaram o aluno a agir com respeito a perspectiva do outro, nos contextos culturais e sociais. Verificar se o processo empregado permitiu ao aluno demonstrar ser muito popular com os seus colegas. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e sentindo orgulho. Avaliar como os estudantes utilizaram a ferramenta Diário de Bordo para enviar a mensagem ao colega escolhido.
Conhecimento 6
Conhecer formas de comunicação assertiva
Colaboração
Satisfeito
Entusiasmado
Introdução: (Empatia). É fundamental que o mediador desenvolva nos estudantes, situações em que eles entendam a importância do outro e a importância de si mesmos para com os outros. O estudante demonstrou conhecer formas de comunicação assertivas. O estudante apresenta um alto grau de colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com entusiasmo. Esses indicadores sugerem que o sujeito contribui no AVA com o compartilhamento de materiais que possam vir a auxiliar os colegas na Biblioteca.Ação: Para potencializar a capacidade de compreender os sujeitos, e respeitar as suas necessidades e opiniões, interagir com afeto, apoiar e ter responsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, o professor pode planejar diferentes ações. Valorizar quando a comunicação entre os alunos está ocorrendo de forma assertiva. Promover as atividades que exijam colaboração. Demonstrou estar satisfeito durante o período das aulas, com entusiasmo. Motivar os alunos a postarem na Biblioteca materiais que auxiliem seus colegas.Autoavaliação: Depois de executar a estratégia, o docente deve realizar uma autoavaliação acerca do processo, e, caso se revele essencial, incorpore medidas adicionais condizentes com as particularidades de cada discente. Apurar se o processo permitiu ao aluno ter conhecimento das formas de comunicação assertivas. Avaliar se as estratégias possibilitaram os alunos a apresentarem um alto grau de colaboração. Analisar se as estratégias colaboraram para o estudante demonstrar estar satisfeito e se manifestou entusiasmado. Verificar se o uso da ferramenta Biblioteca proporcionou aos estudantes a solução de problemas que precisam de respostas rápidas.
Próximo módulo