Classificação

Varicoceles foram arbitrariamente divididos em três classes com base nos achados do exame físico. Alguns autores incluem a apresentação subclínica como grau 0 criando então quatro subdivisões. Veja o quadro a seguir.

Quadro 2 – Classificação por graus de varicocele.

As varicoceles subclínicas são lesões não detectadas pelo exame físico de rotina e sim por exames radiológicos ou por outros métodos de imagem. Tais lesões são geralmente menores que varicoceles clínicas, e o valor de se corrigir estas varicoceles é desconhecido.

Frente à existência de alteração detectável ao exame clínico ou a sintomas referidos sem a devida correlação com os achados do exame, deve se seguir a investigação através de exames de imagem. Para tanto se pode lançar mão do ultra-som, termografia, cintilografia e tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Entre estas técnicas a venografia, é considerado o melhor teste diagnóstico, mas é invasivo. Convenientemente, a venografia pode ser combinada com a embolização com balões ou bobinas para ablação da lesão após a detecção. Ultra-som com a utilização de Doppler é menos invasivo e se correlaciona bem com venografia e se baseia na detecção do fluxo venoso dentro da varicocele. Devido à sua maior sensibilidade, com ultra-som com Doppler é mais fácil detectar varicoceles subclínicas. No entanto, pode ser útil para confirmar presença em casos de varicocele clinicamente suspeitas, mas não claramente palpáveis. Termografia, cintilografia e ressonância magnética são de utilidade clínica limitada, principalmente por causa do aumento do custo e falta de estudos controlados em torno da sua utilização.

A classificação quanto ao grau de apresentação visa à correlação com os resultados após tratamento. Não existe consenso de que o grau esteja diretamente correlacionado ao padrão do sêmen e taxas de gravidez em pacientes inférteis.

A análise do esperma será de grande utilidade, não só para determinar a existência ou não de alteração da fertilidade, mas para acompanhar a evolução clínica e o resultado pós intervenção cirúrgica.

Varicoceles subclínicas são geralmente descobertos como parte de uma avaliação de infertilidade, demonstrando fluxo retrógrado para a bolsa escrotal por Doppler colorido ultra-sonografia.

Processos que causam obstrução da veia cava devem ser descartados com ultrassonografia com Doppler, se a varicocele persistir quando o paciente estiver na posição de decúbito, for de início agudo, ou seja do lado direito. Esses processos incluem trombose da veia cava inferior, trombose da veia renal direita com a propagação do coágulo para a veia cava inferior, e massa abdominal (por exemplo, tumores retroperitoneal, tumores renais, ou linfadenopatia).