A metodologia para a construção de materiais educacionais digitais - ConstruMed – visa apoiar a prática da equipe desenvolvedora interdisciplinar durante o planejamento e implementação de materiais educacionais digitais (MEDs). O seu diferencial está em:
• integrar orientações técnicas, gráficas e pedagógicas.
• abordar a articulação entre as diferentes funções de cada membro da equipe interdisciplinar.
• conter etapas com orientações passo-a-passo.
• associar as seguintes concepções: Design Pedagógico, construtivismo de Piaget, educação por competências e experiência estética em prol do MED resultante possibilitar ao aluno um ensaio a respeito do saber conhecer, saber fazer e saber ser perante o objeto de estudo; assim como a construção de efeitos de sentido para o conteúdo abordado.
A presente metodologia busca atender a dois objetivos:
1- Apoiar professores e equipes desenvolvedoras na elaboração de materiais educacionais digitais
Orientando o processo de planejamento e execução do MED, disposto em 5 etapas e organizado por equipe: pedagógica, gráfica e técnica. Além disso, fornecendo um "suporte técnico", que sugere ferramentas digitais e disponibiliza links para download e tutoriais, embora o desenvolvedor possa optar por utilizar as ferramentas que preferir.
2- Orientar a construção de MEDs que considerem o usuário como um interator e possibilitem a exploração do conteúdo de forma crítica e investigativa
Elaborando as orientações técnicas, gráficas e pedagógicas desta metodologia de modo a encaminhar a construção de MED's que futuramente possibilitem ao seu usuário uma postura crítica, em que ele possa explorar o objeto de estudo, elaborar estratégias de ação e testá-las, num ensaio entre o saber conhecer, saber ser e saber agir perante o objeto de estudo.
Com esses propósitos, a referida metodologia utiliza, como base teórica, a concepção do Design Pedagógico, da Educação por Competências e da Experiência estética:
• Design pedagógico: concepção teórica desenvolvida em estudo anterior, que serve de apoio a esta metodologia. Baseia-se no construtivismo de Piaget e é diretamente voltada à construção de MEDs. A partir dela, a metodologia ConstruMed adota o construtivismo, o concomitante planejamento técnico, gráfico e pedagógico desses materiais e sugere a adoção de uma equipe de caráter interdisciplinar.
• Educação por competências - concepção que objetiva a formação integral do indivíduo através da abordagem do conteúdo no âmbito do saber conhecer, saber fazer e saber ser. Sua concepção é incorporada ao planejamento pedagógico proposto por esta metodologia. O objetivo é que os MEDs elaborados possibilitem ao seu futuro usuário a aplicação de conceitos na resolução de problemas similares aos da vida real.
• Experiência estética: trata da relação entre sujeito e objeto. Os padrões e convenções são momentaneamente suspensos, dando lugar ao rompimento das ações automatizadas e permitindo ao aluno, por meio de um novo olhar, a livre descoberta, o desprendimento do medo de errar, a elaboração e testagem de hipóteses e a utilização dos sentidos para atuar como sujeito da história. A metodologia ConstruMed aborda essa concepção no intuito de orientar a construção de MEDs que considerem o seu usuário como um interator, possibilitando a ele uma sensibilização capaz de libertá-lo do automatismo cotidiano. O objetivo é colaborar para que o usuário fique à vontade e instigado a questionar, investigar, criar e testar hipóteses, construindo efeitos de sentido para o objeto de estudo.
• Mapeamento de competências da equipe desenvolvedora de MEDs, com base na metodologia de Leme: levantamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à elaboração de MEDs com eficiência e eficácia. É utilizado por esta metodologia com a finalidade de:
- Identificar o perfil dos membros da equipe;
- Orientar a seleção dos do grupo de trabalho;
- Auxiliar na articulação entre as diferentes funções dos membros da equipe desenvolvedora;
- Favorecer a identificação e resolução de possíveis inconsistências durante a etapa de avaliação do MED construído.