Acomodação Adaptação Apriorismo Assimilação Co-possíveis Composições Regradas Compreensão Comutabilidade Construtivismo Decalagem Diferenciação Empirismo Equilibração Esquemas Esquemas operatórios Esquemas presentativos Esquemas procedurais Generalização Generalização construtiva Generalização indutiva Necessário Possíveis Possível dedutível Possível Físico Possível Instrumental Possível nas operações concretas Possível nas operações formais Possível relacional Pseudo-necessidade
Possíveis

Piaget

[...] O possível não é algo observável, mas o produto de uma construção do sujeito, em interação com as propriedades do objeto, mas inserindo-as em interpretações devidas às atividades essas que determinam, simultaneamente, a abertura dos possíveis cada vez mais numerosos, cujas interpretações são cada vez mais ricas (PIAGET, 1985, p. 07).

Montangero e Maurice-Naville

[...] A abertura para os possíveis é uma "dinâmica interna" em que consiste em se desprender das "pseudonecessidades" nas quais crê a criança pequena e a imaginar variações possíveis do estado das coisas (por exemplo, as posições ou trajetórias de um objeto, as diversas formas de construções possíveis a partir de um estado inicial). O fato de imaginar uma variação desse gênero conduz o sujeito a pensar que outras variações são possíveis, daí um processo contínuo de abertura, no qual a acomodação desempenha papel essencial (MONTANGERO; MAURICE-NAVILLE, 1998, p. 74).

Outras referências

[...] é que os possíveis estão constantemente em devenir e não comportam características estáticas; isto quer dizer que um possível "torna-se possível" quando atinge o nível do atualizável ou quando é concebido como tal por um sujeito ou não apenas concebido, mas também "compreendido" em suas condições de atualização. Cada possível é pois o resultado de um acontecimento que produziu uma "abertura" sobre si mesmo enquanto "novo possível" e sua atualização dá lugar, em seguida a novas "aberturas" para outras possibilidades, e assim sucessivamente [...] (PIAGET, 1987, p. 52).

< >