GRUPO 1

     

GRUPO 2

           

RELATOS E
PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Videoteca - Piaget

As produções apresentadas a seguir exemplificam as diferentes articulações feitas por cada autor entre suas questões de pesquisa e as conceituações alcançadas no estudo das obras de Jean Piaget sobre o possível e o necessário, que foram discutidas durante o seminário que originou este objeto de aprendizagem.

Estas obras permitem uma ampla gama de abordagens e os textos aqui trazidos têm por objetivo investigar o aprofundamento do estudo do tema e as reflexões sobre suas implicações educacionais.

Os trabalhos estão separados em dois grupos, sendo que o primeiro traz ações de campo e, o segundo realizou abordagens predominantemente teóricas. Salienta-se que esta diversidade aqui apresentada é fruto das questões educacionais levantadas pelo grupo de autores e dos seus estudos anteriores sobre a Epistemologia Genética. Estes trabalhos abrem caminho para as novas produções que poderão resultar de diferentes questões prévias, de relações com outros livros da obra de Piaget e das aprendizagens realizadas pelos usuários deste objeto de aprendizagem.

Referências Básicas de todos os textos:

PIAGET, J. O possível e o Necessário: evolução dos possíveis na criança. Porto Alegre, Artes Médicas, vol. 1, 1985.
PIAGET, J. O possível e o Necessário: evolução dos necessários na criança. Porto Alegre, Artes Médicas, vol. 2, 1986.

GRUPO 1

Discutindo o possível e as pseudonecessidades na análise combinatória (STOCK, BRUNNA S.). Reflexões a partir do estudo do Possível e do Necessário: uma jogada de futebol (MARCON, ANA MARIA). Partitura colorida (RODRIGUES, IGOR O.).

GRUPO 2

Possibilidades e necessidades curriculares (FARIAS, STELA MARIS V.). O quarto período da obra de Piaget e o desenvolvimento moral (SIQUEIRA, FELIPE Q.). Cooperar na EAD: possível ou necessário? (CORBELLINI, SILVANA). Reflexões sobre o Possível, o Necessário e a Resolução de Conflitos (SOUZA, GRAZIELA). O possível e o necessário na avaliação escolar (MACHADO, RICARDO S.). Possíveis contribuições do quarto período da teoria piagetiana aos atendimentos psicopedagógicos (SUARDI, CRISTIANE D.).
< >