Acomodação Adaptação Apriorismo Assimilação Co-possíveis Composições Regradas Compreensão Comutabilidade Construtivismo Decalagem Diferenciação Empirismo Equilibração Esquemas Esquemas operatórios Esquemas presentativos Esquemas procedurais Generalização Generalização construtiva Generalização indutiva Necessário Possíveis Possível dedutível Possível Físico Possível Instrumental Possível nas operações concretas Possível nas operações formais Possível relacional Pseudo-necessidade
Equilibração

Piaget

[...] se o possível procede, de um lado, das vitórias obtidas sobre as resistências do real e, por outro lado, das lacunas a preencher quando uma variação imaginada conduz à suposição de outras, esse duplo processo depende da equilibração em suas formas gerais (PIAGET, 1985, p. 10).

Montangero e Maurice-Naville

[...] a equilibração resulta de duas tendências fundamentais de todo sistema cognitivo (desde os esquemas de inteligência prática até as estruturas lógicas): a de se alimentar (assimilação) e a de modificar-se para se acomodar aos elementos assimilados (acomodação). Segue-se um estabelecimento de equilíbrio progressivo entre a tendência assimiladora e a tendência acomodadora (MONTANGERO; MAURICE-NAVILLE, 1998, p. 156).

Outras referências

[...] A assimilação e a acomodação constituem dois vectores que marcam o funcionamento de qualquer processo cognitivo. A assimilação consiste na "incorporação de um elemento exterior (objeto, acontecimento, etc.) num esquema sensório-motor ou conceptual", constituindo a acomodação o processo que tem lugar quando as estruturas, que permitem a apreensão ou inteligibilidade do real, necessitam de ser reajustadas a novas exigências. Deste modo, a acomodação significa "a necessidade em que se encontra a assimilação de considerar as particularidades próprias dos elementos a assimilar [...]. Por outras palavras, o conhecimento do mundo aprofunda-se à medida que o sujeito dispõe de estruturas que permitam apreender o seu significado. Como, entretanto, só as possui se as construir, diferenciando as anteriores, elas mostram-se indissociáveis do funcionamento que as constrói, por um duplo processo de assimilação e de acomodação, que garante o equilíbrio do desenvolvimento intelectual". (LUZ, s/d, p. 194-195).

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