O cobre é um metal extremamente utilizado pelo homem, perdendo apenas para o ferro e o alumínio e também por isso a sua reciclagem é bastante importante. Outro fator que impulsiona a reciclagem do cobre é o seu alto valor de mercado. Um dos fatores que fazem com que o cobre tenha um alto valor é a concentração com que é encontrado na natureza (concentração nos minérios). Uma concentração muito baixa, quando comparado com o ferro e o alumínio, por exemplo. Outro fator que torna a reciclagem do cobre muito importante são as propriedades que ele apresenta e que são muito úteis para a sociedade. Dentre as principais, pode-se citar:
O cobre é muito utilizado na sua forma pura, porém ele também tem grande utilidade na forma de ligas metálicas, como por exemplo, o latão (Cu/Zn) e o bronze (Cu/Sn).
A principal utilização do cobre é no setor de eletrônica, seguido do setor da construção civil e da mecânica. Consequentemente estes são os setores que mais geram resíduos e sucatas de cobre e suas ligas.
O fluxograma abaixo apresenta uma possibilidade de rota de reciclagem de cobre baseada na combinação de pirometalurgia e eletrometalurgia. Pode-se notar que, dependendo do tipo de resíduo/sucata que se quer reciclar, ele será adicionado em momentos diferentes na rota. Essa definição é baseada principalmente na concentração de cobre na sucata e nos tipos de impurezas presentes.