Relevância / Epidemiologia

Representa doença bastante freqüente, acometendo 15% a 20% dos homens pós puberais. É rara antes da puberdade, atingindo preferentemente a faixa etária dos adolescentes e adultos jovens. Em adolescentes a incidência pode chegar a 25% em estudos baseados em exame clínico apenas.

A importância da varicocele decorre de sua apresentação comum em ambos os homens saudáveis e inférteis. Um terço dos homens examinados em clínicas de infertilidade tem varicocele.

Steeno et al. mostrou que a incidência de detecção de varicocele aumenta gradualmente em meninos na faixa etária de 10 a 15 anos, enquanto o incidência de varicoceles é constante nos homens com mais de 15 anos de idade. Este achado indica que varicoceles são principalmente adquiridos durante a puberdade. Em homens com infertilidade primária, 35% têm varicoceles, em casos de infertilidade secundária, 80% vai abrigar uma varicocele sem preponderância racial. Estes dados de prevalência suportam o argumento de que varicoceles podem afetar a função dos testículos, e este efeito pode ser progressivo com o tempo.

Ocorre na maioria dos casos do lado esquerdo da bolsa escrotal (78 a 95 per cento) e os casos restantes são bilaterais. A varicocele unilateral direita é rara.