Acomodação Adaptação Apriorismo Assimilação Co-possíveis Composições Regradas Compreensão Comutabilidade Construtivismo Decalagem Diferenciação Empirismo Equilibração Esquemas Esquemas operatórios Esquemas presentativos Esquemas procedurais Generalização Generalização construtiva Generalização indutiva Necessário Possíveis Possível dedutível Possível Físico Possível Instrumental Possível nas operações concretas Possível nas operações formais Possível relacional Pseudo-necessidade
Esquemas operatórios

Piaget

[...] os esquemas operatórios constituem a síntese dos dois precedentes: enquanto ato temporal e momentâneo, uma operação é um procedimento, mas a estrutura intemporal das leis de composição entre operações apresenta os caracteres de um esquema presentativo de ordem superior. [...] Assim, todo indivíduo encontra-se na posse de dois grandes sistemas cognitivos, aliás, complementares: o sistema presentativo fechado, de esquemas e estruturas estáveis, que serve essencialmente para "compreender" o real e o sistema de procedimento, em mobilidade contínua, que serve para "ter êxito", para satisfazer necessidades, portanto, através de invenções ou transferências de processos (PIAGET, 1985, p. 09).

Outras referências

[...] Em terceiro lugar, os esquemas operatórios são, de certa forma, procedurais, mas por utilização de meios regulados e gerais (as operações). Além disso, se coordenam em estruturas (uma classificação, uma seriação, etc.) que são presentativas (incluindo também o grupo de deslocamentos sensório-motor). Os esquemas operatórios constituem uma síntese dos esquemas presentativos e procedurais (e não se deve confundir esta síntese com a indiferenciação relativa dessas duas formas de esquemas nos níveis sensório-motores) (PIAGET, 1987, p.58).

< >