Outras referências
[...] atribuir o desenvolvimento intelectual à pressão do meio exterior, cujas características (concebidas como completamente constituídas independentemente da atividade do sujeito) se imprimiram pouco a pouco na mente da criança. Princípio do lamarckismo quando aplicado às estruturas hereditárias, esta aplicação leva a que se considere o hábito como fato primeiro e as associações adquiridas mecanicamente como o princípio da inteligência. É difícil conceber outras ligações entre o meio e a inteligência que não sejam os da associação atomística, quando, com o empirismo, se negligência a atividade intelectual em favor da pressão dos objetos. As teorias que consideram o meio como um todo ou um conjunto de totalidades são obrigadas a admitir que é a inteligência ou a percepção que lhes dão este caráter (mesmo se este corresponde a dados independentes de nós, o que implica então uma harmonia preestabelecida entre as estruturas do objeto e as do sujeito): não vemos como é que na hipótese empirista, o meio sendo concebido como constituindo um todo em si, se imponha ao espírito por fragmentos sucessivos, isto é, novamente por associação (PIAGET,1987, p. 371).