:: Home :: Processos de Reciclagem :: Estanho

O estanho é um metal com baixo ponto de fusão, com grande maleabilidade, resistência a corrosão e a fadiga, não é tóxico e tem grande facilidade em formar ligas com outros metais.

Desta forma, a sua reciclagem também é muito visada, devido aos seus atrativos em termos de propriedades e possibilidades de uso.

A figura abaixo apresenta os principais usos para o estanho. Da mesma forma, estas também serão as principais fontes de resíduos e sucatas contendo estanho.

Dentre as fontes de resíduos contendo estanho, podemos destacar as ligas para soldas, onde se deve ter muito cuidado no momento da reciclagem, pois em uma grande parte destas ligas há a presença de chumbo, que é um metal tóxico. Outra fonte de resíduo que se destaca são as folhas de flandres, com aproximadamente 40% do estanho utilizado pela indústria. As folhas de flandres são chapas de aço contendo uma camada de estanho e que são utilizadas na produção de embalagens para conservação de alimentos, mais conhecidas com latas de conserva.

A reciclagem destas latas, ou seja, das folhas de flandres pode ser realizada através da combinação de processos pirometalúrgicos e hidrometalúrgicos. O fluxograma abaixo apresentas as principais etapas.


Voltar ao topo
Logos